Artigo | 1 de May

O neoliberalismo e a opressão baseada no sexo ou género partilham a sua origem, a sua capacidade de nos dividir e nos impedir de ver o que é comum nas lutas. Artigo de Ignacio Ruiz.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de May

Num mundo que se indigna contra as discriminações e a violação dos Direitos Humanos há espaço para lembrar que também o trabalho é um Direito Humano.

Artigo | 1 de May

O que poderia dar aos trabalhadores mais coragem e fé na sua própria força que uma paralização do trabalho em massa, a qual eles mesmos decidiram? Artigo de Rosa Luxemburgo.

Artigo | 1 de May

Na manifestação do Dia do Trabalhador, em Lisboa, a CGTP exige salário mínimo de 650€ a partir de janeiro e convoca manifestação para o dia 9 de junho.

Artigo | 1 de May

Na manifestação do 1º de Maio, em Lisboa, a coordenadora do Bloco defendeu que a precariedade no setor privado é “uma calamidade que tem que ser combatida” e que o processo de integração dos precários do Estado “tem que acelerar”.

Artigo | 1 de May

Trabalhadores da grande distribuição em greve neste 1º de Maio para reivindicar aumentos salarias e condições de trabalho dignas. Sindicato tem emitido pré-aviso de greve para permitir aos trabalhadores do setor a comemoração do Dia do Trabalhador.

Artigo | 1 de May

A social-democracia europeia agoniza em derrotas. Mas na Grã-Bretanha a oposição radical ao neoliberalismo e ligação aos movimentos sociais fazem toda diferença. Artigo de Chantal Mouffe.

Artigo | 1 de May

As - inegáveis - divergências entre Marx e Bakunin, marxistas e anarquistas, não são tão simples e óbvias como comumente se crê. Artigo de Michel Löwy.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de May

A Assembleia da República tem encontro marcado com o profundo anseio das gentes da região duriense de restauração da Casa do Douro. Pela parte do Bloco de Esquerda, o Parlamento não falhará.

Audio | 1 de May

No dia do trabalhador, celebramos a memória de quem lutou pelos direitos dos trabalhadores e lutamos pelos direitos que continuam a negar-nos. Contra a precariedade, marchamos.

Crónica de Izaura Solipa

Vídeo Esquerda | 1 de May

Estas imagens do arquivo da RTP mostram a explosão de liberdade poucos dias após o 25 de Abril, numa manifestação histórica para o país e o movimento dos trabalhadores.

Artigo | 1 de May

Passam trinta e seis anos dos trágicos acontecimentos da madrugada de 30 de Abril para 1 de Maio de 1982 na cidade do Porto. Este texto rende homenagem às vítimas do terror policial a partir da documentação publicada, tentando enquadrá-la no contexto das lutas sindicais do momento, uma história – como tantas outras – que ainda está por fazer. Artigo de Miguel Pérez.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de May

Há uma vincada herança industrial que marca a irregular e heterogénea paisagem do concelho de Loures. Mas até a mais vincada das tradições tem de acompanhar a evolução dos tempos.

Artigo | 1 de May

Catarina Martins recorda que as rendas às elétricas foram criadas pelos governos liderados por Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates. Bloco pretende que a comissão de inquérito reconstrua a história dos contratos e descubra “como é que as decisões políticas foram tomadas”.