Artigo | 26 de March

Dezenas de pessoas concentraram-se em frente ao consulado de Espanha, em Lisboa, para manifestar a sua solidariedade com a luta do povo catalão. Bloco vai apresentar voto na Assembleia da República pela libertação dos presos políticos.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de March

Falta ainda muito para recuperar direitos destruídos no período da troika e não há sociedade que recupere dignidade e democracia se tudo isso ficar à porta das empresas.

Vídeo Esquerda | 26 de March

A deputada Isabel Pires marcou presença na manifestação de solidariedade com os presos políticos catalães, que decorreu esta segunda-feira em frente ao Consulado de Espanha, em Lisboa.

Artigo | 26 de March

A alegada segurança de que Al Sissi é o guardião no Egipto parece ser o valor maior para um Ocidente que recusa olhar para a tenebrosa situação em matéria de direitos humanos. Artigo de José Manuel Rosendo.

Artigo | 26 de March

Maioria absoluta do PS levanta proibição de realização de espetáculos tauromáquicos nos Açores em dias de eleições. Bloco/Açores critica medida que pretende apenas servir “interesses partidários”.

Event | 26 de March

Com as presenças de Catarina Martins (Coordenadora do Bloco) e José Manuel Pureza (Deputado e Vice-Presidente da Assembleia da República). Também haverá música ao vivo com Vânia Couto. Inscrições, até ao dia 12/4, através dos contactos: 962 916 842, 917 887 855 e 968 099 989. Ver cartaz.
Coimbra, Restaurante Mimosa da Beira (EN 17), 13h.

Event | 26 de March

Ver evento de facebook. Organização: APEB.
Coimbra, Casa da Lusofonia, 19h.

Breves | 26 de March
Dando continuidade à Campanha pela Efetivação do Estatuto da Igualdade, a APEB/Coimbra irá promover a segunda rodada de articulação entre as representações estudantis, académicas e políticas para reivindicar o cumprimento do Estatuto da Igualdade na cobrança das propinas da Universidade de Coimbra.
Artigo | 26 de March

Na sequência da tentativa de assassinato do antigo espião Sergei Skripal, no Reino Unido, 14 países anunciam que expulsarão diplomatas russos. Rússia nega responsabilidade no ataque.

Audio | 26 de March

As críticas unânimes ao novo modelo de apoios às artes não demovem o Secretário de Estado da Cultura, que afirma apenas que “este é um momento sofrido para o setor artístico”

Crónica de Tiago Ivo Cruz

Artigo | 26 de March

O Bloco tem apresentado moções nas Assembleias Municipais de forma a que sejam regularizados os vínculos precários, recorrendo a mecanismos previstos no PREVPAP. Até agora, foram aprovadas em 11 concelhos e rejeitadas em 13.

Artigo | 26 de March

José Filomeno dos Santos “Zenú” arquitetou uma burla de 1,5 mil milhões de dólares junto do Banco Nacional de Angola. O caso poderá ser determinante para o aumento da pressão contra o seu pai, José Eduardo dos Santos, que foi quem autorizou o esquema enquanto presidente da República. Por Rafael Marques de Morais.

Artigo | 26 de March

Ao agradecer o Prémio Sophia que lhe foi atribuído na categoria de Melhor Ator Principal pelo filme São Jorge, de Marco Martins, Nuno Lopes criticou as políticas para a cultura: “1% é o que pedimos, na realidade o que temos é apenas menos do que 0,2%, ou seja, arredondando, zero”.

Event | 26 de March

Com Luís Caetano e Sofia Lorena.
Lisboa, Auditório da Fundação José Saramago, 18h30.

Event | 26 de March

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
Lisboa, Auditório da Fundação José Saramago, 18h30.

Ver evento de facebook.
Porto, Café Ceuta, 18h30.

Breves | 26 de March
No dia 27 de março, terça-feira, acontecerá um encontro de precários do Estado, às 18h30, no Café Ceuta Porto. O encontro servirá para debater a regularização da situação dos precários do Estado, assim como as esperas da comissão de avaliação ou dúvidas que surgiram após notificações das mesmas.
Artigos Opinião Esquerda | 26 de March

Os dois casos empresariais da última semana, a EDP e o Montepio, são um retrato de Portugal.

Artigo | 26 de March

O congelamento dos salários, o crescimento económico e o elevado volume de reformas têm feito com que o peso dos salários do Estado na economia esteja no mínimo dos últimos 29 anos em termos de percentagem do PIB. Bloco reivindica atualização salarial no Orçamento para 2019.

Artigo | 26 de March

Centenas de manifestantes tentaram romper um cordão policial em torno de edifício da delegação do governo espanhol. O número de feridos ligeiros nos confrontos entre polícia e manifestantes pró-independência da Catalunha subiu para os 52.