Artigo | 4 de February

Organização de direitos humanos lança petição exigindo uma “investigação urgente, minuciosa e imparcial” ao crime que vitimou 14 pessoas numa festa na cidade de Fortaleza. Em 2015, houve mais homicídios no Brasil que na guerra da Síria.

Artigo | 4 de February

A Mesa Nacional do Bloco, reunida este domingo, analisou a situação política, em particular as questões do trabalho. No final da reunião, Catarina Martins destacou a necessidade de reverter a legislação laboral imposta durante o período da troika, por forma a aumentar salários e combater a precariedade.

Artigo | 4 de February

Arnaut explica que a nova Lei de Bases da Saúde, proposta por si e pelo antigo coordenador do Bloco João Semedo, “destina-se a restituir ao SNS a sua dignidade constitucional e a sua matriz humanista”. Sobre a suborçamentação do setor, frisa que “as verbas existirão se houver vontade política”.

Artigo | 4 de February

Gene Sharp é o autor de cerca de 30 obras sobre os princípios teóricos do pacifismo e da promoção da democracia, incluindo “Da Ditadura à Democracia: Uma Abordagem Conceptual para a Libertação”, que motivou a prisão de 17 ativistas angolanos. Sharp faleceu no passado domingo, aos 90 anos.

Artigo | 4 de February

Durante a conferência sobre a despenalização da morte assistida, promovida pelo Bloco, Francisco George defendeu que “esta lei tem de ser aprovada no interesse público". A iniciativa contou com debates sobre as implicações biomédicas da morte assistida, a legislação de um direito e a resposta política a dar à lei atual.

Artigo | 4 de February

A polícia despiu-as em público e cortou-lhes o cabelo, obrigando-as a gritar "como homens". As mulheres foram ainda sujeitas a uma "reeducação de género" e espancadas pelas autoridades.

Artigo | 4 de February

A Fundação anunciou na quinta-feira que pretende sair do negócio do petróleo e gás, que, a par das aplicações financeiras, tem sido a sua fonte de financiamento. Em novembro de 2017, o CEFC China Energy comprou a companhia de seguros do Montepio.

Audio | 4 de February

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, ouvimos o presidente do IPO/Porto, Laranja Pontes, e o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique Barros. Também trazemos novidades de França, Canadá, Estados Unidos e México.

Vídeo Esquerda | 4 de February

Durante a sessão de encerramento da conferência sobre a despenalização da morte assistida, organizada pelo Bloco, Catarina Martins afirmou que “o que é indigno é um país que negue a antecipação da morte a quem quiser controlar o seu fim de vida” e parar o seu sofrimento.

Vídeo Esquerda | 4 de February

Reportagem do Esquerda.net sobre a Conferência Nacional “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, organizada pelo Bloco de Esquerda.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de February

Um ano depois de ter apresentado um anteprojeto de lei que consagrava a despenalização da morte assistida, o Bloco de Esquerda torna hoje público o texto definitivo do seu Projeto de Lei.

Artigo | 4 de February

A Federação do Setor Financeiro - FEBASE, afeta à UGT, promoveu este sábado uma ação de luta junto ao Europarque, em Santa Maria da Feira, onde decorreu uma reunião de quadros da Caixa Geral de Depósitos.