Artigo | 29 de December

Os trabalhadores da Somincor cumprem, desde as 6h desta sexta-feira e até às 6h deste sábado, o terceiro período da terceira greve de 2017. Lutam pela “humanização” dos horários de trabalho e , segundo o sindicato, enfrentaram tentativa de lock-out.

Artigo | 27 de December

Mais de três mil pessoas já subscreveram a petição para alterar a Lei de Bases no sentido de melhorar e valorizar o SNS. Livro “Salvar o SNS – Uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia”, de António Arnaut e João Semedo, é apresentado a 6 de janeiro, em Coimbra.

Artigo | 27 de December

“Não quero jogar pelas regras de outros, não quero usar abaya, não quero ter de andar acompanhada para sair e, no geral, não me quero sentir uma criatura secundária”, disse Anna Muzychuk, que irá perder os seus dois títulos ao recusar participar no mundial feminino organizado pela Arábia Saudita.

Artigo | 27 de December

Do surto que, em 2014, atingiu mais de 400 pessoas do concelho de Vila Franca de Xira, 54 vítimas já pediram a abertura de instrução do processo, exigindo o apuramento de responsabilidades sobre os casos nos quais não foi identificada a estirpe contaminante e que foram, por essa razão, arquivados.

Artigo | 26 de December

Entre 2014 e 2017, os estabelecimentos registados de alojamento local passaram de 13 mil para 55 mil. Lisboa, Porto e Albufeira são os concelhos com mais empreendimentos turísticos desta tipologia. Só este ano foram registados cerca de 20 mil novos espaços de alojamento local.

Artigo | 26 de December

Produtoras de energia renovável montaram um esquema na produção de eletricidade, no qual a energia eólica é usada para encher barragens a preços mais baixos.

Artigo | 25 de December

Sindicato da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte informou este domingo que era expectável uma “grande adesão à greve” este Natal, e também a 1 de janeiro. Muitas empresas do setor continuam a não pagar o trabalho em dia feriado conforme determina o contrato coletivo de trabalho.

Artigo | 25 de December

Trabalhadores dos call centers de empresas como a EDP e a MEO lutam pelo fim da precariedade, melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Paralisação estende-se aos dias 25, 26 e 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Artigo | 24 de December

A administração Trump conseguiu revogar a regulamentação da neutralidade da internet nos Estados Unidos. Mas a luta não terminou. Milhões de pessoas e milhares de organizações estão a protestar. O próximo ano será decisivo para a sobrevivência da Internet. Por Alejandro Nadal

Artigo | 23 de December

Faleceu João Paulo Águas Tomé Ferreira dos Santos, com a idade de 72 anos, natural de Moçambique, aposentado e ex-médico naturopata. Em 1973 entrou para a Universidade de Coimbra onde estudou medicina.

Artigo | 23 de December

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) afirma que há “forte adesão à greve”, com “dezenas de lojas na Dia/Minipreço” encerradas.

Artigo | 22 de December

Pela terceira vez neste ano, os trabalhadores das minas de Neves-Corvo fizeram greve, paralisando a extração e produção de minérios, segundo informação divulgada pelo sindicato.

Artigo | 22 de December

Nesta sexta-feira, os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados cumprem o primeiro de três dias de greve, à qual se juntarão os trabalhadores das lojas, nos dias 23 e 24 de dezembro, associando-se a um protesto contra o congelamento de carreiras e a “estagnação” salarial.

Artigo | 21 de December

Cinco dos seis plenários de trabalhadores aprovaram a proposta de greve para 2 e 3 de fevereiro, caso a administração não aceite o trabalho voluntário nos turnos ao fim de semana.

Artigo | 20 de December

A coordenadora das CT's do Parque da Autoeuropa diz que os trabalhadores estão preocupados com o “agravamento das condições de trabalho”e a “deterioração do diálogo e paz social”.

Artigo | 20 de December

A associação critica arquivamento do inquérito pelo Ministério Público, lembrando as “evidências” das fotos e de reportagem televisiva e as “ameaças de morte pintadas nas casas, bombas lançadas para os quintais, caixões colocados à porta, cavalo envenenado e habitações e carros incendiados”.

Artigo | 20 de December

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considera que a Uber é uma empresa de transporte, pelo que cabe aos “Estados membros (UE) regularem as condições de prestação destes serviços”.

Artigo | 19 de December

A administração dos CTT anunciou, na véspera de dois dias de greve, que quer reduzir mais 800 postos de trabalho nos próximos três anos. Bloco de Esquerda defende o resgate público da empresa e a sua coordenadora intervirá sobre a questão no debate com o primeiro-ministro, nesta quarta-feira.

Artigo | 19 de December

Agência da Caixa Geral de Depósitos de Santa Maria da Feira interpreta criativamente o seu próprio estatuto para incumprir com lei que obriga entidades públicas a disponibilizar lugares de estacionamento para pessoas com deficiência. Bloco pretende saber se esta é a posição oficial do banco público ou se o caso "é um lamentável equívoco".

Artigo | 18 de December

Tribunal de Contas revela que Estado português gastou 1823 milhões de euros em juros de empréstimos contraído para ajudar o sistema financeiro entre 2008 e 2016. Valor total do empréstimo ultrapassa os 14 mil milhões de euros.