Artigo | 7 de December

Catarina Martins defendeu em Braga que o governo deve aproveitar o reconhecimento europeu do desempenho económico do país para propor a renegociação que permita baixar o peso da dívida pública.

Artigo | 7 de December

Na Palestina foi dia de greve e de confrontos com as tropas israelitas. Hamas apela a nova intifada a partir desta sexta.

Artigo | 7 de December

Os últimos anos de vida do artista Fernando Relvas foram de carência financeira agravada por problemas de saúde. O pedido de atribuição do subsídio de mérito cultural, criado em 1982 para estas situações, nunca teve resposta. Leia aqui a carta de Viriato Teles ao ministro da Cultura.

Audio | 7 de December

Ela Vaz ― Eu, 2017.
Carlos Bica & Ana Brandão ― Diz, 2001.
Mário Mata ― Não há nada pra ninguém, 1981.
Mário Laginha ― Setembro, 2017.
O Gajo ― Longe do chão, 2017.
Edição nº 286, de 6 de dezembro de 2017

Event | 7 de December

Com a presença de José Manuel Pureza. Ver cartaz.
Montemor-o-Velho, na Universidade Sénior (Praça da República), 21h30.

Event | 7 de December

A sessão será precedida de uma conversa com os médicos ativistas da prevenção do VIH, Maria José Campos e Bruno Maia, e com João Ferreira, diretor artístico do Queer Lisboa, onde será apresentado o vídeo sobre a PrEP, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, e protagonizado por Colby Keller, numa produção da JumpCut. Ver evento de facebook.
Lisboa, Cinema Ideal, 21h35.

Artigo | 7 de December

De acordo com a polícia belga, mais de 45 mil pessoas participaram esta quinta-feira na manifestação convocada pela Assembleia Nacional Catalã e pela Òmnium Cultural. A iniciativa contou com a participação de Carles Puigdemont e da secretária-geral da ERC, Marta Rovira.

Vídeo Esquerda | 7 de December

Joana Mortágua condena a decisão dos Estados Unidos da América de transferir a sua embaixada para Jerusalém e defende que a paz só será possível com o reconhecimento do Estado palestiniano e o fim das ocupações ilegais por parte de Israel do território da Palestina.

Artigo | 7 de December

Projetos de lei do Bloco que visam reforçar a prevenção da contaminação pela bactéria legionella em espaços interiores e exteriores foram aprovados esta quinta-feira na Assembleia da República. Direita opôs-se às iniciativas.

Artigo | 7 de December

Durante a apresentação do voto de condenação apresentado na Assembleia da República por Bloco, PAN e PS, a deputada bloquista Joana Mortágua acusou o presidente norte-americano de pretender “incendiar toda a região” e de pôr em causa “o bem mais precioso no Médio Oriente, que é a paz”.

Breves | 7 de December
Os elementos da banda Xutos & Pontapés estiveram esta quinta-feira na Assembleia da República para assistir à apresentação do voto de pesar pelo falecimento de Zé Pedro e cumprir um minuto de silêncio. A iniciativa foi aprovada por unanimidade.
Artigo | 7 de December

Mediante a decisão da administração de denunciar unilateralmente o Acordo de Empresa dos Tripulantes, o SNPVAC solicita “uma tomada de posição do Governo que garanta aos trabalhadores, aos portugueses e aos passageiros da TAP estabilidade”.

Artigo | 7 de December

A iniciativa, que visa fazer um diagnóstico sobre a situação e sobre o que é preciso mudar, terá lugar pelas 18h na sala 1 das Comissões da Assembleia da República. Bloco lembra que neste setor são frequentes as violações dos direitos laborais e humanos.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de December

Rejeitemos ilusões otimistas ou tentações megalómanas: o Eurogrupo não deixará de ser o Eurogrupo por ter Mário Centeno como presidente.

Artigo | 7 de December

Segundo os Médicos Sem Fronteiras, famílias inteiras enfrentam condições insalubres em acampamentos sobrelotados. Organização denuncia escassez de água e saneamento básico e alerta para emergência humanitária.

Artigo | 7 de December

Estudo publicado na Nature assinala que modelos para previsão do aquecimento global até ao final do século utilizados pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (ONU) podem estar a subestimar o aumento médio de temperatura no futuro em 15%, o equivalente a 0,5 graus.

Artigo | 7 de December

Trabalhadores dos super e hipermercados, grandes superfícies especializadas, armazéns e logísticas da distribuição vão parar nos dias 23 e 24 de dezembro pela negociação do Contrato Coletivo de Trabalho. Sindicato acusa Associação Patronal das Empresas de Distribuição de insistir nos baixos salários.