Artigo | 29 de November

Em votação realizada nesta quarta-feira, os trabalhadores da Autoeuropa chumbaram o pré-acordo, a que a administração e a CT tinham chegado há uma semana. Numa votação altamente participada, com 86,88% de votantes, 3.145 pessoas votaram não – 63% de votantes.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de November

Já se tornou banal vermos estabelecido um “Dia” para cada coisa e, às vezes, até um dia para várias. Talvez também por isso, depois, nos esqueçamos todos os dias de todas essas coisas.

Artigo | 29 de November

As associações patronais da panificação entregaram uma proposta de contrato coletivo que retirava direitos e nivelava salários por baixo. Os sindicatos recusaram e denunciam o bloqueio da negociação.

Artigo | 29 de November

Faleceu esta quarta-feira Belmiro de Azevedo, empresário com uma carreira nos negócios marcada pela acumulação nas transações bolsistas. Os livros "Os Donos de Portugal" e "Os Burgueses" contam a história da fortuna de Belmiro, de que aqui publicamos alguns extratos.

Artigo | 29 de November

Sob o lema “Impulsionar um maior ativismo no movimento laboral. Afirmar o papel central do/a trabalhador/a”, o Bloco reuniu no sábado mais de uma centena de ativistas laborais vindos de todos os pontos do País.

Event | 29 de November

1ª convidada: Elizabete Gomes (Embaixadora OrganicCup Portugal) - "Copo Menstrual - Vem conhecer as suas vantagens e esclarecer todas as dúvidas!". Organização: GATA (Group for Activism and Transformation through Art) e UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. Ver evento de facebook. Lugares limitados, por favor inscreva-se enviando um e-mail para: [email protected] ou ou no link: https://goo.gl/forms/JIjD15WxWr6xV9X43
Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30 M-N | Empreendimentos Alcântara-Rio, 18h30.

Ver cartaz.
Salvaterra de Magos – Marinhais, Restaurante Bom Garfo, 20h.

Mais informações.
Porto, Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 14h30.

Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, das 15h30 às 17h30.

Event | 29 de November

Projeção de Alemanha no Outono (1978, 124'), de Rainer Werner Fassbinder, Alf Brustellin, Hans Peter Cloos, Alexander Kluge, Maximiliane Mainka, Edgar Reitz, Katia Rupé, Volker Schlöndorff, Peter Schubert e Bernhard Sinke. O filme é apresentado por João Pedro Bénard. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Event | 29 de November

Leitura, por Inês Dourado, da entrevista de Mário Dionísio a Scliar, “Carlos Scliar, o ilustrador de Jorge Amado”, publicada no livro Encontros em Paris, editado pela Vértice em 1951. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Event | 29 de November

Com José Soeiro. Ver cartaz.
Porto, Espaço Miguel Portas (Rua Álvares Cabral, 77), 21h30.

Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, das 15h30 às 17h30.

Artigo | 29 de November

A Junta Eleitoral quis proibir os jornalistas  de chamarem “presidente” e “conselheiros” aos membros do governo destituído pelo governo espanhol. E também proibiu a Câmara de Barcelona de iluminar de amarelo as fontes da cidade em solidariedade com os presos políticos.

Breves | 29 de November
A Campanha de Esterilização de Animais diz que o chumbo por parte da bancada do PS à proposta do Bloco para apoiar as Câmaras a esterilizar cães e gatos errantes e abandonados põe em causa a execução da lei aprovada em 2016 para acabar com os abates de animais.
Artigos Opinião Esquerda | 29 de November

Os problemas que nos assolam já não são problemas apenas do interior ou de um grupo de ecologistas que sempre alertaram para os problemas ambientais e sociais que vivemos há décadas.