You are here

Pesquisar

Artigo | 20 de August

Está nas mãos dos governantes do PS, com os apoios parlamentares do Bloco e do PCP, o compromisso para a sustentabilidade da interioridade e da floresta, do bem para as suas populações a incentivar e realizar por políticas de desenvolvimento humano integradas. Por José Sintra.

Artigo | 18 de August

Os interesses económicos nas florestas foram totalmente capturados pelas grandes empresas de celuloses. A legislação de Passos Coelho/Cristas, traduz a submissão a esses interesses, como nunca antes. Por José Sintra.

Artigo | 17 de August

Se o Estado frustrou o direito das populações à sua segurança e socorro de vidas e bens, o autor que suscitou, no essencial, a responsabilidade do Estado, na minimização dos efeitos do incêndio de Pedrógão, assim como no dever de indemnização das populações, foi a gestão do SIRESP. Por José Sintra.

Artigo | 8 de August

No caso concreto dos incêndios e do dano principal, a vida humana, foi violado objectivamente pelo Estado o princípio da confiança e exigibilidade de segurança mínima pelos cidadãos. Por José Sintra.

Artigo | 7 de August

Sendo o turismo e a hotelaria as principais atividades motoras da economia madeirense, não pode um alicerce desta importância, como é a qualificação e formação dos alunos, estar a ser concessionado a uma entidade privada. Contributo de Diogo Henriques

Artigo | 6 de August

Está em causa um contrato que o Tribunal de Contas, em Acórdão de 2006, caracterizou de portador de ilegalidades que feririam a sua existência embora aprovando-o com “condições” para que fossem sanados seus vícios. Por José Sintra.

Artigo | 4 de August

Fazerem-se as necessárias considerações aos recentes incêndios, obriga-nos a encontrar, muito graficamente, dois tipos de explicações, que passam pela larga tradição que as erradas políticas florestais têm em Portugal e a inaptidão e falhas do SIRESP. Por José Sintra.

Artigo | 3 de August

O atual cenário paisagístico fazem a Barrinha ganhar nova vida. Mas os focos de poluição que continuam a correr para este espaço natural ainda não deixaram de preocupar. Texto e fotos de José Lopes.

Artigo | 2 de August

A oposição de direita, seguindo os passos de Passos, tem exibido que, com o desnorte da Troika, sem registo discursivo, os temas que suscitam elevação do debate é a invenção suicidária ou a aritmética da contabilização de cadáveres. Por José Sintra.