Artigos Opinião Esquerda | 18 de May

Há milhares de professores contratados que agora perguntam, e com razão, se ficaram apeados do comboio da regularização de precários do Estado.

Artigo | 18 de May

Em declarações ao esquerda.net, João Salaviza comenta a celeridade da nomeação da nova direção: "fico impressionado com o contraste entre a capacidade de em dois dias mudar a direção do instituto, comparando com atrasos de cinco meses na abertura dos concursos.”

Event | 18 de May

O drama dos refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa e a história de uma ONG, a Proactiva Open Arms, que transformou um veleiro de luxo numa embarcação de resgate, tendo socorrido, desde a sua criação em 2016, milhares de pessoas. Debate, após a projecção do filme, com Mónica Jeanne Frechaut, em representação do Conselho Português para os Refugiados, e Paulo Leão da GO Humanitarian - Grupo de Operações Humanitárias. Preço: 3,5 - A arrecadação da bilheteira será integralmente doada à ONG Proactiva Open Arms. Reserva: 213 103 400 e bilheteira Cinema São Jorge. Ver evento de facebook.
Lisboa, Cinema São Jorge - Av. da Liberdade nº175, 20h30.

Event | 18 de May

Com José Manuel Pureza. Ver cartaz.
Miranda do Corvo, Loja do Senhor Falcão (Pereira), 21h30.

Artigo | 18 de May

A proposta conjunta de vários grupos parlamentares, incluindo o partido da Esquerda Europeia, obteve os votos favoráveis de todos os deputados portugueses, exceto os eleitos pelo PCP.

Artigo | 18 de May

Paralisação surge em resposta “à reincidência criminosa do governo espanhol em atacar os estivadores profissionais”. “Respondemos com a unidade, a solidariedade e a luta”, lê-se no comunicado do Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística.

Artigo | 18 de May

Agostinho Neto, vencedor da disputa entre duas alas do MPLA, desencadeou uma chacina que terá chegado às 30 mil vítimas. Passados 40 anos, o Esquerda.net ouve sobreviventes, relembra os acontecimentos, traça os perfis dos protagonistas e apresenta documentos praticamente inéditos.

Artigo | 18 de May

Isabel Pires falou sobre a forma como os bairros históricos estão a ser esvaziados das suas gentes, em consequência da lei dos despejos de Assunção Cristas. “Não queremos uma cidade que torne os seus habitantes tão pequenos que os deixemos de ver!”, frisou.

Vídeo Esquerda | 18 de May

Joana Mortágua apresentou proposta que, “em nome da justiça” prevê o reposicionamento na carreira dos docentes que ingressaram nos quadros. Deputada bloquista saudou a luta dos professores, sublinhando que a mesma "faz bem ao país e faz bem à Educação".

Artigo | 18 de May

Público noticia que a autarquia ocultou essa informação. Candidato bloquista João Semedo defende que não resta à CM do Porto e ao seu presidente outra alternativa que não seja declarar nulos e sem efeito todos os atos e decisões tomadas no processo Selminho durante o mandato de Rui Moreira.

Artigo | 18 de May

Em Fevereiro de 1953, dias após ter completado 7 anos, e meses depois de ter entrado para a escola, o meu pai despediu-se da fábrica onde trabalhava desde os 17 anos e fomos morar para Lisboa. Iniciávamos a preparação para a clandestinidade. Por Domicília Costa.

Breves | 18 de May
Segundo revelou o Ministério da Cultura (MC) esta quarta-feira, Filomena Serras Pereira e Ana Costa Dias, presidente e vice-presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), "solicitaram a cessação das funções que exercem desde 15 de janeiro de 2014".
Artigo | 18 de May

Numa resolução aprovada esta quinta-feira, o Parlamento Europeu manifesta a sua preocupação perante os relatos de detenção arbitrária e tortura, exortando à realização de uma investigação independente sobre os alegados crimes. Eurodeputados do PCP abstiveram-se na votação.

Artigo | 18 de May

As três famílias de refugiados políticos que protegeram Edward Snowden, em 2013, tiveram os seus pedidos de asilo político rejeitados pelo governo de Hong Kong, segundo informou o advogado Robert Tibbo, na segunda-feira. Por Tomi Mori.

Artigo | 18 de May

Miguel Pinto, professor aposentado, de 67 anos, e dirigente da Coordenadora Concelhia de Oeiras é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Oeiras. Cláudio Assunção encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de May

Assunção Jekyll é a candidata que tenta lavar a face do que foi sua responsabilidade. Assunção Hyde é a ex-ministra de um governo responsável pela degradação do serviço público de transportes.

Artigo | 18 de May

O empresário Joesley Batista gravou uma conversa em que o presidente golpista brasileiro dá autorização ao pagamento de um suborno para comprar o silêncio do autor do impeachment Eduardo Cunha, que se encontra preso na sequência da Operação Lava-Jato.

Vídeo Esquerda | 18 de May

Reportagem do Esquerda.net sobre a situação das 16 famílias do número 25 da Rua dos Lagares, na Mouraria, em Lisboa, que estão ameaçadas de despejo.

Artigo | 18 de May

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género manifesta “repúdio pela gravidade dos comportamentos praticados e divulgados pelas redes sociais e pelo Correio da Manhã através de um vídeo em que é visível um alegado abuso sexual a uma rapariga” dentro de um autocarro no Porto.