Artigos Opinião Esquerda | 7 de May

Ao contrário do que Camilo Lourenço sugere, os portugueses não recebem o salário porque não valem mais do que isso; recebem-no porque a desregulação laboral criou um cisma precário.

Artigo | 7 de May

A associação SOS Racismo apresentou queixa contra um restaurante em Odivelas que se recusa a servir clientes de etnia cigana. Há um mês houve denúncia semelhante em Setúbal.

Artigo | 7 de May

O partido de Angela Merkel soma a segunda vitória do ano em eleições regionais, desta vez num estado governado desde 2012 pelos social-democratas.

Artigo | 7 de May

O candidato da França Insubmissa reagiu ao resultado da segunda volta das presidenciais e apelou à união dos seus eleitores para as legislativas de junho.

Artigo | 7 de May

Emmanuel Macron alcançou cerca de dois terços dos votos e derrotou Marine Le Pen na segunda volta das presidenciais francesas com a maior abstenção desde 1969.

Artigo | 7 de May

As instituições (BCE, MEE, etc.) e as pessoas que as dirigem deverão ser capazes de responder às críticas ou começar a trabalhar para as alterar. Artigo de Ricardo Cabral, João Galamba, Pedro Gil, Francisco Louçã, Ricardo Pais Mamede, Paulo Trigo Pereira, Pedro Filipe Soares, Miguel St. Aubyn, publicado no jornal Público.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de May

Estamos em ano de eleições autárquicas e já se sente o clima de disputa política, normalíssimo em democracia. Os partidos apresentam os seus candidatos e candidatas, as linhas gerais dos programas, começam a surgir as ideias de fundo, as propostas.

Artigo | 7 de May

Tínhamos preparação para a prisão, mas há uma componente subconsciente que não conseguimos controlar. As minhas mãos pingavam, começaram a inchar e a criar umas bolhas. Só mais tarde me apercebi que esse é um dos sintomas do stresse de guerra. Por Sara Amâncio.

Artigo | 7 de May

A greve foi convocada pelo Sindicato FIEQUIMETAL, com ações simultâneas até dia 10 de maio nas refinarias do Porto e Sines, bem como no Ministério do Trabalho.

Artigo | 7 de May

Em causa estão uma série de leis que diferentes movimentos consideram anti-democráticas, nomeadamente o controlo sobre o Tribunal Constitucional.

Artigo | 7 de May

Numa entrevista do Diário de Notícias/TSF dirigida por Paulo Baldaia e Arsénio Reis, falaram das presidenciais em França e a posição da esquerda, a solução governativa de Portugal, o relatório da dívida apresentado esta semana e as prioridades nas negociações para o orçamento de estado de 2018.

Artigo | 7 de May

A repressão aos direitos não só acontece aos trabalhadores, mas, também, aos futuros trabalhadores, os jovens estudantes. Artigo de Diogo Henriques.

Artigo | 7 de May

O endividamento das classes populares faz parte do processo de acumulação primitiva que permitiu ao capitalismo impor-se como modo de produção dominante, primeiro na Europa e depois no resto do Mundo. Por Eric Toussaint.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de May

A ser verdade que ‘não há fome que não dê em fartura’, convém prestar muita atenção à possibilidade da alegada ‘fartura’ se desfazer no Mar, se derreter no Clima ou se esfumar no Ar, que é como quem diz… no Air Center!

Artigo | 7 de May

No Tributo a Miguel Portas, organizado pelo Bloco na Fundação José Saramago, onde estiveram Marisa Matias, Rudolf El-Kareh, Maite Mola e Aminatou Aidar, recolhemos excertos das intervenções de José Manuel Pureza e José Manuel Rosendo.