Artigo | 9 de March

No dia 8 de Março, Temer louvou as mulheres por reconhecerem mudanças nos preços de supermercado, cuidarem do lar e educarem os filhos.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de March

Como foi que a praxe se tornou o principal fator na destruição de um movimento estudantil reivindicativo e um tão impressionante sucesso na criação de conformismo e da cultura da direita?

Vídeo Esquerda | 9 de March

Vê no novo Mais Esquerda uma reportagem sobre a profilaxia pré-exposição para o HIV, um debate sobre as implicações da presidência de Donald Trump para a Europa e para o mundo, e uma reportagem sobre o lobbying na União Europeia.

Event | 9 de March

Apresentação por Isabel Machado, Luísa Barbosa e Diogo Faro. Ver evento de facebook.
Lisboa, Bertrand das Amoreiras, 18h30.

Event | 9 de March

Com Boaventura Sousa Santos (a confirmar), Cecília Honório, Fernando Rosas, Francisco Louçã, Isabel estrada Carvalhais, João Mineiro, José Sobral, Luís Trindade e Manuel Loff. Organização: Cultra. Ver cartaz e evento de facebook. Inscrições aqui.
Lisboa, Livraria Ler Devagar, 11h.

Breves | 9 de March
A vida e obra da artista Frida Kahlo (1907-1954) e da cantora Carmen Miranda (1909-1955) vão estar em foco numa exposição da artista Ana Mesquita que foi inaugurada esta quarta-feira, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, no âmbito do Dia Internacional da Mulher. Intitulada "Frida Miranda", a exposição de arte digital de Ana Mesquita envolve-se na relação entre as duas criadoras no átrio, no Anphiteatro, no Laboratório Chimico e num antigo laboratório do museu. No evento, a artista plástica pretende celebrar a pintura de Frida Kahlo, e a música de Carmen Miranda, que depois de ter emigrado para o Brasil, ficou célebre pelas canções que interpretou. Ana Mesquita formou-se em Design no Porto e foi aluna de mestres do desenho como Jaime Azinheira e Mário Bismark, e posteriormente dedicou-se à pintura, tendo exposto, pela primeira vez, na Galeria Work.Ink, na Cidadela de Cascais.
Artigo | 9 de March

Mariana Mortágua anunciou que o Bloco vai apresentar na Assembleia da República um projeto de resolução para que o governo demita o atual governador.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de March

Há quem considere que a paridade “menoriza as mulheres”. O que as menoriza é uma sociedade que impede mulheres qualificadas de darem o seu melhor, de ascenderem ao topo por uma mera questão de género.

Artigo | 9 de March

Cáritas Diocesana de Lisboa tem 2,4 milhões de euros em depósitos bancários e investimentos. Ministério Público abriu inquérito depois de denúncias de burla qualificada.

Event | 9 de March

Com Carlos Matias e Jorge Campos. Organização: Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Tomar, salão nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, 18h.

Event | 9 de March

Com Prof. Francisco Ferreira. Produção Synapsis. Ver cartaz.
Setúbal, MADES – Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal, 21h30.

Artigo | 9 de March

Enquanto a ministra do Mar espera que a greve dos estivadores espanhóis traga aos portos nacionais movimentos que “fugiram” durante a greve no Porto de Lisboa, o Sindicato dos Estivadores emitiu pré-aviso de greve aos navios desviados de Espanha, onde os estivadores estão ameaçados por um despedimento coletivo. Notícia atualizada dia 11 de março às 10.55

Artigo | 9 de March

Domingos da Cruz apresenta na próxima terça-feira o relatório “Democracia Académica e Liberdade Científica em Angola”. O Esquerda.net falou com o ativista angolano e professor universitário sobre o seu trabalho.

Artigo | 9 de March

A iniciativa, no dia 19 de março no Conservatório de Música do Porto, conta com a presença de Marcelo Expósito Pietro, deputado eleito pelo En Comú Podem no parlamento espanhol.

Artigo | 9 de March

Evo Morales promulgou o diploma que alarga a 22 mil hectares a área de plantação legal da folha de coca na Bolívia.

Artigo | 9 de March

Por iniciativa do Bloco, a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas Sem-Abrigo será discutida na Assembleia da República por pessoas e associações que trabalham com os sem-abrigo.

Artigo | 9 de March

Em comunicado, a AE da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas denuncia a invasão das suas instalações por cerca de 40 militantes de extrema-direita. Presidente da República critica a decisão do diretor da faculdade de cancelar a conferência de Jaime Nogueira Pinto.