Artigo | 3 de March

O plenário concelhio do Porto do Bloco de Esquerda indicou o ex-coordenador do partido para a candidatura à autarquia. João Teixeira Lopes irá encabeçar a lista à Assembleia Municipal.

Vídeo Esquerda | 3 de March

Entrevista sobre os perigos ambientais trazidos pela eleição de Donald Trump e a situação política em França.

Artigo | 3 de March

O corte do subsídio por garantia de potência partiu de uma proposta do Bloco, aprovada no âmbito do Orçamento do Estado para 2017. Esta remuneração à disponibilidade das centrais cai dos 17 milhões previstos para este ano para um máximo anual de 8,4 milhões. Este subsídio é pago pelos consumidores na sua fatura de eletricidade.

Artigo | 3 de March

Segundo avança o Jornal Económico, dos 10 mil milhões de euros que não foram registados nas estatísticas do Fisco, mais de metade teve origem no Banco Espírito Santo (BES).

Breves | 3 de March
François Fillon deverá desistir da candidatura presidencial se sentir que “a sua candidatura não tem apoio e força suficientes”, avança o site Politico. A decisão de Fillon está dependente da avaliação que será feita este domingo num comício que terá lugar na capital francesa. Uma fonte próxima do candidato da direita disse que “ele pode lutar contra juízes, mas não consegue lutar contra o seu próprio partido durante muito mais tempo". Apesar de ter afirmado esta semana que não iria desistir, François Fillon não está a conseguir travar a saída daqueles que o apoiavam após ter sido revelado o escândalo relacionado com os empregos fictícios da mulher e dos filhos e que o deverá levar a ter de responder perante a Justiça do país.

18h - exibição do documentário “White like me”, de Tim Wise + debate
20h30 - jantar Kalulu de peixe e caldo de mancarra. Sabores tradicionais de Angola e da Guiné-Bissau. Informações sobre o jantar: [email protected] e 964 964 416
22h30 - concerto de Bubacar Djabaté
0h – Dj RyKardo
Lisboa, DAMAS - Bar • Sala de Concertos - Rua da Voz do Operário, 60. Ver evento de facebook.

Artigos dossier | 3 de March

O novo contexto internacional, motivado sobretudo pela eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, coloca novos desafios ao povo palestiniano, sujeito há décadas a uma ocupação violenta e ilegal dos seus territórios. Dossier organizado por Pedro Ferreira.

Artigo | 3 de March

A Cinemateca inicia esta sexta-feira um ciclo dedicado ao cinema português com o objetivo de abrir uma reflexão sobre os percursos que estão a ser seguidos pelos novos realizadores portugueses.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de March

Hoje é consensual entre a comunidade científica que estuda este tema que as alterações climáticas não só existem como que têm como origem a atividade humana. Esse consenso atraiu alguns setores para o lado da desconfiança e o negacionismo.

Vídeo Esquerda | 3 de March

Isabel Pires afirmou esta sexta-feira no Parlamento que o projeto europeu se encontra numa encruzilhada que põe em causa os supostos valores da solidariedade, dando lugar às sanções e ao recrudescimento de movimentos xenófobos e racistas.

16h30 – 19:00 – Ensaios de som;
19h15 – Jantar no Restaurante Solar – €9,00 refeição completa (por marcação prévia por questões de espaço no restaurante);
21h30 – Início da Festa no Fórum Actor Mário Viegas, do CCRS, sede do Núcleo
Mais informações.

Event | 3 de March

Projeção de: Ilha das Flores, de Jorge Furtado, Os Fuzis, de Ruy Guerra. Mais informações.

Event | 3 de March

Com Arturo Reguera, Miguel Pérez e Paula Godinho. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Event | 3 de March

Projeção de: Que Viva México, de Sergei M. Eisenstein. Mais informações.

Event | 3 de March

Com Daniel Valente. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Event | 3 de March

Com Andrea Peniche, Activista/Contrabando-Espaço Associativo, fez parte da organização da Marcha das Mulheres no Porto, Joana Lima, Movimento Democrático das Mulheres (MDM)/Coordenadora do Projecto UNLOVE/UNPOP, e Paula Allen: Associação Plano i/ Coordenadora  do Centro Gis – Centro de Respostas às populações LGBT. Organização: Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro. Mais informações.
Aveiro, no Auditório da Junta de Freguesia da Vera Cruz (junto aos Bombeiros Novos), 16h.

Event | 3 de March

Projeção de: Mi Hermano Fidel, de Santiago Álvarez, e Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomás Gutiérrez Alea. Mais informações.

Event | 3 de March

Com Daniel Valente. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Event | 3 de March

Com Anselmo Canha, Rita Serra e Sara Moreira. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Artigo | 3 de March

Bloco lançou um campanha nacional contra as propinas e pretende discutir um modelo de financiamento do ensino superior em todas as universidade e politécnicos.