Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

Já sei o que vão dizer sobre o outdoor que está agora nas ruas de Angola. Que é arrogância, que é nepotismo, que é apego ao poder, que é desprezo do chefe pelo partido e do partido pela população. Tudo errado.

Artigo | 11 de September

A reportagem do Democracy Now sobre as manifestações contra a construção de um oleoduto no estado do Dakota do Norte tornou-se viral e valeu-lhe a acusação de invasão de propriedade privada.

Artigo | 11 de September

Questionado pela Provedora de Justiça Europeia sobre a ida de Barroso para o Goldman Sachs, Jean Claude Juncker responde que Durão não voltará a ser recebido em Bruxelas como ex-presidente da Comissão.

Artigo | 11 de September

O governo de Erdogan anunciou ter “tomado o poder” em 28 autarquias, nomeando novos presidentes, sobretudo em cidades com maioria curda. O partido HDP denuncia a “usurpação da vontade popular".

Artigo | 11 de September

Cerca de 875 mil pessoas manifestaram-se este domingo pela independência da Catalunha em cinco cidades. Pela primeira vez, a manifestação do Dia da Catalunha contou com a presença do chefe do governo.

Artigo | 11 de September

Associações promovem uma ação, no dia 21 de setembro, pela liberdade na internet e contra a incorporação de medidas, exigidas por transnacionais como Microsoft, Google e Netflix, que fariam com que o html (norma técnica da web) deixasse de ser uma norma aberta.

Artigo | 11 de September

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), num parecer pedido pela AR, aponta que os serviços prestados pela Uber podem ser “um risco” por não cumprirem as normas estabelecidas.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

É ousado pedir 1% do PIB para a Cultura quando a Cultura e as indústrias culturais representam, dizem todos os observatórios, entre 3% e 5% do PIB total?

Artigo | 11 de September

O Bloco reafirma oposição aos regimes fundacionais para as Universidades Públicas, em defesa do ensino público, gratuito e democrático. Manifesta também a sua solidariedade com os movimentos anti fundação na Universidade Nova de Lisboa.

Artigo | 11 de September

O ator português ganhou o prémio especial de Melhor Ator da secção “Orizzonti” do Festival de Veneza, pelo seu desempenho no filme “São Jorge”, de Marco Martins.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

Os incêndios não são a única razão que tornaram este num Verão muito quente, demasiado.

Artigos dossier | 11 de September

A organização distorcida numa economia urbana enviesada pelo recurso ao transporte individual de forma a suprir uma cobertura territorial e temporal desproporcionada e inflacionada, aliada ao "crédito fácil" que desde os anos 80 contribui para a compra de casa e carro, escondeu os custos sociais provocados pela dispersão e desagregação urbana. Artigo de Carlos Gaivoto.

Artigos dossier | 11 de September

Para o arquiteto Miguel Barroso, Portugal encontra-se numa posição atrasada em relação à mobilidade urbana, porque nas últimas décadas caminhou-se no sentido da automobilização, esquecendo a aposta numa rede de transportes públicos de qualidade e noutros meios alternativos de locomoção.

Artigos dossier | 11 de September

Miguel Ângelo Silva decidiu abrir uma loja de bicicletas há cerca de três anos e meio porque sempre gostou de utilizar este meio de locomoção por razões de saúde, rapidez nas chegadas aos locais de destino, e também para usufruir da cidade de Lisboa, algo que os automóveis não permitem.

Artigos dossier | 11 de September

A indústria de fabrico e montagem de bicicletas tem vindo a ganhar uma importância económica significativa e neste momento já emprega 7500 pessoas, prevendo-se que este número possa vir a aumentar devido não só ao aumento registado na venda deste veículo como à intenção manifestada por vários empresários de instalarem em Portugal as suas unidades

Artigos dossier | 11 de September

As atitudes das pessoas perante as questões de mobilidade são diversas e prendem-se com a forma que escolheram para fazer as suas deslocações. Registámos a opinião de quatro cidadãos com visões diferentes sobre este assunto que fizeram a sua opção na convicção de que a mesma vai no sentido de melhorar a sua qualidade de vida.

Artigos dossier | 11 de September

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios que temos pela frente uma vez que a humanização das cidades e a qualidade de vida necessitam de meios de locomoção mais eficazes e menos poluidores. Dossier organizado por Pedro Ferreira.