Artigo | 24 de April

Segunda parte de um texto de Perry Anderson que analisa a situação política no Brasil que levou ao desenrolar do processo de destituição de Dilma Rousseff. A terceira, e última, parte do artigo será publicada amanhã.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de April

O financiamento público dos partidos é fundamental. O contrário disso é lançar a política diretamente nas mãos das classes que já têm demasiada força material e ideológica nas sociedade capitalistas.

Artigo | 24 de April

O esquerda.net entrevistou Bruno Estrada, economista e diretor de estudos da Fundação das Comisiones Obreras, que participou no colóquio: “Outro banco mau? A experiência de resgate da banca espanhola” realizado pelo Bloco.

Artigo | 24 de April

A série de oito episódios, realizada por Edgar Feldman, dedicará o próximo episódio ao grupo Ação Revolucionária Armada.

Artigo | 24 de April

Catarina Martins interveio no encerramento do encontro da comissão executiva do Partido da Esquerda Europeia, no qual participou António Guterres.

Artigo | 24 de April

A deputada Joana Mortágua, denunciando o que apelidou de “golpe contra um Governo democraticamente eleito”, descreveu o clima generalizado de favorecimento da compra de votos, de financiamento privado de partidos, de troca de favores e de corrupção no poder político protagonizado pelos autores desse mesmo impeachment.

Artigo | 24 de April

Sob o lema #istotemdemudar, o Precfest irá juntar associações, movimentos e coletivos no dia 1 de maio em Lisboa. O esquerda.net falou com a organização do evento para saber de que constará o protesto.

Artigos dossier | 24 de April

A 26 de abril de 1986 deu-se uma das maiores catástrofes nucleares da História numa pequena localidade da Ucrânia, Chernobyl. De central, dizia-se que era tão segura que poderia ter sido construída no meio da praça vermelha de Moscovo. Há cinco anos atrás aconteceu uma nova catástrofe quando, na sequência de um maremoto, houve uma fuga nos reatores da central nuclear de Fukushima. Neste dossier discutimos por que razão a energia nuclear nunca será uma opção segura e os perigos que continuamos a correr quando centrais, como a de Almaraz, continuarem em funcionamento.

Dossier organizado por Joana Louçã.

Artigos dossier | 24 de April

Aquela que foi uma das maiores catástrofes nucleares da História aconteceu há 30 anos numa pequena localidade da Ucrânia, Chernobyl. O Fórum Antinuclear da Extremadura explica porque não podemos deixar repetir a tragédia.

Artigos dossier | 24 de April

Artigo de Chie Matsumoto sobre as consequências do acidente nuclear nas vidas de quem trabalhava na central nuclear ou vivia na cidade de Fukushima.

Artigos dossier | 24 de April

Antes de cada desgraça evitável, os negligentes criticam sempre o "alarmismo" de quem previne. É melhor soar o alarme: junto à fronteira portuguesa, sobre o Tejo, cresce o risco de catástrofe. Artigo de Jorge Costa.

Artigos dossier | 24 de April

Primeiro encontro ibérico do movimento pelo encerramento da central nuclear marcou ação de protesto em Cáceres.

Artigos dossier | 24 de April

Instituto Max Planck, da Alemanha, prevê um acidente grave a cada 10 a 20 anos, uma probabilidade 200 vezes superior ao que se calculava antes. Uma fusão de reator na Europa ocidental afetaria cerca de 28 milhões de pessoas.

Artigo | 24 de April

O prémio, da Associação Cultural Miguel Portas, pretende celebrar o seu legado e premiar iniciativas, atividades, obras ou projetos culturais, sociais, artísticos ou políticos.

Artigos dossier | 24 de April

A chamada "prova de resistência" realizada nas centrais nucleares da União Europeia confirmaram os piores temores de ambientalistas e opositores às centrais atómicas: que estas não cumprem os padrões mínimos de segurança. Artigo de Julio Godoy, da IPS.

Artigos dossier | 24 de April

Com o desastre na central nuclear de Fukushima no Japão, algumas pessoas voltaram a perguntar-se: pode a energia nuclear ser segura? A resposta é não. A energia nuclear nunca poderá ser segura. Por Karl Grossman.

Artigo | 24 de April

Catarina Martins foi convidada pela associação "Saber Compreender" para uma ação de contacto com a população sem-abrigo nas ruas do Porto e falou sobre as propostas do Bloco para esta população.