Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

Substituir os valores da praxe, isto é, da verticalidade, da hierarquia e da obediência ao superior, pelos valores da horizontalidade, do companheirismo e da igualdade, é uma tarefa urgente.

Artigo | 21 de February

Albert Woodfox foi libertado neste sábado, o dia em que completou 69 anos, tendo sempre mantido que estava inocente. “Nada vai reparar o confinamento desumano ao qual o Estado [dos EUA] o submeteu’, diz a Amnistia Internacional.

Flickr Photoset | 21 de February
Artigo | 21 de February

Era ainda um jovem, um “puto de liceu” como gosta de dizer quando um dia foi desafiado pelos amigos a ir até ao Hot Club. Mas aquela cave onde estava um grupo a tocar, uns tipos a jogar poker e um rádio sintonizado na “ Voz da América” a fazer propaganda política ao “american way of life”, não lhe agradou.

Artigo | 21 de February

Catarina Martins afirmou, neste domingo, que o OE “permite a recuperação de rendimentos pela primeira vez em cinco anos”, criticou a direita por apoiar a “chantagem contra o país” e salientou que o Bloco será “extraordinariamente exigente” na discussão na especialidade.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

O Ministro da Educação decidiu pôr fim aos exames dos 4º e 6º ano de escolaridade, que não se irão realizar este ano letivo. Esta medida não será aplicada nos Açores.

Artigo | 21 de February

A lei aprovada pelo governo PSD/CDS colocou centenas de amas da Segurança Social em risco de desemprego ao fim de décadas de trabalho precário. A APRA exige mudanças na lei por parte do governo.

Artigo | 21 de February

Ainda que pareça que vivemos nos últimos meses uma época de baixos preços do petróleo, a sua evolução durante os últimos 50 anos não deve incutir otimismo. Artigo de Ignacio Mártil, publicado no blogue EconoNuestra.

Artigo | 21 de February

Ao recusar o pedido do FBI para a sua empresa desbloquear o acesso aos dados de um autor de atentado terrorista, Tim Cook fez a escolha de se insurgir contra os governos que tentam acabar com a privacidade nos telemóveis. Artigo de Eerke Boiten, no portal The Conversation.

Author | 21 de February
Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

Cada homem e cada mulher têm o direito de decidir, em liberdade e em consciência, que a sua vida se completou, quando o que têm pela frente, irreversivelmente, é apenas a sobrevivência do corpo num caminho de degradação crescente.

Artigo | 21 de February

Os recursos anuais do Daesh situam-se entre um e três mil milhões de dólares, o que faz dele a organização terrorista mais poderosa do mundo. Quais as suas principais fontes de receita? Artigo da União Sindical Solidaires.

Artigo | 21 de February

Os promotores do movimento Direito a Morrer com Dignidade decidiram colocar à subscrição pública o manifesto lançado este mês pelo direito a morrer com dignidade.

Artigos dossier | 21 de February

Calendário e descrição dos eventos marcados em homenagem à Gisberta.

Artigos dossier | 21 de February

Esta cronologia, preparada por Bruno Maia, João Carlos Louçã e Sérgio Vitorino, mostra as datas mais importantes para o movimento LGBTI em Portugal nos últimos 114 anos. Só em 1982 se dá a descriminalização da homossexualidade e é em 1999 que Lei das Uniões de Facto passa a aplicar-se também aos casais homossexuais, apesar de ainda carecer de regulamentação. Pelo meio, ficam inúmeras episódios de homofobia e discriminação, mas também a criação de movimentos que vieram dar visibilidade à luta LGBTI.

Artigos dossier | 21 de February

O que significa gender bender, género não binário, transmisoginia ou MTF?

Artigos dossier | 21 de February

Não me esqueço que, no início da primavera de 2006, alguma imprensa continuava a falar da Gisberta como “o travesti assassinado”, mesmo depois de saberem que a Gisberta era uma mulher trans. Não me esqueço dos debates e da resistência de alguns ativistas em falar em transfobia, palavra desconhecida e que foi preciso incluir no vocabulário da luta. Artigo de José Soeiro.

Artigos dossier | 21 de February

Vale a pena analisar em detalhe cada uma das consequências que atribuímos ao “caso Gisberta”, os seus avanços, percalços, insuficiências, as resistências que se exerceram (inclusivamente a partir de dentro do movimento), bem como reconhecer que cada uma das transformações que refiro encerra, em si, contradições profundas. Artigo de Sérgio Vitorino.

Artigos dossier | 21 de February

As pessoas trans e intersexo sabem e podem falar por elas próprias.