You are here

Pesquisar

Artigo | 9 de November

Entre os gigantescos problemas que a eleição de alguém como Trump traz, está a sua promessa de rasgar o Acordo de Paris, não por ser insuficiente, mas por não acreditar nas alterações climáticas. Por João Camargo em Marraquexe.

Artigo | 8 de November

O espectro da possível eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos garante que durante os primeiros dias será difícil perceber o que será esta cimeira. Por João Camargo em Marraquexe.

Artigo | 30 de September

Com os limites naturais a colocarem cada vez mais em evidência a natureza totalmente disruptiva do capitalismo, a emergência de uma saída ecossocialista é um imperativo a ser trabalhado. Por João Camargo.

Artigo | 21 de September

Enquanto procurava descobrir se Portugal não poderia ser uma Noruega no que diz respeito à distribuição económica e social adequada das receitas de petróleo, o que concluo que não pode acontecer, houve outra questão que rapidamente se pôs: e a Noruega, pode ser a Noruega? Por João Camargo.

Artigo | 16 de September

Comparar Portugal com a Noruega como forma de defender a exploração de combustíveis fósseis no país é apenas um exercício de grande esforço imaginativo que cai à primeira curva. Por João Camargo.

Artigo | 14 de September

Entre 7 e 18 de Novembro vai-se realizar a COP-22 em Marrocos. Um ano depois da COP-21, com o Acordo de Paris fechado e entretanto assinado por 175 partes, ainda faltam muitas questões para que o mesmo entre em vigor, e Marrakesh é a próxima paragem para tentar operacionalizá-lo. Por João Camargo.

Artigo | 10 de August

Além de haver um enorme acordo entre os muitos movimentos sociais envolvidos na luta contra a exploração de petróleo em Portugal, há uma pergunta frequente e central: Porquê Agora? Por João Camargo

Artigo | 13 de June

A atual situação da Central Nuclear de Almaraz, a 100 km da fronteira portuguesa, tem servido para colocar novamente no debate público a energia e, principalmente o nuclear.

Artigo | 17 de April

As notícias da entrega da concessão da exploração de combustíveis fósseis em terras do Algarve ao empresário Sousa Cintra têm abundado. Importa perceber que os problemas da exploração de combustíveis fósseis são generalizados. Mas no festim das concessões em Portugal, importa conhecer quem veio para jantar. Por João Camargo