You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de June

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) acusou hoje a Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis (ENMC) de “criar entraves” às tentativas que fez para consultar processos relacionados com os contratos de prospeção de hidrocarbonetos na região.

Artigo | 25 de June

Centenas de pessoas participaram este sábado, em Aljezur, numa festa/manifestação para protestar contra o furo de sondagem de petróleo levado a cabo pelo consórcio GALP/ENI e cuja realização está marcada para a próxima sexta-feira.

Artigo | 23 de June

O governo alargou até 3 de agosto o período de consulta pública para a sondagem de pesquisa de petróleo no mar, a 46.5 quilómetros de Aljezur. Esta era uma das exigências dos movimentos que lutam contra este atentado ambiental e económico ao Algarve.

Artigo | 21 de June

A Quercus alerta para os perigos para a saúde pública e o ambiente que representa um projeto de exploração de urânio, a céu aberto, na província espanhola de Salamanca, uma zona de fronteira com Portugal.

Artigo | 20 de June

Associação ambientalista interpela o Conselho Europeu de Ambiente, que reune hoje para discutir a ratificação do Acordo de Paris e a revisão do Comércio Europeu de Licenças de Emissão.

Artigo | 20 de June

Mutações genéticas podem tornar ineficazes até mesmo os antibióticos de “último recurso”. O uso irresponsável destes medicamentos – inclusive para alimentação do gado – tem de ser proibido sem demora. Por Martin Khor.

Artigo | 17 de June

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a desenvolver um combustível sólido a partir do aproveitamento de desperdícios das podas de vinho e de olival, além do bagaço de uva e de dejetos animais.

Artigo | 14 de June

Uma equipa de cientistas produziu um novo atlas da poluição luminosa que mostra que uma em cada três pessoas do mundo não consegue ver, num céu noturno, a galáxia à qual pertence o planeta Terra.

Artigo | 13 de June

A atual situação da Central Nuclear de Almaraz, a 100 km da fronteira portuguesa, tem servido para colocar novamente no debate público a energia e, principalmente o nuclear.

Artigo | 12 de June

Uma equipa de cientistas e engenheiros de uma central eléctrica na Islândia mostrou pela primeira vez ser possível enterrar emissões de dióxido de carbono no subsolo transformando-as num elemento sólido em apenas alguns meses.

Artigo | 11 de June

A manifestação pelo encerramento da central nuclear situada em Cáceres, na Estremadura, contou com a participação de cerca de 2000 pessoas e de dezenas de organizações do Movimento Ibérico Antinuclear. Entre os presentes estiveram representantes do Bloco, PEV e PAN e eurodeputados do Podemos e da Izquierda Unida.

Artigo | 11 de June

Catarina Martins lembrou este sábado em Cáceres, Espanha, que “a central nuclear de Almaraz devia ter fechado em 2010, está obsoleta”. “É uma central perigosa e o estado espanhol está a empurrar o problema com a barriga", sublinhou a porta voz bloquista.

Artigo | 7 de June

Câmara de Loulé indeferiu o pedido do consórcio Repsol/Partex, salientando que “não quer ver-se associada a nenhuma forma de colaboração com aquela atividade”. A Portfuel, de Sousa Cintra, assinala que é a primeira vez que os protestos públicos contra a exploração de petróleo “assumem tamanha dimensão”.

Artigo | 5 de June

A central sindical lembra que a central nuclear já deveria ter sido encerrada em 2010 e defende que “o Governo Português intervenha junto do Governo Espanhol e de outras instâncias internacionais para que se proceda ao encerramento da Central Nuclear de Almaraz!”. No próximo sábado, 11 de junho, decorre em Cáceres a manifestação "Fechar Almaraz".

Artigo | 3 de June

Recentemente foram tornadas públicas suspeitas de falsificação de relatórios sobre a segurança das instalações das centrais nucleares do grupo francês Areva, um dos gigantes mundiais do setor que emprega mais de 40 mil pessoas na Europa, na América e em África. Por Rui Curado Silva.

Artigo | 1 de June

A central de Almaraz está em fim de vida, não é fiável e, a cada ano que passa, aumenta o risco. Se algo mais grave acontecer, num instante, é a catástrofe. Artigo de Luísa Schmidt.

Artigo | 1 de June

A Quercus fez um apelo ao município de Guimarães para travar o processo de instalação de uma fábrica de reciclagem de plásticos no concelho, para evitar a degradação do ambiente e da qualidade de vida das populações.