Artigo | 30 de April

Na abertura do Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso – a porta-voz do Bloco de Esquerda afirmou que “a cultura é um espaço de disputa política, porque o capital financeiro faz essa disputa e nós também temos que a fazer”.

Artigo | 29 de April

O deputado Heitor de Sousa manifestou “apoio político aos taxistas”, considerado ser “ilegal” o atual modelo de exercício da plataforma Uber.

Artigo | 29 de April

Projetos apresentados pelo Bloco e pelo PAN foram aprovadas esta sexta-feira. O apelo ao encerramento da central nuclear espanhola situada junto ao rio Tejo, na região fronteiriça, reuniu unanimidade junto dos deputados. Dia 11 de junho haverá manifestação ibérica pelo encerramento em Cáceres.

Artigo | 28 de April

Jorge Moreira da Silva, ex-ministro da Energia do PSD, explicou na Comissão conjunta de Ambiente e Economia que a contestação à exploração de petróleo no Algarve é liderada por “estrangeiros reformados” que querem que o Algarve seja “terra de índios”.

Artigo | 28 de April

Bloco de Esquerda/Açores e GUE/NGL, organizam, este sábado, na ilha do Faial, um Fórum público para debater a importância da criação de um Centro Internacional de Investigação das Ciências do Mar e Alterações Climáticas na região.

Artigo | 28 de April

Catarina Martins interveio no debate quinzenal com o Primeiro Ministro, na Assembeia da República, que interpelou sobre offshores, Swiss Leaks, o Novo Banco e ainda sobre os investigadores de pós doutoramento despedidos pelo Instituto Superior de Agronomia.

Artigo | 28 de April

Decorreu no último fim-de-semana, em Berlim, no espaço Karl-Liebknecht-Haus, um encontro de sindicalistas da Esquerda Europeia, com a presença de 11 países. Por Deolinda Martin.

Artigo | 28 de April

Ambiente obriga à suspensão de um furo de 500 metros para captação de água em Aljezur para seis hectares de hortícolas. Governo solicita parecer à Procuradoria Geral da República sobre empresa de Sousa Cintra à qual foram atribuídas duas concessões de prospeção de petróleo no Algarve pelo anterior governo, uma semana antes das eleições.

Artigo | 28 de April

Entre 2010 a 2014 saíram de Portugal 10.200 milhões de euros para contas em offshores. 2011, ano da chegada da troika, foi o ano de maior volume de transferências. Dados correspondem ao valor declarado, o real será superior, e não incluem Zona Franca da Madeira.

Artigo | 27 de April

André Gustavo foi o diretor das duas últimas campanhas eleitorais de Pedro Passos Coelho. Autoridades policiais brasileiras pediram informações sobre a atuação do publicitário em Portugal, onde apenas teve como cliente o PSD.

Artigo | 27 de April

Heitor de Sousa afirmou no debate parlamentar sobre o Plano de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas que o Bloco tem feito parte de uma maioria cujo objetivo estratégico passa pela “promoção de recuperação de rendimentos dos portugueses”.

Artigo | 27 de April

Mariana Mortágua colocou esta quarta-feira quatro perguntas ao ministro das Finanças sobre o recurso a offshores por instituições públicas e nove medidas de combate àquela forma de evasão fiscal e outros ilícitos.

Artigo | 26 de April

À saída de uma audiência com o Presidente da República, Catarina Martins sublinhou que "enquanto o Governo estiver a recuperar rendimentos do trabalho, a proteger o Estado Social, aqui está o Bloco, como sempre". A porta voz bloquista defendeu que "à política de recuperação de rendimentos é preciso juntar uma estratégia económica sobre emprego no nosso país".

Artigo | 26 de April

Esta terça-feira foi entregue na Assembleia da República a petição pela despenalização da morte assistida, que reuniu mais de 8.300 assinaturas. Deputado José Manuel Pureza reforçou compromisso do Bloco na apresentação de um projeto de lei sobre a matéria.

Artigo | 25 de April

“Quando vimos à rua, vimos por todo o caminho que há que fazer para que a Liberdade seja uma realidade. Precisamos de Igualdade, de Estado Social, de Emprego”, afirmou Catarina Martins ao esquerda.net no desfile do 25 de Abril em Lisboa.

Artigo | 25 de April

Lembrando que “tanta gente em Portugal, pelas condições de vida a que está sujeita, vive a negação da democracia”, Catarina Martins afirmou: "Temos a perfeita consciência de tudo o que falta fazer para que a democracia, para que a liberdade, sejam não apenas palavras distantes, mas a realidade de todas as pessoas".

Artigo | 25 de April

Na sessão solene do 25 de Abril, Jorge Costa afirmou: “Numa democracia, é o contrato social que prevalece, o contrato constitucional do Estado com o seu povo. Para o respeitar, devemos recuperar capacidade soberana, defender Portugal e trazer justiça à economia”.

Artigo | 24 de April

Catarina Martins interveio no encerramento do encontro da comissão executiva do Partido da Esquerda Europeia, no qual participou António Guterres.

Artigo | 24 de April

A deputada Joana Mortágua, denunciando o que apelidou de “golpe contra um Governo democraticamente eleito”, descreveu o clima generalizado de favorecimento da compra de votos, de financiamento privado de partidos, de troca de favores e de corrupção no poder político protagonizado pelos autores desse mesmo impeachment.

Artigo | 24 de April

Sob o lema #istotemdemudar, o Precfest irá juntar associações, movimentos e coletivos no dia 1 de maio em Lisboa. O esquerda.net falou com a organização do evento para saber de que constará o protesto.