Artigo | 4 de December

Entrevista a Bhaskar Sunkara, fundador e editor da revista Jacobin. Por Miguel Bordalo e Joana Louçã.

Artigo | 15 de October

Entrevista a Elísio Estanque sobre o seu novo livro, “Praxe e tradições académicas”. Por Joana Louçã.

Artigo | 19 de September

Entrevista a Maria José Magalhães, professora universitária e presidente da UMAR, sobre os 40 anos da associação. Por Joana Louçã.

Artigo | 24 de July

O segundo romance do jornalista e escritor João Paulo Guerra conta uma história ficcional baseada numa doença real, a Perturbação Pós-Stresse Traumático. É uma doença crónica e contagiosa, que só foi reconhecida em Portugal em 1995, vinte anos depois do fim da guerra colonial. Entrevista de Joana Louçã.

Artigos dossier | 24 de April

A 26 de abril de 1986 deu-se uma das maiores catástrofes nucleares da História numa pequena localidade da Ucrânia, Chernobyl. De central, dizia-se que era tão segura que poderia ter sido construída no meio da praça vermelha de Moscovo. Há cinco anos atrás aconteceu uma nova catástrofe quando, na sequência de um maremoto, houve uma fuga nos reatores da central nuclear de Fukushima. Neste dossier discutimos por que razão a energia nuclear nunca será uma opção segura e os perigos que continuamos a correr quando centrais, como a de Almaraz, continuarem em funcionamento.

Dossier organizado por Joana Louçã.

Artigo | 4 de March

Nos últimos anos, a apropriação pelos média mainstream têm banalizado as identidades, vidas e vivências trans. Mas será que o dia a dia das pessoas melhorou? Por Joana Louçã.

Artigos dossier | 4 de March

Artigos dossier | 26 de February

A última entrevista que publicamos no dossier de homenagem à Gisberta foi feita a Sacha Touilh, de 30 anos, ativista trans francês. Por Joana Louçã.

Artigos dossier | 24 de February

O esquerda.net entrevistou Alice Cunha, de 19 anos, ativista trans dos coletivos Lóbula e Panteras Rosa. Por Joana Louçã.

Artigos dossier | 23 de February

esquerda.net entrevistou Gabriela Moita sobre a lei da identidade de género, o acesso que a ela têm as pessoas e de que forma deveria ser melhorada, os problemas que enfrentam as pessoas que queiram fazer uma transição e as diferentes etapas do processo. Por Joana Louçã.

Artigos dossier | 22 de February

Entrevista a Duarte Gaio sobre as reivindicações da comunidade, a importância do ativismo trans e o que mudou dez anos depois do assassinato de Gisberta. Por Joana Louçã.

Artigos dossier | 18 de February

A 22 de Fevereiro de 2006 o país acordou com a notícia da morte de Gisberta Salce Junior, encontrada assassinada num poço depois de três dias de tortura. O crime de ódio alertou a sociedade que fingia ignorar a fragilidade das vidas de tantas pessoas trans, a quem era negado o direito à identidade, ao acesso ao trabalho e a cuidados de saúde, expondo-as à violência gratuita. 10 anos passaram, o que mudou entretanto? Dossier organizado por Joana Louçã.

Artigo | 4 de February

Entrevista a Diana Póvoas, médica, sobre a infeção com o vírus Zika, as suas formas de transmissão, os efeitos causados e ainda o possível impacto que a restrição no acesso a métodos contracetivos e à interrupção voluntária da gravidez pode ter na saúde das mulheres. Entrevista de Joana Louçã.

Artigo | 3 de February

O esquerda.net entrevista o médico Bruno Maia sobre a profilaxia pré exposição para o VIH (PrEP), alcunhada de "a pílula contra a SIDA" por ser totalmente eficaz a evitar a sua transmissão. Entrevista de Joana Louçã.