A queda do muro tem um significado muito especial: é a vitória da lenta, persistente e tantas vezes ignorada resistência contra a opressão; é a derrota da alienação ideológica perante a materialidade irresistível dos interesses mais profundos das sociedades e dos indivíduos. É a demonstração irrevogável de que o socialismo não pode existir sem democracia e sem a maior liberdade individual. Texto de Mário Tomé.

Artigos dossier

O socialismo só pode ser o contrário do Muro: liberdade contra a censura, responsabilidade contra o controlo sindical, todos os direitos sociais, incluindo o pluripartidarismo, a liberdade de formar sindicatos ou de fazer greve. Por Francisco Louçã.

Artigos dossier

– Diz-me, gentil menina: gostarás de mim se eu fizer uma visita aos teus pais?

Havendo proferido tais palavras, Julião Mastakovitch quis beijar a pequena mais uma vez; mas o menino, vendo-a prestes a romper no choro, puxou-a pela mão.

Biblioteca

Uma vez tinha eu voltado pela ante-manhã de uma festa louca. Dormia a sono solto, prostrado pela fadiga, esgotado da orgia desenfreada. Senti uma mão fria passar-me de leve nas faces, acordei. Era ela!

Biblioteca

O verdadeiro medo é como uma reminiscência dos fantásticos terrores primitivos.

Biblioteca

Passou em branco na maior parte dos jornais portugueses a reforma laboral que o PSOE fez aprovar na sexta-feira em Espanha e que está a incendiar sindicatos e movimentos de trabalhadores.

Artigos Opinião Esquerda

A proposta da Ministra da Educação de acabar com os chumbos parece progressista mas não é. E confirma uma das marcas fortes deste governo: aparências, joguetes de comunicação e produção da imagem, um pacote sofisticado que esconde sempre a política do cifrão.

Artigos Opinião Esquerda

As perguntas sobre a execução do Programa de Acção anunciado em 2008 como compensação pela não construção do novo aeroporto na Ota foram enviadas a 8 ministérios.

Artigo

No dia 15 de Setembro os bombeiros de todo o país devem manifestar-se contra o atraso da legislação que está “a colocar em causa a segurança dos munícipes”.

Artigo

Trabalhadores da indústria têxtil lutam por salário mínimo de 54 euros.

Artigo