Audio

Sessão pública com Marcos Farias Ferreira, professor de Relações Internacionais e candidato independente na lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 2024.

Artigo

Em Sernande, Vinhais, descerrou-se uma placa a lembrar um guerrilheiro galego antifascista aí morto pela PIDE e Guardia Civil. A iniciativa Raia Seca Solidária lembrou não só os combatentes mas também os portugueses que lhes forneceram uma retaguarda para a sua luta.

Artigo

Nascida a partir de um grupo de pessoas que lutou na clandestinidade contra o colonialismo, a organização não governamental ainda existe hoje tendo um Centro de Recursos para o Desenvolvimento e uma Loja de Comércio Justo e mantendo várias lutas para a “construção quotidiana de uma sociedade democrática”.

Artigo

Nova configuração política saída das negociações para o executivo determina uma campanha em que a extrema-direita, hoje sem eurodeputados, sairá sempre vencedora.

Artigos Opinião Esquerda

A visão de(s)colonial da História é uma necessidade para todos. Respeitar Portugal é falar da nossa história toda. A escolha que temos de fazer é entre acompanharmos o debate europeu ou ficarmos amarrados à propaganda antiga, repetindo um tempo de proibição e de censura.

Fotogaleria

Fotos de Rafael Medeiros.

Artigo

Nós, que pretendemos emancipar as mulheres da hierarquia de género, precisamos tornar-nos mais conscientes de que operamos num terreno que também é povoado por forças mercantilizantes, defende a filósofa norte-americana.

Artigo

O português foi galardoado pelo filme Grand Tour. Disse que este é sobre a determinação das mulheres. Anora deSean Baker venceu a Palma de Ouro. O iraniano Mohammad Rasoulof foi premiado por uma metáfora contra a ditadura. E a espanhola Karla Sofía Gascón tornou-se a primeira mulher trans a ganhar o prémio de melhor atriz.

Artigo

A aposta nas indústrias de defesa e na construção de um exército europeu – qualquer que seja o seu modelo – como novos motores da integração económica e política da Europa é uma mera fuga para a frente e a resposta trágica dos governos da UE para as gravíssimas crises resultantes da governação económica de orientação liberal que procuram impor-nos como alternativa única para as nossas vidas.