Artigos Opinião Esquerda | 12 de October

Para ajudar o banco alemão nos testes de stress, o BCE aceitou contabilizar mais-valias de uma grande operação que ainda não tinha sido concluída.

Artigo | 12 de October

A associação Zero apela aos partidos para que se comprometam com a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e gasóleo em 2030.

Vídeo Esquerda | 12 de October

José Soeiro apresenta proposta do Bloco sobre medidas para a erradicação dos Contratos de Emprego Inserção como mecanismo de preenchimento de necessidades permanentes, para o reconhecimento de contratos de trabalho e para a fiscalização dos estágios do IEFP.

Artigo | 12 de October

Jorge Costa defendeu no parlamento o acesso automático à tarifa social da água por parte das famílias mais vulneráveis.

Artigo | 12 de October

Um grupo de cuidadores entregou esta quarta-feira na Assembleia da República uma petição com mais de 14.000 assinaturas para a criação do estatuto do cuidador informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências.

Artigo | 12 de October

Bloquistas apoiam greve agendada pelo Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para 13 e 14 de outubro e assinalam impacto da insuficiência de quadros nos atrasos intoleráveis na regularização de imigrantes.

Breves | 12 de October
Estava agendada para esta quarta-feira a entrega de duas petições, uma com 151 mil assinaturas e outra com 63 mil, que reivindicam, respetivamente, que deve ser retirada a pensão a Durão Barroso, e que deve haver lugar a uma reforma do Código de Conduta da Comissão Europeia. A eurodeputada Marisa Matias foi convidada pelos peticionários para estar presente na entrega destas duas petições: “As portas da Comissão fecharam-se, mas continuar-se-á a tentar”, escreve Marisa Matias na sua página de facebook.
Artigo | 12 de October

O Bloco denunciou o “desrespeito” da fábrica de conservas Cofaco pelos seus trabalhadores, responsabilizando-a também por “atentados” ambientais graves.

Artigo | 12 de October

Comissão Europeia impediu entrega desta petição, promovida por um “grupo de funcionários das instituições europeias”, bem como de outra, que reuniu 63 mil assinaturas pela reforma no Código de Conduta da CE. Marisa Matias esteve presente na ação a convite dos peticionários.

Artigo | 12 de October

"É a primeira vez que se realiza um tribunal moral nesta área, para dar visibilidade global a diferentes situações locais de vítimas da irresponsabilidade da Monsanto", explicou à Lusa Irina Castro, que integra o grupo de sete ativistas portugueses que vai deslocar-se a Haia, na sexta-feira.

Breves | 12 de October
Em entrevista ao Observador, a cantora e compositora angolana falou sobre o processo do grupo dos 15+2 ativistas e sobre a sua preocupação, social e política, com a situação em Angola, marcada por “uma assimetria social que se traduz na concentração da riqueza nas mãos de uma elite ligada ao poder”. Aline Frazão assinalou que se enche de esperança face à “garra” dos jovens ativistas angolanos que já não pertencem a “uma geração traumatizada pela guerra e condicionada por processos históricos complexos”.
Artigo | 12 de October

Desde a nomeação do Conselho de Administração, presidido por Isabel dos Santos, a Sonangol deixou de honrar os seus compromissos contratuais com a Chevron, no mais lucrativo bloco em Angola. Por Rafael Marques de Morais, Maka Angola.

Artigo | 12 de October

Lowmargin admite precariedade no Centro Hospitalar do Oeste e culpa administração por incumprimentos. Trabalhadores precários exigem respeito pelo seu trabalho, pelos utentes, pelo SNS, e direitos iguais aos seus colegas.