Artigos Opinião Esquerda | 26 de September

A direita dos interesses e a sua comunicação social demonstrou, nos últimos dias, não ter um pingo de vergonha.

Breves | 26 de September
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou uma paralisação para os dias 13 e 14 de outubro, justificada pelo arrastar das negociações com o governo sem resultados visíveis. Para além da aplicação das 35 horas a 9 mil enfermeiras e enfermeiros a contratos individuais, ainda sob o regime das 40 horas semanais, o sindicato reclama também a reposição do valor das horas extraordinárias e de qualidade cortadas pela troika e a contratação de milhares de profissionais necessários à prestação dos cuidados de saúde.
Artigo | 26 de September

Catarina Martins afirmou no Funchal que os números da execução orçamental voltaram a mostrar que “é possível uma política que recupera rendimentos, em vez de cortes”.

Artigo | 26 de September

Heitor de Sousa alertou que “há vários elementos que condicionam a atividade do táxi que, pelos vistos, não vão ter aplicação neste subsetor dos ‘para-táxis'". “O que vai ter como consequência é agravar ainda mais os elementos de precariedade de trabalho que existem no setor", alertou ainda o deputado bloquista.

Breves | 26 de September
António Guterres venceu a quinta votação dos membros do Conselho de Segurança para a eleição do próximo secretário-geral das Nações Unidas. Guterres reuniu 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" e um "sem opinião", precisamente o mesmo resultado da última votação.
Artigo | 26 de September

Para “início de conversa”: ligo a Al Jazeera e oiço “100 mortos no sábado, 85 este domingo”; há informação confirmada da utilização de bombas de desfragmentação; as Nações Unidas alertam para mais de um milhão de pessoas sem água. Tudo isto em Aleppo. Quem pensa que já é suficientemente mau, prepare-se para que seja pior. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado no blogue meu Mundo minha Aldeia.

Artigo | 26 de September

Segundo assinala o relatório "Estado da Educação 2015", entre 2005 e 2015, registou-se uma diminuição do investimento público em Educação. Na última década verificou-se ainda um aumento brutal das verbas pagas a título de propinas dos alunos, que passaram de 187 milhões para 308 milhões de euros.

Artigo | 26 de September

Sociedade Portuguesa de Contraceção e Associação para o Planeamento da Família assinalam que as mulheres imigrantes em Portugal devem ter acesso às consultas de saúde sexual e reprodutiva, "independentemente do seu estatuto legal".

Artigo | 26 de September

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o decreto-lei que regula a atividade das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros, como a Uber ou a Cabify, já está pronto e deverá entrar em vigor até ao final do ano. Taxistas prometem intensificar luta.

Artigo | 26 de September

Alberto Núñez Feijóo consegue terceira maioria absoluta na Galiza. En Marea (Podemos, Anova e Esquerda Unida) sobe ao segundo lugar. Partido Nacionalista Basco vence com maioria relativa no País Basco. EH Bildu (Eusko Alkartasuna, Aralar, Alternatiba e esquerda abertzale) ocupa segundo lugar. PSOE regista piores resultados da sua história.