Artigos Opinião Esquerda | 19 de September

Os baldios são propriedade comunitária a transmitir aos vindouros, e a sua utilização não deve comprometer irremediavelmente a fruição futura.

Artigo | 19 de September

Direção Geral de Saúde vai levantar a proibição que impedia homens que têm sexo com homens de doar sangue e impõe restrição de seis meses para quem tenha uma relação monogâmica estável, independentemente da orientação sexual. "Não deve haver exclusões com base na ideia de que determinada orientação sexual é um risco acrescido", diz o deputado bloquista Moisés Ferreira.

Artigo | 19 de September

Entrevista a Maria José Magalhães, professora universitária e presidente da UMAR, sobre os 40 anos da associação. Por Joana Louçã.

Artigo | 19 de September

Evento convocado pelas Coordenadoras Distritais do Bloco de Esquerda de Castelo Branco, Portalegre e Santarém irá percorrer os três distritos em protesto contra os crimes ambientais no Rio Tejo e seus afluentes.

Artigo | 19 de September

“Podemos estar perante um potencial problema, associado ao mercúrio no ecossistema marinho em Portugal”, alertam os investigadores da Universidade de Aveiro que estudaram dezenas de golfinhos que deram à costa portuguesa.

Artigo | 19 de September

Em visita à escola Francisco Arruda, a coordenadora do Bloco saudou a tranquilidade da abertura deste ano letivo e defendeu a contratação e vinculação dos funcionários necessários ao funcionamento das escolas.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de September

Foi com satisfação que assistimos há poucos dias à tomada de posição pública de Orham Pamuk – Prémio Nobel da Literatura em 2006 – sobre a situação na Turquia.

Artigo | 19 de September

Depois dos generosos contributos da indústria farmacêutica, as campanhas contra a legalização da canábis nos referendos de novembro nos EUA contam também com milhares de dólares dos distribuidores de bebidas alcoólicas que temem perder mercado.

Breves | 19 de September
A primeira visita de Michel Temer aos Estados Unidos após a destituição da presidente do Brasil não contará com qualquer encontro oficial com o presidente norte-americano. Ao invés, Temer tem reuniões agendadas com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e os presidentes uruguaio, peruano e palestino durante a sua participação na Assembleia Geral da ONU que vai decorrer em Nova Iorque. A chegada de Temer ao hotel que acolhe a comitiva brasileira ficou marcada por protestos contra o golpe que afastou Dilma Rousseff.
Event | 19 de September

Audição Pública: Técnicos nas escolas
Organização: Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. Entrada livre. Confirmação para o email [email protected] ou 21 3919767. Ver cartaz.
Lisboa, centro de Acolhimento ao Cidadão da Assembleia da República, 17h.

Seminário: Austeridade é Desvalorização do Trabalho: das políticas de emprego e proteção do trabalho à negociação
Pré-apresentação do 3º Relatório do Observatório Sobre Crises e Alternativas.
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3), 14h às 18h30.

Artigo | 19 de September

A passagem da Linha de Alta Tensão que está projetada pela REN para o concelho de Barcelos “é um problema gravíssimo”, afirmou o deputado bloquista Pedro Soares durante uma visita este sábado a alguns dos principais pontos que atravessa esta linha no município.

Event | 19 de September

Audição Pública: Vida Independente
Com Eduardo Jorge, Diana santos e Jorge Falcato. Organização: Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. Entrada livre. Confirmação para o email [email protected] ou 21 3919066. Ver cartaz.
Lisboa, Assembleia da República, 15h.

«Uma Tarde no Museu do Aljube»
Carlos Brito, um ex-prisioneiro e resistente antifascista, conta-nos a sua história de resistência à Ditadura. Ver cartaz.
Lisboa, Museu do Aljube, 15h30.

Encontro: Fiscalidade Europeia. E depois do caso Apple?
Com João Amaral Tomaz, João Pedro Santos e Clotilde Celorico Palma. Mais informações.
Lisboa, Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, 18h.

Eleições legislativas regionais dos Açores: Debate entre Zuraida Soares (Bloco) e candidato/a do CDS
A seguir ao Telejornal das 20h00 (hora local) da RTP Açores.

Artigo | 19 de September

No primeiro aniversário do escândalo da manipulação de emissões poluentes nos carros a diesel da Volkswagen, um estudo europeu revela que nenhuma marca cumpre os limites mais recentes em vigor na Europa. Hoje circulam na Europa 29 milhões de carros a diesel a poluir acima do limite, dos quais 376 mil em Portugal.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de September

Na terça-feira realizam-se eleições e fui convocada para a missão de observação eleitoral. Poucos países enfrentam desafios tão grandes como estes nesta região.