Artigo | 5 de September

Devido a infrações na atribuição da tarifa social, a Galp foi condenada pela entidade reguladora a uma coima de 500 mil euros, reduzida a metade por acordo. A empresa tem também de compensar clientes. Desde 1 de julho, o acesso à tarifa social passou a ser automático.

Artigo | 5 de September

Sónia Balacó, atriz, poeta e ativista no Movimento Peniche Livre de Petróleo, e João Camargo, investigador em alterações climáticas e ativista comentam formas de resistência e luta contra a exploração de petróleo em Portugal.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de September

Não há consenso possível entre as opiniões que defendem uma Justiça manietada pela austeridade e as que defendem o reforço de meios e de alcance da Justiça.

Event | 5 de September

II Conferência do Observatório para as Condições de Vida – Políticas de austeridade e condições de vida: do diagnóstico às alternativas
Ver programa.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas UNL.

Eleições legislativas regionais dos Açores: Debate entre Zuraida Soares (Bloco) e candidato/a do PPM
A seguir ao Telejornal das 20h00 (hora local) da RTP Açores.

Apresentação do livro ‘A Raiz Genuína’, de Mário Correia
Com a presença do autor e a participação musical de Ana Ribeiro. Organização: AJA Norte. Mais informações.
Porto, Sede da AJA- Norte - Rua do Bonjardim 635 1º tras, 21h30.

À Conversa com Mariana Mortágua, deputada do Bloco, e Carlos Oliveira, cabeça de lista do Bloco pela Ilha de Santa Maria
Ver cartaz e evento de facebook.
Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores - Salão do Clube Asas do Atlântico, 22h.

Artigo | 5 de September

Para acabar com o drama anual dos professores não colocados, a federação de professores insiste na criação de um regime que permita a aposentação dos professores com mais de 36 anos de serviço.

Artigo | 5 de September

No dia 4 de setembro de 1989, faleceu o escritor belga de língua francesa, Georges Simenon. Foi um dos mais célebres autores dos romances policiais. As tiragens dos seus livros atingem mais de 500 milhões de exemplares. Por António José André.

Breves | 5 de September
A Associação dos Lesados do Banif, que representa 7500 acionistas e obrigacionistas do banco e da holding Rentipar, convocou uma manifestação para dia 16 de setembro, às 11 horas na Praça do Comércio, em Lisboa. Será o primeiro protesto na capital, depois de manifestações na Madeira e Açores, onde o banco tinha uma quota de mercado considerável.
Artigos Opinião Esquerda | 5 de September

A casa própria, com ou sem vistas para o sol, parece ser a arma de arremesso escolhida pela Direita portuguesa para contar uma anedota sobre si mesma.

Artigo | 5 de September

O responsável pelos assuntos exteriores do governo catalão inaugurou esta segunda-feira a delegação na capital portuguesa, considerada um embrião da futura embaixada da Catalunha, “se as maiorias democráticas assim o desejarem”.

Artigo | 5 de September

O deputado bloquista Pedro Soares exige que o governo intervenha para resolver o atentado ambiental das mais de mil toneladas de plástico destinado à reciclagem que estão a arder desde fevereiro junto à aldeia de Cachão, em Mirandela.

Artigo | 5 de September

Em entrevista à Antena 1, o Nobel da Economia defende um “divórcio amigável” por parte de alguns países do euro, entre os quais Portugal. Se continuar na moeda única, o nosso país “está condenado”, prevê o economista.

Artigo | 5 de September

Em 2011 começaram a ser atribuídas as 15 concessões existentes para exploração de hidrocarbonetos em Portugal. A contestação popular no Algarve já levou ao adiamento indeterminado de dois furos, e vários grupos, como o recém formado Movimento Peniche Livre de Petróleo, tentam replicar o mesmo resultado.

Artigo | 5 de September

A Alternativa para a Alemanha (AfD) estreou-se nas eleições deste domingo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, no nordeste alemão, obtendo o segundo lugar e ultrapassando o partido da chanceler Angela Merkel no seu círculo eleitoral.