Artigos Opinião Esquerda | 1 de September

Não vale a pena atirar dinheiro diretamente para os bancos porque os bancos querem reduzir o seu balanço e mais facilmente o colocam em produtos especulativos do que na economia real.

Artigo | 1 de September

A notícia da criação de uma empresa formada por ex-quadros do SIED que vende segredos a políticos e empresários motivou um pedido de explicações do Bloco ao primeiro-ministro. José Manuel Pureza quer ver cumprido o "período de nojo" previsto na lei sobre a incompatibilidade de funções dos ex-espiões.

Artigo | 1 de September

Entrevista a João Mineiro, sociólogo e coautor do livro “Desobedecer à Praxe”, sobre a importância do combate à praxe, a relação entre o enaltecimento das chamadas "tradições académicas" e o recuo do movimento estudantil, e o presente momento, em que se reorganizam e constroem alternativas à praxe a diferentes escalas.

Artigo | 1 de September

Os principais responsáveis do Grupo Espírito Santo (GES) abriram uma conta num banco sediado no Panamá, sete meses depois do colapso BES e do GES. A conta destina-se a guardar ativos de uma offshore que é supeita da prática de várias fraudes.

Artigo | 1 de September

Os trabalhadores da Unicer decidiram esta quarta-feira, em plenário, solicitar uma nova reunião à administração da empresa porque consideram “insatisfatória” a última proposta de aumento salarial de 1,2 por cento depois de nos últimos dois anos os accionistas terem recebido 60 milhões de euros de lucros.

Event | 1 de September

Lançamento do livro "Esperar pela hora de Deus: o exílio forçado de sacerdotes angolanos em Portugal 1960-1974", de Carlos Alberto Alves
Apresentação por por Frei Bento Domingues (ISTA), Helena Pinto Janeiro (Museu do Aljube; IHC-UNL), Hugo Gonçalves Dores (CEHR-UCP; CES-UC) e Pedro Aires Oliveira (IHC-UNL). Ver convite.
Lisboa, Universidade Católica de Lisboa (Sala de Exposições, 2º piso do edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II), 18h.

histórias da História
Com Carlos Matos Gomes. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Ciclo de cinema ao ar livre: Fronteiras
Exibição de “A Guerra Acabou”, de Alain Resnais. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Sessão Pública: Ensino Superior: onde pára a participação democrática?
Com Gabriel David (Professor Associado da Flup e membro do Conselho Geral da UP), Luís Monteiro (Deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República) e Mariana Esteves (Estudante de Economia da FEP). Ver evento de facebook.
Porto, espaço Miguel Portas - Rua Alvares Cabral, 77, 21h30.

Ciclo de cinema ao ar livre: Fronteiras
Exibição de “Falamos de Rio de Onor”, de António Campos, e “Othon”, de Guillaume Pazat e Martim Ramos. Mais informações.

Projeção do filme: Tempo/Espaço, de Tiago Afonso
Lisboa, Crew Hassan - Rua Andrade 8A Anjos, 22h.

40.º Aniversário da UMAR
Ver evento de facebook.
Lisboa, Centro de Cultura e Intervanção Feminista - Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30 M-N | Empreendimentos Alcântara-Rio, 18 às 21h.

Portugal Palestina: Arte pela Liberdade - Apresentação do Freedom Theatre
Mais informações.
Maia, Quinta da Caverneira, no Teatro Art’Imagem, 18h30.

Ciclo de cinema ao ar livre: Fronteiras
Exibição de “Dois vultos na paisagem”, de Joseph Losey. Mais informações.

Rentrée do Clube dos Pensadores
Com a presença de Catarina Martins, coordenadora do Bloco. Mais informações.
Gaia, Hotel Holiday Inn, 21h30.

Event | 1 de September

Almoço-convívio com o tema “ Situação Política e as próximas Eleições Autárquicas”
Com a participação da deputada Isabel Pires, e dirigentes do Bloco de Esquerda. Mais informações.
Loures, São Julião do Tojal, Rua 1º de Maio, nº 44 (Junto á delegação da Junta de Freguesia), 12h.

Oficina: Esperanto
Com António Martins.

Projeção do documentário: Kurdistan, guerra de mulheres |Debate
Projeção do documentário " Curdistão, guerra de mulheres" de Mylène Sauloy, 2016 (legendas em castelhano) seguido de um debate com a presença da Editorial Descontrol e Ceren Akyos ativista solidária com o movimento curdo. Ver evento de facebook.
Lisboa, Disgraça - Rua da Penha de França 217, 21h.

Oficina: Esperanto
Com António Martins.

Portugal Palestina: Arte pela Liberdade
16:00 Regresso à Palestina | Teatro - Freedom Theatre. Conversa com o público
Mais informações e cartaz.
Porto, Palácio do Bolhão.

Projeção do filme: De caras, de Tiago Afonso
Lisboa, Crew Hassan - Rua Andrade 8A Anjos, 22h.

Convívio de Verão
Organização: coordenadora distrital de Braga do Bloco de Esquerda. Ver evento de facebook.
Vila Nova de Famalicão, parque de lazer de Avidos, 15h30.

Oficina: Língua gestual
Com Giuseppe Agulli e Pedro Rodrigues. Ver evento de facebook.

Artigo | 1 de September

O dia amanheceu com Dilma Rousseff na Presidência, Temer tomou posse no meio da tarde, e à noite passou o cargo para o presidente do Congresso, Rodrigo Maia, partindo então para a reunião do G-8, na China. Mas o mais inesperado da jornada foi a decisão do Senado de não retirar os direitos políticos à presidente afastada. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Artigo | 1 de September

O relatório do grupo de trabalho da petição pela despenalização da morte assistida que recolheu mais de oito mil assinaturas será concluído este mês pelo deputado do Bloco José Manuel Pureza, abrindo-se depois a possibilidade da sua discussão ser agendada em plenário.

Artigo | 1 de September

Na sequência da denúncia feita pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) relacionada com o racionamento de preservativos imposto pelo Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, o Bloco dirigiu perguntas ao governo com o intuito de saber se há uma estratégia que visa limitar a disponibilização dos mesmos.

Artigo | 1 de September

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que 111.500 migrantes e refugiados foram resgatados desde o início do ano no Mediterrâneo central, a rota marítima entre o norte da Líbia e as costas italianas.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de September

Não se pode continuar a empurrar com a barriga. Exige-se uma decisão rápida para o problema “fabrióleo”. A decisão tem de ser equilibrada e justa. Qual a decisão que respeita o equilíbrio e a justiça?