Artigo | 16 de August

Os contribuintes perderam mais 590,8 milhões de euros, em 2015, com o buraco do BPN. A fatura paga pelo Estado já ascende a 3.237,5 milhões (1,8% do PIB) e vai continuar a crescer.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de August

Quando terminar a negociação entre o governo e a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu a respeito da recapitalização da CGD, é possível que tenhamos uma vitória para o banco público. Para já, foi contida a tentativa de abrir a porta a uma privatização futura.

Artigo | 16 de August

Por ocasião do 80º aniversário do Massacre de Badajoz, a Associação para a Recuperação da Memória Histórica da Extremadura escreveu uma carta a António Costa pedindo que o governo português condene, “de forma simbólica e pública”, a ajuda que Salazar deu aos franquistas. Publicado por Joana Lopes em Entre as Brumas da Memória

Artigo | 16 de August

O Festival de Curtas de Teatro do Algarve vai decorrer entre esta quinta-feira e sábado, em Faro, e no seu programa conta com sete espetáculos que percorrerão o edifício da Sociedade Recreativa Artística Farense - Os Artistas.

Breves | 16 de August
Num comunicado assinado pela delegação regional de Santarém da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) denunciou esta terça-feira que há hospitais que estão a solicitar aos utentes o pagamento de taxas moderadoras que já prescreveram. De acordo com a Lusa, a organização revela que alguns consumidores têm denunciado situações em que os hospitais continuam a enviar cartas aos utentes a solicitar o pagamento de taxas moderadoras com mais de três anos. Perante este quadro, aquela associação lembra a lei que define o regime de cobrança de dívidas pelas Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de acordo com a qual “os créditos prescrevem no prazo de três anos, contados da data da cessação da prestação dos serviços que lhes deu origem”.
Artigo | 16 de August

O ex-vice primeiro-ministro, Paulo Portas, vai ser um dos convidados especiais no congresso do MPLA que começa esta quarta-feira em Luanda. O Bloco não estará presente na reunião magna do partido de Eduardo dos Santos.

Artigo | 16 de August

Uma quantidade imensa de pesquisas, surgidas de diversos quadrantes, inclusivamente da academia, colocam a questão ambiental entre as cinco maiores preocupações atuais da humanidade. Por Júlio Ottoboni.

Artigo | 16 de August

Surpreendente, para ser lido com calma, saboreando os caminhos que Saramago nos convida a seguir ao longo das páginas deste romance. Texto de Almerinda Bento.

Artigo | 16 de August

A Universidade do Porto (UP) elaborou um estudo onde demonstra que os professores do ensino básico revelam dificuldades para ajustar a prática pedagógica na resposta às necessidades sentidas pelas crianças adotadas.

Artigo | 16 de August

As altas temperaturas que se têm feito sentir nos últimos meses resultam do desvio da temperatura face à era pré-industrial sendo que julho foi 1,3ºC mais quente do que a temperatura média antes de 1880, de acordo com dados divulgados pela NASA.