You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

A amnistia que o regime angolano concedeu aos 17 ativistas presos há um ano “é perversa”, considera o músico luso-angolano Pedro Coquenão, que atuou esta sexta-feira no Festival Músicas do Mundo, em Sines.

Artigo | 31 de July

O presidente da Turquia anunciou propostas de revisão constitucional, para colocar sob o seu controle direto os serviços secretos e as forças armadas. A repressão prossegue com mais expulsões do exército e a acusação a 17 jornalistas de “envolvimento com o grupo terrorista”.

Artigo | 31 de July

Na terceira e última parte deste artigo, Edgardo Lander aborda a criação do "O Arco Mineiro do Orinoco", por decreto presidencial de Nicolas Maduro, e afirma: “Um governo que se autodenomina socialista, revolucionário e anticapitalista, decretou a subordinação do país aos interesses das grandes transnacionais mineiras”.

Artigo | 31 de July

"Sinto muito por ser o portador de más notícias. Nunca na minha vida quis estar tão errado como agora", diz o realizador, que aponta 5 motivos pelos quais Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos. Artigo de Michael Moore.

Artigo | 31 de July

Soldado condenada a 35 anos de prisão por divulgar documentos do Exército dos EUA para o Wikileaks pode ter pena aumentada em 9 anos e perder direito a condicional.

Artigo | 30 de July

Nesta segunda parte deste artigo, Edgardo Lander aborda a conjuntura política, o descontentamento generalizado com o governo e o referendo revogatório.

Artigo | 29 de July

Rogério Micale critica gastos bilionários num país “com tanta gente morrendo e desempregada”. Construtura Odebrecht repete o que aconteceu no Mundial e não conclui Vila Olímpica no prazo. Por Luis Leiria.

Artigo | 29 de July

Moara Crivelente, doutoranda da Universidade de Coimbra, foi impedida de entrar em Israel quando tentava ir para a Palestina no âmbito de um trabalho de investigação. Investigadora ficou proibida de entrar no país durante dez anos. Israel alega “razões de segurança” para deportar quem é solidário com luta palestiniana pelo fim da ocupação.

Artigo | 29 de July

A empresa anunciou esta sexta-feira o despedimento de cerca de 2.850 trabalhadores até junho de 2017, que se soma ao despedimento de 1.850 trabalhadores anunciado em maio. Microsoft alega necessidade de melhorar gestão dos recursos humanos.

Artigo | 29 de July

Uma avaliação independente encomendada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) assinala a negligência face às fragilidades do setor bancário em Portugal e os erros na projeção dos efeitos recessivos das medidas de austeridade. Os peritos defendem ainda que deveria ter havido uma reestruturação da dívida. 

Artigo | 29 de July

Perante uma ameaça global ao seu poder, a classe capitalista corporativa reconheceu que tinha que lutar para travar o poder da classe trabalhadora por quaisquer meios possíveis. Entrevista a David Harvey conduzida por Bjarke Skærlund Risager.

Artigo | 28 de July

No caso do Egito e da Tunísia, a dívida constituiu a arma mais poderosa das potências europeias para assegurar o seu domínio e conduzir à submissão total de Estados até então independentes. Artigo de Eric Toussaint.

Artigo | 27 de July

Publicamos aqui a primeira parte do importante artigo “A implosão da Venezuela rentista” do sociólogo venezuelano Edgardo Lander, sobre a atual situação no país de Hugo Chávez. Neste texto, o sociólogo descreve a grave situação económica, social e humanitária, que lá se vive, e aponta causas.

Artigo | 27 de July

No atentado terrorista foi assassinado o padre Jacques Hamel, que era um defensor do diálogo entre religiões, e outra pessoa está em perigo de vida. Os dois atacantes foram mortos no assalto da polícia.

Artigo | 26 de July

A política da Turquia sempre funcionou como um pêndulo: move-se da mesquita para os quartéis, e volta para trás. Por Can Dündar (jornalista condenado por ter denunciado a entrega de armas pelos serviços secretos turcos ao Daesh).

Artigo | 26 de July
O fantasma da aguda depressão dos anos 1990 percorre atualmente Cuba, embora governo e especialistas concordem que a nova crise é diferente e existem recursos para enfrentá-la. Por Patricia Grogg, da IPS.
Artigo | 25 de July

A 30 de setembro de 1965 iniciou-se uma onda de repressão que durou um ano, durante o qual foram assassinados pelo menos meio milhão de indonésios por serem militantes ou simpatizantes do Partido Comunista. 50 anos depois, um Tribunal Popular Internacional classificou o acontecimento como um dos maiores genocídios do séc. XX e de crime contra a humanidade.

Artigo | 24 de July

Para o ultraconservador primeiro-ministro húngaro, Donald Trump é o Presidente dos Estados Unidos da América que a Europa precisa.

Artigo | 24 de July

Amnistia Internacional diz ter provas concretas de abusos e recurso a tortura na Turquia contra pessoas detidas no seguimento da tentativa de golpe de Estado.

Artigo | 24 de July

A carta é assinada por 77 académicos e eurodeputados, é dirigida a Federica Mogherini, Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, e a Thorbjørn Jagland, Secretário Geral do Conselho da Europa. Exige que a União Europeia pressione e monitorize a Turquia; Marisa Matia é uma das signatárias.

Pages