Artigo | 1 de July

Grupos ecologistas protestam perante a sede da Galp Energia contra a exploração e extração de hidrocarbonetos.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de July

Para o PSD e o CDS, injetar dinheiro dos contribuintes na banca privada, está muito bem. Recapitalizar a Caixa e mantê-la como banco público é que não pode ser.

Artigo | 1 de July

Depois da queixa apresentada pelo candidato da extrema direita derrotado nas eleições de maio, o Tribunal Constitucional austríaco considerou inválidas as eleições devido a irregularidades na contagem dos votos por correspondência.

Artigo | 1 de July

Quando soube da notícia de que cinquenta pessoas foram brutalmente assassinadas, outras cinquenta e três feridas, dentro de uma discoteca em Orlando – e que a responsabilidade repousava nas mãos de um único indivíduo – fiquei imediatamente enfurecido. Por Leonardo Fabri.

Artigo | 1 de July

O acesso à tarifa social de eletricidade e gás natural entrou em vigor esta sexta-feira e já abrange 630 mil famílias. A medida proposta pelo Bloco consta do acordo firmado após as eleições para a viabilização do governo do PS.

Artigo | 1 de July

Os enfermeiros vão realizar uma greve nacional a 28 e 29 de julho como forma de protesto pela não aplicação das 35 horas de trabalho semanal a todos os profissionais do setor.

Artigo | 1 de July

O parlamento aprovou várias iniciativas no sentido de avaliar o impacto ambiental e económico no Algarve e na costa alentejana.

Breves | 1 de July
Os trabalhadores da Santa Casa da Miséricórdia de Lisboa (SCML) cumprem hoje uma greve de 24 horas para exigir aumentos salariais, congelados desde 2009, e progressão nas carreiras. Alcides Teles, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, que convocou a greve, considerou que a adesão à paralisação “foi significativa” em várias valências da SCML. Além de aumentos salariais, o sindicato realçou que os trabalhadores pretendem também a retirada pela Santa Casa, de algumas propostas em sede de negociação do Acordo de Empresa, o fim das situações de precariedade e o reforço de pessoal em alguns serviços. Os trabalhadores já fizeram uma primeira greve em abril de 2015 por motivos idênticos.
Artigo | 1 de July

Referindo-se ao sistema financeiro, Mariana Mortágua afirmou que é preciso controlar a banca para que não seja preciso entregar mais dinheiro a bancos privados, ter capacidade para para lidar com as imparidades. Disse ainda que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble  "difama Portugal para esconder os problemas que atravessam o Deutsche Bank".

Artigos Opinião Esquerda | 1 de July

Se os quadros do Miró podem ir parar a um museu do Estado, o que impede o SNS de integrar o IMI e até o British Hospital? A resposta, desta vez, cabe ao sr. ministro da saúde.

Event | 1 de July

Marcha lenta pela suspensão das portagens no Algarve
Mais informações.
Almancil, EN125, com partida de Almancil (junto ao supermercado Apolónia) pelas 11h horas, terminando em Fonte de Boliqueime.

Oficina: Stencils sem fronteiras
Com Pedro Rodrigues. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Event | 1 de July

Que raio se passa na Turquia?
Conversa com Sinan Eden, activista turco. Ver evento de facebook.
Lisboa, MOB - espaço associativo, Rua dos Anjos 12F, 19h30.

Cinema ao ar livre: A sede do mal, de Orson Welles

Oficina: Autocolantes sem fronteiras
Com Pedro Rodrigues. Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Comício de Verão: O Bloco e as alternativas para Portugal
Com Heitor de Sousa, Pedro Filipe Soares, Jorge Lopes e Telma Ferreira. Ver cartaz.
Nazaré, Praça Sousa Oliveira, 18h.

Cinema ao ar livre: No man's land, de Alain Tanner

Cinema ao ar livre: Terminal de aeroporto de Steven Spielberg

Artigo | 1 de July

Parece que o problema central das eleições espanholas tem sido o retrocesso eleitoral do Unidos Podemos (UP). De uma forma mais clara, que o triunfo da direita teria menos importância que os resultados do UP. Artigo de Manolo Monereo

Breves | 1 de July
A greve dos trabalhadores do handling, que começava esta sexta-feira, foi desconvocada, depois de ter sido alcançado um compromisso entre o SITAVA e o governo que vai ao encontro das reivindicações da estrutura sindical, noticiou a Lusa. O SITAVA exigia que o governo anulasse o despacho do anterior executivo, liderado por Passos Coelho, que permitiu um terceiro operador de handling no aeroporto de Lisboa, cumprindo, desta forma, uma recomendação que foi aprovada no parlamento a 31 de março, pelo Bloco, PS, PCP e PEV. Refira-se que os trabalhadores dos serviços de assistência nos aeroportos iniciavam esta sexta-feira o primeiro de três dias de greve, que terminava às 24h00 de domingo. O pré-aviso de greve incluía as empresas Groundforce e Portway, mas também todos os trabalhadores de empresas de trabalho temporário e prestadoras de serviço que trabalham na área do handling.