You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de June

O governo prepara-se para protelar por um ano a abertura dos concursos plurianuais 2017, que deveriam abrir no segundo semestre deste ano. A confirmar-se, significa isto que, mais uma vez, a intenção de reformulação do regime de apoios vai servir de justificação política para violar o calendário legal que os apoios às artes têm de respeitar.

Artigo | 29 de June

Finalistas de teatro da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) apresentam esta quinta-feira o espetáculo "Monstro de Bruxelas", que mostra uma Europa à deriva, sem coordenação ou diálogo.

Artigo | 27 de June

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), da Guarda, vai assinalar a partir e 12 de julho o centenário do nascimento de Mário Dionísio através de um programa que inclui exposições, um colóquio, a exibição de um filme e ainda uma conferência.

Artigo | 25 de June

O escritor chileno Luís Sepúlveda vai receber, no dia 1 de julho, na cidade da Guarda, o Prémio Eduardo Lourenço 2016, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

Artigo | 24 de June

No dia 24 de junho de 1935, morreu Carlos Gardel. O avião em que viajava chocou com outro, ao descolar do Aeroporto da cidade de Medellin (Colômbia). Carlos Gardel é sinónimo de tango e uma das personalidades artísticas mais queridas da Argentina. Por António José André.

Artigo | 19 de June

As pontes que se estabelecem entre a emigração, Herberto Helder, Mário de Sá-Carneiro, o desemprego, a Europa, a guerra colonial e o FMI podem não ser óbvias. Mas no último livro de Filipa Leal há um fio condutor que liga tudo isto e a que poderemos chamar a vida quotidiana de uma portuguesa deambulando entre o Porto, Londres e Lisboa. Artigo de Pedro Ferreira

Artigo | 15 de June

O livro intitulado “Exílios” que reúne 22 testemunhos escritos e um cantado de desertores, refratários e exilados políticos da guerra colonial, é apresentado esta quinta-feira na Suécia com o objetivo de não deixar que as questões ligadas à deserção “continuem em silêncio”.

Artigo | 14 de June

No dia 14 de junho de 1986, morreu o argentino Jorge Luís Borges. Foi um dos escritores mais importantes do século XX e procedia de uma família que contribuiu para a independência da Argentina. Borges foi um crítico literário, tradutor e ensaísta. Por António José André.

Artigo | 12 de June

Uma “flash mob” assinala, esta quinta-feira, os 78 anos da entrada em funcionamento do Teatro Rosa Damasceno, em Santarém, após a remodelação efetuada em 1937, e visa também chamar a atenção para o estado de degradação em que se encontra o edifício.

Artigo | 10 de June

Estudo conclui que recifes de corais estão em declínio em todo o mundo devido a uma combinação de fatores (sobrepesca, poluição de nutrientes e doenças) que se tornam mortíferos quando combinados com temperaturas elevadas da água.

Artigo | 8 de June

Descoberta uma nova causa da doença degenerativa, a mutação num gene que foi confirmada em doentes em todo o mundo.

Artigo | 8 de June

O investigador Nuno Hipólito afirma que Fernando Pessoa, “fez muito mais do que todos pensam que ele poderá ter feito, numa vida que, apesar de curta, foi muito preenchida”.

Artigo | 5 de June

Em entrevista ao esquerda.net, Lídia Jorge assume-se como uma romancista apesar da sua obra literária contemplar outros géneros e fala-nos ainda da sua visão do país, da necessidade de preservar a memória e das causas em que se empenha como a defesa dos jovens angolanos a quem devemos a nossa solidariedade porque tiveram a coragem de enfrentar um regime plutocrata e tirano. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 4 de June

É um mistério a forma como o vírus passa de uma mãe infetada, através da placenta, para o feto. Um novo estudo prova que células de Hofbauer, do sistema imunitário da placenta, são um tipo de células envolvidos na infeção.

Artigo | 2 de June

Usando dados de três telescópios espaciais, investigadores deram um passo importante na descoberta de como se desenvolvem estes gigantes cósmicos.

Artigo | 2 de June

O mais recente livro de Rui Nunes, “A Crisálida”, é uma análise demolidora do estado em que se encontra a Europa e da indiferença que, a prazo, determinará a sua explosão. Pedro Ferreira.

 

Artigo | 1 de June

No dia 1 de junho de 1952, faleceu em Nova Iorque, John Dewey. Foi um filósofo, editor e pedagogo progressista norte-americano do início do século XX. Artigo de António José André.