Artigo | 26 de June

Nas eleições em Espanha, o PP continua a ser o partido mais votado e aumenta o número de mandatos, mas a direita não tem maioria absoluta. O PSOE continua em segundo e o Unidos Podemos sobe ligeiramente. Marisa Matias escreve de Madrid: “O que a Esquerda espanhola fez nos últimos dois anos é absolutamente incrível, mas os resultados de hoje irão saber a desilusão”.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de June

O aumento do preço da habitação em Lisboa é, sem exagero, alarmante, e finalmente muita gente começa a falar sobre o assunto.

Artigo | 26 de June

Catarina Martins diz que uma eventual sanção de Bruxelas a Portugal seria uma “declaração de guerra” a que Portugal deveria responder com um referendo. Para o Orçamento de 2017, a prioridade é o aumento das pensões mais baixas e das prestações sociais, anunciou a coordenadora bloquista.

Artigo | 26 de June

A X Convenção do Bloco de Esquerda aprovou a moção de orientação política “A força da esperança. O Bloco à conquista da maioria” e elegeu a nova mesa nacional, composta por 64 pessoas da moção A, 7 da B e 9 da R. Catarina Martins foi eleita coordenadora do Bloco de Esquerda.

Artigo | 26 de June

Sunita Pal, uma frágil adolescente de 17 anos, jazia numa cama na sala feminina do hospital Ram Manohar Lohia, na capital da Índia, com o rosto coberto por vendas que só deixavam ver a mancha roxa do olho e o inchaço dos lábios. Por NeetaLal, da IPS.

Vídeo Esquerda | 26 de June

Vídeo filmado durante a X Convenção do Bloco.

Vídeo Esquerda | 26 de June

Fotografias de Paulete Matos.

Breves | 26 de June
O primeiro-ministro recebe este domingo, na residência oficial, em Lisboa, os partidos com representação parlamentar para preparar o Conselho Europeu de terça e quarta-feira, depois do resultado do referendo britânico favorável à saída da União Europeia. O PCP é o primeiro partido a ser recebido, pelas 14h30, seguindo-se, com intervalos de 45 minutos, o CDS, o PEV, o Bloco e o PSD. Este formato de reuniões em separado com forças políticas, na residência oficial, antes de uma cimeira de chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), em Bruxelas, foi agora retomado, depois de os partidos e o executivo “não terem chegado a acordo” no parlamento em torno da marcação de um debate preparatório sobre questões europeias. Refira-se que esta segunda-feira, ao final da manhã, António Costa estará nas Jornadas Parlamentares do PS, em Ponta Delgada, Açores, e por isso o seu partido não consta da lista de audiências de domingo.
Vídeo Esquerda | 26 de June

Mário Brochado Coelho, destacado advogado antifascista, foi um dos convidados a participar na X Convenção do Bloco e explicou aqui os motivos que o levaram a aceitar este convite.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de June

Promover regimes alimentares responsáveis e saudáveis, combater os desperdícios e as perdas de produtos alimentares implica libertar a produção e comércio de produtos alimentares das grandes empresas multinacionais, dos interesses do capital financeiro.

Fotogalerias | 26 de June
Fotogaleria de Paulete Matos