Artigo | 15 de June

"Se a marcha deste ano era uma celebração por tudo o que conseguimos em Portugal, esta marcha também tem que ser de denúncia da homofobia”, defendeu Catarina Martins durante uma sessão de preparação de materiais para a Marcha LGBT, que terá lugar no próximo sábado em Lisboa.

Artigo | 15 de June

Perante as conclusões da auditoria às contas da ADSE divulgadas hoje pelo Tribunal de Contas, Joana Mortágua, deputada do Bloco, anunciou o pedido de audição, com urgência, o Diretor Geral da ADSE, bem como o secretário de Estado da Saúde e o secretário de Estado Adjunto do Orçamento do anterior governo.

Breves | 15 de June
O grupo feminino do Mali, Les Amazones d'Afrique que defende pela música os direitos das mulheres, inicia este sábado uma residência artística em Sines organizada pela Escola das Artes do Alentejo Litoral que incluirá ateliês de guitarra e voz, uma mesa redonda sobre direitos das mulheres em África e também dois concertos um dos quais no próximo dia 23 de junho no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian. Fundado em 2015, este grupo é considerado como "o primeiro grande grupo unicamente feminino da África Ocidental", formado por cantoras e instrumentistas do Mali, de diferentes gerações, que querem sensibilizar o público para a condição da mulher em África.
Artigo | 15 de June

Marisa Matias questionou o Comissário Europeu Valdis Dombrovskis, na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários.

Artigo | 15 de June

Catarina Martins interveio esta quarta-feira no debate quinzenal com o Primeiro Ministro, propondo uma auditoria forense aos créditos de alto risco da Caixa Geral de Depósitos, cujos resultados sejam partilhados com o parlamento e o Ministério Público.

Artigo | 15 de June

Na véspera da manifestação contra a precariedade convocada pelo Sindicato dos Estivadores, António Mariano garante que os estivadores carregaram todos os contentores que se dirigiam à Madeira, cumprindo os serviços mínimos decretados.

Artigo | 15 de June

O esquerda.net desafiou as três moções candidatas à X Convenção do Bloco a responderem sobre os temas políticos mais relevantes no debate que culmina a 25 e 26 de junho. Publicamos aqui as respostas de João Madeira, da moção B - "Mais Bloco".

Artigos Opinião Esquerda | 15 de June

O tema Caixa Geral de Depósitos instalou-se e já vinha com spin montado. A Direita quer acender uma fogueira a partir da simples hipótese de recapitalização do banco público e não falta quem queira lançar mais achas.

Vídeo Esquerda | 15 de June

Performance artística de Maria Lúcia Cruz Correia, filmada na Praia de Odeceixe e que contou com a participação do grupo Preservar Algarve de OdeceixeOs participantes redigiram cartas a pedir o cancelamento dos contratos de prospeção e exploração de gás e petróleo, que foram enviadas à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos aproveitando o período de consulta pública do processo, que termina a 22 de junho.

Artigo | 15 de June

O livro intitulado “Exílios” que reúne 22 testemunhos escritos e um cantado de desertores, refratários e exilados políticos da guerra colonial, é apresentado esta quinta-feira na Suécia com o objetivo de não deixar que as questões ligadas à deserção “continuem em silêncio”.

Artigo | 15 de June

Vários movimentos locais contra a exploração de petróleo convocaram uma manifestação a 25 de junho em Aljezur, no Algarve, pela travagem do furo de sondagem marcado para o dia 1 de Julho pelo consórcio GALP-ENI.

Artigo | 15 de June

Audição parlamentar sobre assédio laboral contou com a presença do jurista Rui Costa, da advogada Rita Garcia Pereira e do juiz Júlio Gomes, com a Prof. da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Regina Redinha, a representante da UMAR, Cláudia Múrias e Maria de Fátima Messias da CGTP, além dos deputados José Soeiro e Catarina Martins, que lembrou a situação dos trabalhadores do Novo Banco, que, quando "não aceitam a “rescisão amigável” que lhes querem impor, é-lhes negado o acesso ao sistema informático e retiram-lhes a capacidade de trabalhar".