Artigo | 31 de May

A Federação Sindical da Administração Pública e a Frente Comum defenderam esta terça-feira a reposição do horário das 35 horas, sem distinção, para todos os trabalhadores.

Artigo | 31 de May

A primeira edição do esquerda.net saiu em 3 de julho de 2006. Para além do facebook, o esquerda.net está também presente no Twitter, no Youtube e no Instagram.

Artigo | 31 de May

Parece que vai ser preciso outra criança, outro Aylan, fotografado morto numa praia, para que os bem instalados de Bruxelas voltem a levantar-se para fazer alguma coisa e para que as primeiras páginas dos jornais regressem ao drama. Artigo de José Manuel Rosendo.

Artigo | 30 de May

Moisés Ferreira critica o excesso de contratualização com privados, lembrando que “a saída dos profissionais mais diferenciados e a redução de serviços” retira capacidade ao Serviço Nacional de Saúde e traduz-se no envio de mais doentes para o privado. “O SNS tem capacidade instalada e é preciso aproveitá-la”, defendeu o deputado bloquista.

Artigo | 29 de May

CEO das maiores cotadas da bolsa portuguesa receberam 15,4 milhões de euros em 2015. Administradoras recebem, em média, menos cerca de 30% que os homens. Trabalhadores precisam de trabalhar perto de 25 anos para alcançarem o rendimento anual dos gestores.

Artigo | 29 de May

Com o apoio da Fenprof, a manifestação foi convocada para Lisboa pelo movimento em defesa da escola pública.

Artigo | 29 de May

esquerda.net entrevistou Adriano Campos e José Soeiro a propósito do lançamento do seu novo livro “A falácia do empreendedorismo”. Vê o vídeo da entrevista aqui.

Artigo | 29 de May

Subsídio de desemprego para trabalhadores independentes, introduzido como medida de propaganda por Pedro Mota Soares, continua a não abarcar a larga maioria de quem trabalha a recibos verdes.

Artigo | 28 de May

Estudo avaliou o fosso salarial entre os gestores e trabalhadores das mesmas empresas em 2015.

Artigo | 28 de May

Organização da manifestação ibérica para fechar Almaraz organiza mais de uma dezena de debates por todo o país.

Artigo | 28 de May

Após uma reunião de 15h, estivadores chegam a acordo com mediação do governo, estipulando o fim das empresas de trabalho temporário como intermediários à sua contratação, definindo um novo contrato coletivo de trabalho, que acaba com a ameaça de despedimento colectivo.

Artigo | 27 de May

Eurostat revela que no segundo semestre de 2015 o preço médio da eletricidade subiu 2,4% em relação ao ano anterior.

Artigo | 27 de May

Teatro do Bolhão revelou-se pequeno para acolher sessão de denúncia do golpe no Brasil. Mais de 200 pessoas gritaram “Fora Temer” em iniciativa que contou com as presenças de Gregório Duvivier, António Capelo, Carla Miranda, Gonçalo Amorim, João Semedo, José Soeiro e Pedro Bacelar Vasconcelos.

Artigo | 27 de May

As organizações sindicais da Caixa Geral de Depósitos em França (Força Operária, Confederação Geral do Trabalho e Confederação Francesa dos Trabalhadores Cristãos) informam que a greve cessou às 24h de 25 de maio, após 7 dias de “de luta intensa” , que se saldaram pela vitória dos trabalhadores desta sucursal.

Artigo | 27 de May

O plano da Uber é simples: quer baixar de tal modo as tarifas de modo a aumentar a procura – atraindo alguns clientes que doutra forma teriam usado o seu próprio carro ou um transporte público. E ao fazer isto, está disposta a queimar muito dinheiro. Artigo de Evgeny Morozov do The Guardian.

Artigo | 27 de May

A crise de 2008 difundiu nas nossas sociedades um enorme ceticismo em relação ao papel das autoridades, governos e bancos centrais. É de facto natural que muitos sonhem com uma moeda que políticos, banqueiros e bancos centrais não possam manipular; uma moeda do povo, pelo povo, para o povo. Artigo de Yanis Varoufakis.

Artigo | 26 de May

Pais e mães de crianças que frequentam colégios particulares denunciaram, em declarações ao Jornal de Leiria, a “instrumentalização” dos filhos e a coação de que estão a ser alvo.

Artigo | 26 de May

Numa análise ao Programa Nacional de Reformas 2016, a REAPN salienta “um compromisso muito importante: reforço das prestações sociais direcionadas para situações de pobreza extrema, famílias com crianças, idosos e trabalhadores de baixos rendimentos”.

Artigo | 25 de May

O presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano, afirmou que “a nacionalização do setor portuário pode ser uma solução para os conflitos laborais", e acrescentou que “desde o início da greve não houve qualquer contacto com o governo”.

Artigo | 25 de May

A CGTP manifestou hoje a sua solidariedade aos estivadores do Porto de Lisboa na defesa da contratação coletiva, e no apoio às lutas dos trabalhadores para defenderem os seus postos de trabalho e os seus direitos laborais.