Artigos Opinião Esquerda | 25 de May

A bonomia cooperante deu lugar à ameaça sorridente: estabilidade até às autárquicas. Esta ameaça presidencial junta-se assim à chantagem das instituições europeias como facto político relevante.

Artigo | 25 de May

Isabel dos Santos inclui as ações na Galp como parte dos ativos que compõem a sua fortuna, estimada em 3.3 biliões de dólares pela Forbes. Estas ações, na realidade, pertencem à Sonangol. Artigo de Rafael Marques de Morais, Maka Angola.

Breves | 25 de May
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem disse esta terça-feira em Bruxelas que há de facto a possibilidade “aplicar sanções económicas” a Portugal e Espanha por causa dos seus desvios orçamentais. Para o presidente do Eurogrupo, a única forma de “evitar sanções económicas” é garantir que “não há derrapagens no orçamento”. "Quando se olha para a situação actual de Portugal e Espanha há “motivos sérios” para “considerar sanções", afirmou Dijsselbloem, tendo acrescentado que “estas são absolutamente uma possibilidade porque estão nas nossas regras e regulamentos”.
Artigo | 25 de May

Heitor de Sousa afirmou hoje no Parlamento que não deve haver mais “permissividade com práticas ilegais” e, desta forma, cabe às autoridades “fiscalizar” e “penalizar” atividades que não cumpram a lei.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de May

O autor da ideia “como não há os livros que gostaria de ler, escrevo-os eu” voltou a brindar-nos com disparates. Desta vez a vítima da sua ignorância foi o marxismo e principalmente a cultura democrática.

Artigo | 25 de May

A entrada de água fresca na albufeira da barragem do Vale do Gaio levou os peixes a nadar na direção da corrente e no momento em que as as comportas de descarga foram encerradas, ficaram a seco e morreram.

Artigo | 25 de May

O presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano, afirmou que “a nacionalização do setor portuário pode ser uma solução para os conflitos laborais", e acrescentou que “desde o início da greve não houve qualquer contacto com o governo”.

Breves | 25 de May
O Bloco de Esquerda apresentou à Assembleia e à Câmara Municipal de Torres Novas uma moção a exigir o encerramento da Central Nuclear de Almaraz. "Torres Novas situa-se na bacia hidrográfica do Rio Tejo e sofreria consequências que não se conseguem hoje determinar, em caso de acidente nesta central", lembram os proponentes desta iniciativa. A moção manifesta também o apoio à manifestação ibérica convocada pera 11 de junho em Cáceres e foi aprovada na Câmara apenas com o voto contra do PSD. Na Assembleia Municipal, esta iniciativa bloquista foi aprovada sem votos contra e com as abstenções de PSD e CDS.
Artigo | 25 de May

Os trabalhadores da central nuclear de Nogent-sur-Seine, no norte de França, aprovaram uma greve de 24 horas que terá início esta quarta-feira à noite. Este protesto pode ser alargado a outras centrais nucleares existentes no país. Governo ameaça usar a força.

Artigo | 25 de May

A CGTP manifestou hoje a sua solidariedade aos estivadores do Porto de Lisboa na defesa da contratação coletiva, e no apoio às lutas dos trabalhadores para defenderem os seus postos de trabalho e os seus direitos laborais.

Artigo | 25 de May

Um estudo sobre a rede escolar privada solicitado pelo governo revela, por exemplo, que há um colégio financiado que tem ao lado uma escola pública com metade das salas vazias, e um colégio com 27 estabelecimentos públicos a menos de dez quilómetros.