Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

Quanto mais se sabe, mais atónito se fica. E se é verdade que algumas notícias dão até vontade de rir, o problema é que nada disto é uma piada. É mesmo um golpe.

Artigo | 23 de May

Depois de nacionalizar o BPN em 2008, Teixeira dos Santos assinou o memorando que previa a sua reprivatização. Em 2012, a rede bancária caía nas mãos do BIC, de capitais angolanos. Teixeira dos Santos é o novo presidente da instituição. Este percurso, do BPN ao BIC, foi contado por Jorge Costa e Mariana Mortágua no livro "Privataria".

Artigo | 23 de May

Este mês, assinalando a Nakba, a Assembleia da República aprovou um voto de solidariedade para com o povo palestiniano. Ao mesmo tempo, o Ministério da Justiça é parceiro do projeto LAW TRAIN, coordenado por Israel, para unificar metodologias de interrogatórios policiais. Artigo de Shahd Wadi.

Artigo | 23 de May

A imprensa brasileira revela uma conversa ocorrida em março entre um dos principais articuladores do impeachment de Dilma e um dos denunciados no esquema de corrupção. Para salvar os investigados na operação “Lava Jato” era preciso pôr Temer na presidência, dizia o agora ministro Romero Jucá.

Artigo | 23 de May

Administração do Porto de Lisboa anuncia que irá avançar com despedimento coletivo de estivadores. Sindicato mantém a greve até 16 de junho e anuncia manifestação contra a precariedade no setor.

Artigo | 23 de May

Depois de apurados os votos por correspondência, confirmou-se a vitória de Alexander Van der Bellen sobre o candidato islamofóbico e de extrema direita Norbert Hofer.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

Durante mais de 40 anos a procura de petróleo rendeu zero. Hoje rende especulação, mas que não haja engano: há quem tenha disponibilidade para destruir solos e mares, mesmo com baixas possibilidades reais de comercializar petróleo.

Artigo | 23 de May

O ex-ministro das Finanças que nacionalizou o BPN pode agora chegar à presidência do BIC Portugal. Este é o banco que “herdou”, em privatização, o antigo Banco Português de Negócios.

Fotogalerias | 23 de May
Fotogaleria de Inês Veloso da Audição Pública sobre Praxe Académica
Artigo | 23 de May

Quase um ano depois do acordo em Bruxelas, o último pacote legislativo das medidas exigidas para desbloquear a primeira avaliação do memorando foi aprovado este domingo. Fora do parlamento, os sindicatos voltaram a manifestar-se contra o que chamaram de “quarto memorando”.

Artigo | 23 de May

Dezenas de personalidades publicam esta segunda-feira o manifesto “Dez razões contra a exploração de gás e petróleo no Algarve e no resto do país”. Leia aqui o manifesto e a lista dos subscritores.

Vídeo Esquerda | 23 de May

Reportagem da sessão pública no Teatro Tivoli contra o golpe e pela democracia no Brasil. Com Gregório Duvivier e Joana Mortágua.

Artigo | 23 de May

Esta terça-feira, 24 de maio, às 21h, o esquerda.net transmite em direto o debate entre todas as moções promovido pelo esquerda.net através da internet. Os representantes das moções neste debate online serão Catarina Martins (Moção A), João Madeira (Moção B) e Catarina Príncipe (Moção R).