Artigos Opinião Esquerda | 19 de May

O governo ganhou a confiança dos cidadãos porque cortou com o estilo autoritário da governação anterior. Porquê, então, ignorar os contribuintes da ADSE quando se planeiam alterações significativas? O desprezo indicia autoritarismo e os cidadãos, mesmo os que não são contribuintes da ADSE, não se iludem.

Vídeo Esquerda | 19 de May

Esta quinta-feira realizou-se uma sessão pública aberta a professores e membros da comunidade escolar, organizada pelo Bloco de Esquerda em Lisboa. Veja aqui a reportagem.

Artigo | 19 de May

No âmbito da preparação de iniciativas para combater a violência na praxe, o grupo parlamentar bloquista promove esta sexta-feira uma audição com a presença do sociólogo Elísio Estanque, da jornalista Fernanda Câncio e do deputado Luís Monteiro.

Artigo | 19 de May

Há cerca de dois meses, a Comissão Europeia tentou prolongar a licença para a venda e uso do herbicida no espaço comunitário, que termina já a 30 de junho. Não conseguiu os apoios necessários e adiou a decisão para esta quinta-feita. Vários países voltaram hoje a opor-se ao prolongamento e a decisão voltou a ser adiada.

Artigo | 19 de May

Reagindo à curiosidade da deputada do CDS Ana Rita Bessa para ver o estudo da rede que justificou as alterações aos contratos de associação, Joana Mortágua questionou “onde é que esteve essa curiosidade quando o governo PSD/CDS fechou mil e trezentas escolas públicas e alimentou com contratos de associação cerca de 80 colégios ano após ano”.

Artigo | 19 de May

Tantos anos a assustar com os comunistas que nos tirariam as casas e, no final de contas, provou-se que foram os bancos privados, que nos roubaram a casa, o trabalho e o futuro das nossas famílias. Artigo de Alberto Garzón.

Artigo | 19 de May

Em entrevista ao Democracy Now, o analista político e linguista norte americano defendeu que está em causa "uma espécie de golpe brando" e que "a elite, que sempre odiou o PT, está a aproveitar a oportunidade para se livrar do partido que venceu as eleições". Artigo publicado no Blog da Boitempo.

Artigo | 19 de May

“No seguimento dos estudos realizados em Portugal sobre o impacto do químico glifosato”, a sociedade civil portuguesa mobiliza-se este sábado, Dia da Marcha Mundial contra a Monsanto, para o lançamento do Tribunal Monsanto, que “julgará as práticas da multinacional e do seu modelo de produção agroindustrial”.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de May

Em 180 dias, perante uma contestação que pode rasgar a pátria simetricamente entre o verde e o amarelo, até a revisão da própria bandeira do Brasil já parece ser uma possibilidade que se lê nas estrelas.

Artigo | 19 de May

Não, esta não é a revolução cor de rosa na mobilidade urbana. É, no essencial, a flexibilização total e desregulada das relações de trabalho em mais um setor de atividade, à semelhança do que vem acontecendo em muitos outros. Artigo de Miguel Figueiredo.

Artigo | 19 de May

Segundo o parecer do Tribunal Constitucional (TC) sobre as contas anuais de 2011 dos partidos, o Bloco voltou a ser o único com representação parlamentar a não apresentar quaisquer irregularidades. PCP e PS foram os que mais reparos mereceram por parte do TC. Só o PSD recebeu “donativos de pessoas coletivas”.

Artigo | 19 de May

A elétrica liderada por António Mexia vai entregar este ano às estatais chinesas China Three Gorges e Guoxin perto de 165 milhões de euros. Desde 2012, o valor encaixado em dividendos pelas duas empresas já ascende a 742,5 milhões de euros, o equivalente a cerca de 407 mil euros por dia.