Artigos Opinião Esquerda | 18 de May

Os seus nomes não constam dos “Papéis do Panamá”, mas as 50 maiores empresas norte-americanas esconderam nos paraísos fiscais mais de um bilião de euros, só entre 2008 e 2014.

Breves | 18 de May
A relatora especial da ONU para os direitos indígenas teceu duras críticas ao governo interino de Michel Temer (PMDB) face à extinção do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, e também à nomeação para o executivo de políticos anti-indígenas.
Artigo | 18 de May

O Bloco de Esquerda questionou por escrito todas as Câmaras Municipais do país sobre o uso de glifosato nos espaços públicos. Confira se no seu concelho se recorre a este perigoso herbicida cancerígeno.

Artigo | 18 de May

Mariana Mortágua destaca que o Bloco recusa mais austeridade e que "está na altura de marcar uma rutura e de explicar à Comissão Europeia (CE) que Portugal não aceita ser mais sancionado ou ser de alguma forma constrangido nas políticas que acha necessário aplicar".

Artigo | 18 de May

A Luz Saúde, detida em 98,4% pelos chineses da Fosun, registou até março, “um resultado líquido atribuível aos seus acionistas” de 6,2 milhões de euros. Em 2015, os grupos privados José de Mello Saúde e Luz Saúde faturaram 983 milhões de euros, o equivalente a 2,7 milhões de euros por dia.

Artigo | 18 de May

Na discussão sobre a proposta do Bloco relativa à proibição de aplicação de produtos contendo glifosato em zonas urbanas, de lazer e vias de comunicação, o deputado Jorge Costa afirmou que, nos últimos anos, este produto tornou-se numa forma de “pagar em contaminação aquilo que se poupa em postos de trabalho e investimento sustentável”. O projeto foi chumbado pela direita e pelo PCP.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de May

A surpresa veio do PCP, que mudou o seu voto para se juntar à direita. Assim chumbou a proibição do uso deste herbicida cancerígeno no espaço público.

Breves | 18 de May
O candidato às eleições presidencias norte-amercianas, Bernie Sanders venceu as primárias no Estado do Oregon “Alcançamos uma grande vitória em Washington, acabamos de ganhar no Oregon e ganharemos na Califórnia. Estou gostando da Costa Oeste”, afirmou o senador do Partido Democrata num comício em Carson, na Califórnia, após ter tido conhecimento dos resultados em Oregon. Segundo um levantamento do jornal The New York Times, Hillary conta atualmente com 2.291 delegados (incluindo os superdelegados), restando apenas 92 para conseguir oficialmente a nomeação do partido. Bernie Sanders obteve até agora 1.528 delegados e ainda precisa de 855 para conseguir a nomeação. As próximas primárias do Partido Democrata serão em 7 de junho, na Califórnia.
Artigos Opinião Esquerda | 18 de May

É um golpe pela democracia? Impossível. A democracia dá-se bem com eleições, mas não gosta de assaltos.

Artigo | 18 de May

Dirigentes sindicais das empresas de transportes públicos de Lisboa exigiram em plenário, junto à residência oficial do primeiro-ministro, o cumprimento de promessas eleitorais e o reforço do número de trabalhadores.

Artigo | 18 de May

Na sequência das notícias sobre a existência de discriminação relacionada com a orientação sexual dos alunos, os bloquistas solicitaram ao governo a disponibilização do relatório onde constem as conclusões da inspeção realizada ao estabelecimento de ensino.

Breves | 18 de May
A Comissão vai solicitar ao Conselho da União Europeia que recomende a Portugal e a Espanha uma “redução duradoura” do défice excessivo nos próximos dois anos, tendo, desta forma, adiado a decisão sobre a aplicação de sanções para o próximo mês de julho. “Em linha com a sua obrigação de monitorizar a implementação do procedimento por défices excessivos ao abrigo do artigo 126.º do Tratado, a Comissão irá regressar à situação destes dois Estados-membros no inicio de julho”, refere um comunicado da Comissão divulgado, após a reunião do Colégio de Comissários em Bruxelas.
Artigo | 18 de May

Camionistas franceses bloquearam, pelo segundo dia consecutivo, vários pontos estratégicos de estradas do país em protesto contra a reforma laboral que o governo pretende implementar.

Artigo | 18 de May

Mariana Abrunheiro apresenta no próximo dia 25 de maio, no Teatro Cinearte, em Lisboa, o seu mais recente álbum, o CD/livro "Cantar Paredes", com o pianista Ruben Alves.

Artigo | 18 de May

A probabilidade de o BPI vir a despedir 1000 trabalhadores deixou o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas "espantado”.

Artigo | 18 de May

Vamos dar nome aos bois. O que aconteceu no Brasil, com a destituição da presidente eleita Dilma Rousseff, foi um golpe de Estado. Por Michael Löwy.