Artigo | 7 de May

“Tenho a certeza que mais Périplos houvesse e não teríamos hoje tanta gente espantada e assustada com a vaga de refugiados que bate à porta da Europa”, afirmou José Manuel Rosendo, na Sessão de Atribuição do prémio Miguel Portas 2016.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de May

A oferta de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal, quando comparada com o que sucede na generalidade dos países europeus, é simplesmente desoladora: estamos no último lugar da tabela.

Artigo | 7 de May

Após a reunião da Mesa Nacional, Catarina Martins falou sobre as alterações aos contratos de associação com os colégios privados, defendendo que o que se está agora a fazer “é criar condições de justiça para que o dinheiro que é de todos possa servir para uma escola que é de todos”.

Artigo | 7 de May

No dia 6 de maio de 1840, surgiu o selo de correio, em Londres. Antes dessa data, o porte de cartas era pago pelo destinatário em função da distância. O selo de correio é uma estampilha (adesiva ou fixa), destinada a comprovar o pagamento de uma taxa por serviços postais. Por António José André.

Artigo | 7 de May

A Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais defende que os contratos de associação “não podem nunca promover o benefício das escolas privadas em detrimento da Escola Pública e em prejuízo do Estado, que somos todos nós”, sublinhando que a medida “apenas peca por tardio”.

Artigo | 7 de May

O líder do Fine Gael foi reeleito esta sexta-feira pelo parlamento, pondo fim a um impasse político de mais de dois meses. Enda Kenny reuniu 59 votos a favor, entre os quais os dos cinco deputados da Aliança Independente, e 49 votos contra. Os 43 deputados do Fianna Fail abstiveram-se.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de May

Olympe de Gouges, pseudónimo de Marie Gouze, nasceu em França no ano de 1748. Foi feminista, revolucionária, escritora de peças de teatro.

Artigo | 7 de May

Segundo avança o jornal Expresso, o empresário luso angolano, e ex-presidente executivo do BES Angola, surge nos Panama Papers enquanto beneficiário de quatro sociedades offshore. O atual diretor jurídico e de recursos humanos dos jornais “i” e “Sol” foi diretor de um dos offshore de Álvaro Sobrinho.

Artigo | 7 de May

Um estudo de dois investigadores alemães conclui que dos 216 mil milhões de euros dos resgates dos últimos seis anos, apenas 9.7 mil milhões foram parar ao Orçamento grego. Ou seja, menos de 5% do total serviu a população, enquanto 95% foi para os cofres dos bancos europeus.

Artigo | 7 de May

Erdem Gul e Can Dundar foram condenados a cinco anos de prisão pelo crime de “divulgação de segredos de Estado”. "Vão pagar caro”, garantiu o presidente turco aquando da publicação da reportagem dos dois jornalistas, que denunciava que os serviços secretos turcos entregaram armas aos jihadistas na Síria.