Artigo | 30 de April

Cinco centrais sindicais mobilizaram em conjunto, pela primeira vez, mais de 300 mil pessoas para protestar contra as medidas que transferem 'o custo [da crise] para os trabalhadores.

Artigo | 28 de April

“É preciso ter coragem de recomeçar, aprender com os erros e perseverar. Os únicos derrotados são os que desistem, por isso é preciso ter coragem, porque o triunfo é relativo", aconselha o ex-presidente uruguaio sobre a crise da esquerda na América Latina.

Artigo | 28 de April

Parlamento Europeu instou UE e Estados-Membros a estabelecerem regras comuns para o trabalho doméstico e de prestação de cuidados a idosos, crianças ou pessoas com deficiência. Os eurodeputados pedem à Comissão que apresente legislação de licença para prestadores de cuidados e quadro para o reconhecimento do estatuto de prestadores de cuidados não profissionais, que proporcione uma remuneração e normas de proteção social.

Artigo | 28 de April

O presidente da Comissão Europeia diz que a posição do FMI está a debilitar a zona euro. Confrontado com a exigência de mais austeridade, Alexis Tsipras pediu a Donald Tusk que convoque uma cimeira extraordinária dos governos da zona euro. Tusk respondeu que o Eurogrupo ainda tem trabalho a fazer. De infoGrécia.

Artigo | 27 de April

Preso durante uma manifestação, Brahim Saika foi espancado e torturado pela polícia marroquina. Apesar de doente entrou em greve de fome. Foi transportado para o hospital em estado de coma, onde morreu sem que qualquer tipo de tratamento ou atenção médica. Por Né Eme.

Artigo | 26 de April

Esta terça feira, tem início, no Luxemburgo, o julgamento dos três homens acusados de divulgarem milhares de documentos confidenciais que revelaram um esquema que permitiu a 340 grandes multinacionais fugirem aos impostos. O Luxleaks envolve o atual presidente da Comissão Europeia, que foi responsável por alguns dos acordos secretos quando chefiava o governo luxemburguês.

Artigo | 25 de April

Segundo Jörg Meuthen, co-líder do Alternative für Deutschland - AfD (Alternativa para a Alemanha), os países do Sul da Europa devem ser excluídos da moeda única, na medida em que França, Itália, Espanha, Grécia e Portugal “têm uma cultura diferente diferente” e “não querem qualquer tipo de austeridade".

Artigo | 25 de April

O patronato alemão quer aumentar a idade da reforma, a Comissão Europeia apoia essa posição e o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, declara que a idade de reforma deve passar para os 70 anos na Alemanha.

Artigo | 25 de April

O PIB da Irlanda cresce supostamente 7,8%. Cillian Doyle explica que isso acontece “devido, em grande parte, ao nosso estatuto de paraíso fiscal / centro financeiro offshore” e afirma: “a recuperação económica [da Irlanda] é uma construção na areia”

Artigo | 25 de April

Terceira e última parte de um texto de Perry Anderson que analisa a situação política no Brasil que levou ao desenrolar do processo de destituição de Dilma Rousseff.

Artigo | 24 de April

Segunda parte de um texto de Perry Anderson que analisa a situação política no Brasil que levou ao desenrolar do processo de destituição de Dilma Rousseff. A terceira, e última, parte do artigo será publicada amanhã.

Artigo | 24 de April

O esquerda.net entrevistou Bruno Estrada, economista e diretor de estudos da Fundação das Comisiones Obreras, que participou no colóquio: “Outro banco mau? A experiência de resgate da banca espanhola” realizado pelo Bloco.

Artigo | 23 de April

Um texto de Perry Anderson que analisa a situação política no Brasil que levou ao desenrolar do processo de destituição de Dilma Rousseff. A segunda e terceira partes do artigo serão publicadas nos próximos dois dias.

Artigo | 22 de April

A ex-presidente do parlamento está de regresso à primeira linha do combate político e esta semana lançou o seu novo partido político, Viagem para a Liberdade.

Artigo | 21 de April

O Instituto Europeu de Patentes atribuiu à Syngenta, especializada em produtos químicos e sementes, uma patente que abrange os tomates com elevado conteúdo de flavonóides. A patente cobre as plantas, sementes e frutos. Organizações não governamentais de toda a Europa lançam ação coletiva e apelam à adesão dos cidadãos europeus.

Artigo | 21 de April

A imprensa grega aderiu à greve convocada pela federação de jornalistas contra a anunciada proposta de reforma do sistema de pensões e em defesa do seu subsistema de segurança.

Artigo | 21 de April

As perspetivas de evolução da economia mundial não permitem fazer prognósticos positivos. Será 2016 o ano da recaída e da recessão global? Por Alejandro Nadal

Artigo | 20 de April

“Na Europa, as decisões tomam-se em Bruxelas. Nos EUA, cerca de 70% da população - os 70% com rendimentos mais baixos - está totalmente desvinculada do processo político”, lamentou o politólogo e linguista norte americano Noam Chomsky.

Artigo | 20 de April

Responsáveis da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que ouviram relatos de sobreviventes de um naufrágio no Mediterrâneo, concluíram que estes são "credíveis", pelo que poderão ter perdido a vida 500 pessoas.

Artigo | 20 de April

Três jovens foram atingidos a tiro pela polícia em Caluquembe, província da Huíla, na passada segunda-feira, durante uma manifestação pacífica organizada na sequência de decisões sobre o pagamento de propinas e contra a exoneração da direção dos estabelecimentos de ensino do II Ciclo e Técnico Profissionais. Por Maka Angola.