Artigo | 30 de April

O Prémio Miguel Portas foi atribuído a projetos em Viseu, contra a discriminação de imigrantes no interior, na Mouraria, em Lisboa, com guias migrantes, e no Seixal, para integração de jovens ciganas.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

É hábito corrente dizer-se que são os vencedores quem escreve a História, para justificar, não tanto a relatividade da importância atribuída a factos e até mesmo interpretações históricas, mas mais a defesa, no presente, dos vencidos do passado.

Artigo | 30 de April

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) promoveu neste sábado, 30 de abril, em Boliqueime, uma nova ação contra as portagens na A22. A GNR impediu os manifestantes de cortarem a EN125. No próximo dia 6 de maio, a abolição destas portagens vai ser debatida no parlamento.

Artigo | 30 de April

Mais de 250 personalidades das áreas da política, das artes e da cultura lançam apelo e convocam sessão pública “Em defesa dos direitos políticos e pela libertação dos 17 ativistas angolanos” para o próximo dia 5 de maio, às 21.30h no Fórum Lisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

A Central Nuclear de Almaraz, a 100 km da fronteira portuguesa, terminou em 2010 o seu tempo de vida útil. Apesar disso, o Estado Espanhol decidiu manter a central a trabalhar durante mais 10 (!) anos.

Artigo | 30 de April

O Precfest junta associações, movimentos e coletivos no dia 1 de maio em Lisboa e decorre a partir das 11h no Largo do Intendente. Leia aqui o alinhamento do que vai acontecer.

Artigo | 30 de April

Cinco centrais sindicais mobilizaram em conjunto, pela primeira vez, mais de 300 mil pessoas para protestar contra as medidas que transferem 'o custo [da crise] para os trabalhadores.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

Tudo o que a mulher conquistou nestes 42 anos foi com muito trabalho, muita luta e muita persistência.

Vídeo Esquerda | 30 de April

Neste 1º de Maio, no Largo do Intendente em Lisboa vai decorrer o primeiro PRECFEST, uma mobilização contra o trabalho precário e o desemprego. O encontro começa às 11h e depois o PRECFEST irá juntar-se à manifestação da CGTP até à Alameda.

Artigo | 30 de April

Morreu, neste sábado de manhã, o escritor e historiador Paulo Varela Gomes. Foi professor e cronista de vários jornais e revistas. Foi também ativista político de esquerda. Em 2015, publicou o texto “Morrer é mais difícil do que parece”.

Artigo | 30 de April

Segundo a Procuradoria, nas buscas da PJ estão em causa “factos relacionados com a subconcessão dos Estaleiros de Viana e a venda do Navio Atlântida”, no tempo em que Aguiar-Branco era ministro da Defesa do governo PSD/CDS. Em 2013, o Bloco apontou que aquela concessão era uma “negociata para privados, com o dinheiro de todos”.

Artigo | 30 de April

Na abertura do Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso – a porta-voz do Bloco de Esquerda afirmou que “a cultura é um espaço de disputa política, porque o capital financeiro faz essa disputa e nós também temos que a fazer”.

Vídeo Esquerda | 30 de April

José Gusmão, dirigente do Bloco de Esquerda responde ao vídeo de João Vieira Pereira, realizado pelo semanário Expresso.