Artigo | 26 de April

Dois defensores dos direitos homossexuais no Bangladesh, foram assassinados esta segunda-feira, de acordo com informações das autoridades do país e organizações não-governamentais (ONG).

Breves | 26 de April
O Rei de Espanha, Filipe VI não indicou ao presidente do Congresso dos Deputados nenhum candidato para formar governo, pelo que as próximas eleições gerais poderão vir a ter lugar no próximo dia 26 de junho. Felipe VI recebeu hoje os representantes dos partidos com assento parlamentar pela terceira depois das eleições legislativas de 20 de dezembro. Após as audições obrigatórias por lei, Filipe VI podia convidar um candidato a uma sessão de investidura, na qual os deputados elegem um presidente do governo, mas terá optado por não o fazer. A Casa Real informou em comunicado citado pela agência EFE que "não existe um candidato que reúna os apoios necessários".
Artigo | 26 de April

At a stage where labour relations have changed to such an extent that private and public enterprises use temporary work agencies to hire permanent workers, this is an essential question to pose. By Isabel Pires.

Artigo | 26 de April

O Bloco entregou no parlamento três projetos de resolução em que recomenda ao governo a abolição das taxas de portagem nas autoestradas A4, A24 e A25, que se somam aos projetos de lei já entregues anteriormente pelo fim das portagens na A22 e A23.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de April

Estão criadas as condições para a entrada numa nova crise global sem se ter saído da última, que é mascarada com uma recuperação que, na verdade, não existe.

Event | 26 de April

Pensar os Pensadores da Economia – Karl Polanyi
Com João Rodrigues. Organização: Coletivo Economia sem Muros.
Ver cartaz.
Lisboa, sala 117 da
Nova SBE - Campus de Campolide, 18h30.

Event | 26 de April

Aula Magistral: É possível aprender com o Sul anti-imperial? As aprendizagens globais da Alice
Com Boaventura de Sousa Santos. Mais informações.
Coimbra, Auditório, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 16h.

Sessão pública: "Ensino Superior: Onde Pára a Democracia?"
Com as presenças de José Manuel Pureza e Luís Monteiro. Ver evento de facebook e cartaz.
Coimbra, Anfiteatro IV da F.L.U.C. (Faculdade Letras Universidade Coimbra), a partir das 17h30.

Artigo | 26 de April

À saída de uma audiência com o Presidente da República, Catarina Martins sublinhou que "enquanto o Governo estiver a recuperar rendimentos do trabalho, a proteger o Estado Social, aqui está o Bloco, como sempre". A porta voz bloquista defendeu que "à política de recuperação de rendimentos é preciso juntar uma estratégia económica sobre emprego no nosso país".

Artigo | 26 de April

Esta terça-feira foi entregue na Assembleia da República a petição pela despenalização da morte assistida, que reuniu mais de 8.300 assinaturas. Deputado José Manuel Pureza reforçou compromisso do Bloco na apresentação de um projeto de lei sobre a matéria.

Breves | 26 de April
Esta terça-feira teve início uma greve de dois dias promovida por médicos internos britânicos, que junta profissionais de várias especialidades. A paralisação é a primeira a ter lugar desde a criação do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), há 68 anos atrás, e visa protestar contra os cortes no financiamento do NHS e as falhas no atendimento. Governo recusa-se a atender às reivindicações dos médicos.
Breves | 26 de April
Angola “embora tenha ultrapassado a situação de conflito”, enfrenta “desafios de ordem económica que colocam em risco a manutenção dos ganhos alcançados até agora e que resulta em milhares de crianças em risco de ficar sem ser vacinadas”, alerta a Unicef.
Vídeo Esquerda | 26 de April

Em homenagem aos presos políticos em Angola, e a todos aqueles e aquelas que lutam por um mundo melhor e mais justo, o rapper Riça lançou, no dia 25 de Abril, o single “Punhos no Ar”, retirado do seu primeiro disco a solo com nome e data de lançamento ainda por revelar.

Artigo | 26 de April

Esta terça feira, tem início, no Luxemburgo, o julgamento dos três homens acusados de divulgarem milhares de documentos confidenciais que revelaram um esquema que permitiu a 340 grandes multinacionais fugirem aos impostos. O Luxleaks envolve o atual presidente da Comissão Europeia, que foi responsável por alguns dos acordos secretos quando chefiava o governo luxemburguês.

Artigo | 26 de April

Aquela que foi uma das maiores catástrofes nucleares da História aconteceu há 30 anos numa pequena localidade da Ucrânia, Chernobyl. O Fórum Antinuclear da Extremadura explica porque não podemos deixar repetir a tragédia.

Artigo | 26 de April

A nuclear continua a tentar vender-se, continua a comprar mentes e encher bolsos, apesar de ser uma indústria a bordejar a falência, total. Mas será uma falência de muitos, muitos milhões e até lá continua a estrebuchar. Artigo de António Eloy, membro do Movimento Ibérico Antinuclear.

Artigo | 26 de April

O filme “Treblinka" de Sérgio Tréfaut sobre o horror do Holocausto estreia esta terça-feira no âmbito da 13ª edição do IndieLisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de April

A indústria do petróleo sabe que há alterações climáticas com certeza há mais de 30 anos. Sabiam de tudo e nunca pararam de carregar no acelerador.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de April

Se tantas mulheres se sentem discriminadas pelo género e sentido das palavras, não deverá o Estado ter pelo menos algum papel simbólico exemplar, ainda que potencialmente reduzido?

Artigo | 26 de April

Quinze estudantes portugueses a estudar na Polónia através do programa Erasmus + têm sido alvo de vários insultos e gestos hostis desde que chegaram a Rzeszow, a 3 de abril. No dia 9 deste mês, os incidentes envolveram violência física. Autoridades avançam que estudantes estão a ser confundidos com muçulmanos.