Artigo | 21 de April

Aprovação de alterações à PMA acabará com discriminação em função da orientação sexual e estado civil. Gestação de substituição foi chumbada pelo PSD, CDS e PCP. Moisés Ferreira congratula “avanço que é dado na lei em Portugal e no respeito pelos direitos das mulheres e pelos vários tipos de família”, sublinhando, contudo, que “há um passo que fica por dar”.

Artigo | 21 de April

O Instituto Europeu de Patentes atribuiu à Syngenta, especializada em produtos químicos e sementes, uma patente que abrange os tomates com elevado conteúdo de flavonóides. A patente cobre as plantas, sementes e frutos. Organizações não governamentais de toda a Europa lançam ação coletiva e apelam à adesão dos cidadãos europeus.

Event | 21 de April

Tirar a troika das relações laborais - Negociação e contratação coletiva: Reposição do direito, condição da democracia Assembleia da República
Com Jorge Leite, Maria da Paz Lima, Francisco Alves, António Chora e Isabel Pires. Ver cartaz.
Lisboa, Assembleia da República, 10h30.

Histórias da História: Portugal na Grande Guerra – Treze anos de isolamento
Com Fernando Cerqueira.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Sessão Pública - Pela libertação dos 17 ativistas angolanos
Com as intervenções de Lídia Jorge, Marisa Matias, Pacheco Pereira, Ricardo Sá Fernandes, entre outros, e as atuações musicais de Pedro Conquenão e Riça JL. Ver evento de facebook e mais informações.
Lisboa, Fórum Lisboa - Avenida de Roma, 21h30.

Artigo | 21 de April

Grupo da família Soares dos Santos vai abrir os seus estabelecimentos a 1 de Maio. Sindicatos acusam-no de “desrespeito” pelo dia do trabalhador, consideram “inadmissível a ausência de resposta do Pingo Doce às reivindicações dos trabalhadores” e marcam “semana de denúncia pública”.

Artigo | 21 de April

A imprensa grega aderiu à greve convocada pela federação de jornalistas contra a anunciada proposta de reforma do sistema de pensões e em defesa do seu subsistema de segurança.

Artigo | 21 de April

Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do Ambiente do governo PSD/CDS vai ao parlamento explicar a atribuição de concessões de petróleo e gás no Algarve, poucos dias antes das últimas eleições legislativas. O requerimento foi do Bloco de Esquerda.

Artigo | 21 de April

Pedro Filipe Soares afirmou, nesta quarta-feira, que é necessário terminar com a especulação imobiliária, apostando na reabilitação urbana para que todos tenham direito a uma habitação digna.

Artigo | 21 de April

As perspetivas de evolução da economia mundial não permitem fazer prognósticos positivos. Será 2016 o ano da recaída e da recessão global? Por Alejandro Nadal

Artigos Opinião Esquerda | 21 de April

O caminho da justiça e da igualdade é longo e contínuo; a nenhum momento podemos tomar por garantido o que já foi conquistado, a todo o momento temos que deslaçar novos nós que impedem a plenitude de direitos.

Vídeo Esquerda | 21 de April

A biografia de Varela Gomes, da autoria de António Louçã, foi apresentada, nesta quarta-feira em Lisboa, por Aldo Casas, antropólogo.

Artigo | 21 de April

Patrão francês da fábrica de calçado Karapi, em Tentúgal, decidiu encerrar a empresa, diz que não vai emitir cartas de despedimento e ameaça não pagar salários de abril e indemnizações. Trabalhadoras podem fazer vigílias para impedir saída de património.

Artigo | 21 de April

Em sessão pública em Lisboa, Catarina Martins afirmou: “A aplicação de residentes portugueses em offshores se pagasse 10% de imposto dava para pagar todo o défice de 2016 e o Estado ainda era superavitário”. Na próxima semana, o Bloco apresentará um pacote legislativo sobre offshores, incluindo a praça financeira da Madeira.