Artigo | 15 de April

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, pediu, numa carta enviada ao chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, a libertação imediata e incondicional de Nuno Dala, que interrompeu hoje uma greve de fome de 36 dias, bem como dos restantes condenados.

Artigo | 15 de April

O diretor do departamento europeu do FMI, Poul Thomsen, afirmou que Portugal está “no caminho errado” porque "relaxou os seus esforços de consolidação orçamental nos últimos dois anos” sendo necessário aplicar "medidas adicionais de austeridade se quiser cumprir as metas que definiu no Orçamento do Estado".

Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

A recente mudança na cultura constitui uma oportunidade para reequacionar os problemas do setor dando algum protagonismo a questões que as mais das vezes permanecem atrás do cenário. Na verdade, elas merecem um lugar entre As luzes da ribalta.

Artigo | 15 de April

“Sociedade Dividida” é o nome de um projeto sobre países que têm fronteiras dentro do seu próprio território.  Uma mostra de fotografias sobre os itinerários da Palestina ocupada pode ser vista a partir deste sábado na Associação Solidariedade Imigrante, em Lisboa. Por Pedro Ferreira

Artigo | 15 de April

A mostra de cinema insubmisso regressa ao Porto de 29 de abril a 1 de maio, desta vez no cinema Batalha. A entrada é livre. Veja aqui a programação.

Vídeo Esquerda | 15 de April

O economista Ricardo Cabral, a porta-voz bloquista Catarina Martins e o diretor da Fundação das Comisiones Obreras Bruno Estrada resumem algumas ideias defendidas no colóquio promovido pelo Bloco em Lisboa sobre a experiência espanhola e modelos de resolução bancária.

Artigo | 15 de April

Apanhado nos Panama Papers com empresas da família colocadas em paraísos fiscais, o ministro da Indústria espanhol começou por negar tudo. As mentiras só aguentaram até esta sexta-feira, quando José Manuel Soria anunciou o abandono da vida política.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

Neste momento, os produtores leiteiros portugueses estão a receber uma média de 28 cêntimos por litro de um bem que custa cerca de 34 cêntimos a produzir.

Artigo | 15 de April

No final de uma audiência no Palácio de Belém, Arménio Carlos apelou ao governo a que “passe a dar eficácia” ao diálogo que tem mantido com os sindicatos. E defendeu que a fatura da revisão em baixa do crescimento económico deve ser paga por quem mais ganhou com a crise.

Breves | 15 de April
A proposta bloquista para proibir a utilização do herbicida glifosato em Portugal e recomendar que a representação portuguesa na UE não aceite renovar a licença de utilização deste herbicida na UE foi chumbada com os votos do PSD e CDS e a abstenção do PS e do PCP. Iniciativas semelhantes do PAN e do PEV também foram votadas e chumbadas esta sexta-feira na Assembleia da República. No Parlamento Europeu, Marisa Matias votou esta semana contra a proposta de prolongar por sete anos a autorização do uso de glifosato na União Europeia. O governo português ainda não divulgou qual a posição que irá assumir quando for chamado a pronunciar-se sobre a renovação da licença para um herbicida que a OMS considerou como ’carcinogéneo provável para o ser humano'.
Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

O recurso a offshore para esconder dinheiro, ou pagar menos impostos, é bem mais generalizado e antigo do que se pensa.

Breves | 15 de April
Os deputados aprovaram esta sexta-feira por unanimidade a proposta do Bloco para garantir o acesso à terapêutica com sistema de perfusão contínua de insulina a todas as crianças com diabetes tipo 1 até aos dez anos que possam beneficiar desta terapêutica. O projeto de resolução bloquista agora aprovado também recomenda ao governo que “equacione, para anos futuros, e como forma de reduzir a lista de espera, o alargamento do acesso à terapêutica com sistema de perfusão contínua de insulina a outros escalões etários”.
Audio | 15 de April

Galandum Galundaina ― Quatrada, 2015.
Deolinda ― Outras histórias, 2016.
Sérgio Godinho ―  Pano-cru, 1978.
António Victorino D’Almeida ― O render dos heróis, 1999.
Luís Pucarinho ―  Orgânica Mente Humana, 2015.

Edição nº 229, de 14 de abril de 2016

Artigo | 15 de April

O impacto do festival de música Marés Vivas na Reserva Natural do Estuário do Douro foi denunciado por ambientalistas, criticando a escolha do local. Os organizadores respondem com a ameaça de processar o movimento cívico na origem da denúncia.

Artigo | 15 de April

O Bloco não vê razões que legitimem o uso de linguagem sexista no documento de identificação que todas as pessoas trazem no bolso. Por isso, quer ver aplicado um dos objetivos do Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação 2014-2017.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

No passado dia 1 de abril, uma reportagem do Observador dava conta de que para a direção do Colégio Militar, a homossexualidade é, a par dos roubos ou da droga, um tabu naquela instituição escolar.

Breves | 15 de April
Ao fim de 36 dias, o ativista condenado a quatro anos e meio de prisão no processo dos 17 acusados de organizarem uma rebelião contra o regime de Luanda anunciou o fim da greve de fome. Este protesto contra o confisco de bens e da sua conta bancária deixou-o “muito fraco e abatido”, afirmou o seu advogado. “Felizmente, as autoridades cumpriram em grande medida com as minhas exigências”, escreveu Nuno Dala num acarta em que agradece a todos os que o apoiaram.
Vídeo Esquerda | 15 de April

Mariana Mortágua mostra como funcionam e para que servem os offshores.

Artigo | 15 de April

No debate quinzenal, Catarina Martins defendeu a destituição do governador do Banco de Portugal e apresentou a António Costa cinco condições para um programa de limpeza da banca. O primeiro-ministro responde que só tem dúvidas sobre uma delas.

Artigo | 15 de April

The connection between the spread of Zika and climate change is certain. By Ricardo Coelho.