Breves | 10 de April
O Bloco Açores defendeu a proibição total do cultivo, importação e comercialização de organismos geneticamente modificados (OGM) vegetais na região. A deputada do Bloco no parlamento regional, Zuraida Soares, defende que se deve aplicar "o princípio da precaução", e relembrou que desde 2010 que os OGM estão proibidos na Madeira. Em 2012 foi entregue uma petição com 1400 assinaturas pela regulação dos OGM. Além da proibição, importação e comercialização de OGM, o projecto de decreto legislativo regional do Bloco prevê ainda a existência de cultivo em ambiente controlado, "espaço interior ou exterior que garante a total ausência de contaminação biológica do meio envolvente", e apenas para investigação científica.
Artigo | 10 de April

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos vai lançar uma petição pública com o objetivo de limitar o sigilo fiscal e extinguir os paraísos fiscais.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de April

A intenção até podia ser boa, mas estava-se mesmo a ver que ia dar disparate. Quando Joana Vasconcelos entrou em cena, o que era um risco tornou-se uma certeza: a estupidez e o ridículo tomaram conta da campanha #esefosseeu.

Artigo | 10 de April

Durante o almoço nacional do 17º aniversário do Bloco, Catarina Martins sublinhou que os bloquistas não desistem “do passo essencial: acabar com a austeridade”. Encontro contou ainda com as intervenções de António Capelo, Francisco Louçã, João Semedo, Luís Fazenda e Fernando Rosas.

Artigo | 10 de April

Amy Goodman e Juan González entrevistam a poetisa Birgitta Jónsdóttir, ex-voluntária do WikiLeaks e atual deputada pelo Partido Pirata, que, segundo as mais recentes sondagens, reúne 43% das intenções de voto.

Fotogalerias | 10 de April
Fotos de Paulete Matos.
Artigo | 10 de April

Num livro indispensável, François Morin disseca as instituições “sistémicas” cujo poder é muito superior ao da maior parte dos Estados. O que é a “hidra global” e como exerce o seu domínio. No Marcelo Justo, na BBC.

Breves | 10 de April
Pela sexta vez num mês, sindicatos e organizações estudantis mobilizaram-se novamente este sábado contra a “Lei do Trabalho” do governo Hollande, que visa facilitar os despedimentos e promover o trabalho precário.
Breves | 10 de April
Autoridades macedónias não só atacaram as 500 pessoas que protestavam perto da vedação erguida em Idomeni, na fronteira com a Grécia, e que se vêem impedidas de avançar para o Norte da Europa, como aproveitaram para disparar contra o campo de refugiados que abriga milhares de migrantes e requerentes de asilo. Várias crianças tiveram de receber assistência médica.
Artigo | 10 de April

Se depender da disposição das bases, as décadas de defensiva sindical parecem ter chegado ao fim. Assim como no Brasil, também nos Estados Unidos ocupações lideradas por professores e bombeiros iluminam o caminho dos trabalhadores. Por Ruy Braga.

Artigo | 10 de April

O ex-presidente do partido Luís Marques Mendes, atual conselheiro de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, é consultor, desde 2012, da Abreu Advogados, envolvida em transações que passaram pela Mossak Fonseca. Já o ex secretário de Estado José Eduardo Martins é sócio da sociedade de advogados. “Panama papers” exibem mentiras na Comissão de Inquérito ao BES.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de April

A nova lei, promulgada no Estado da Carolina do Norte, impede as pessoas transgénero de utilizarem casas de banhos ou vestiários que correspondam à sua identidade de género. A forte resistência ao projeto de lei aumenta diariamente.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de April

No passado domingo, rebentou mais um escândalo financeiro. Desta vez, o epicentro desta vergonha está sediado num escritório de advogados, no Panamá, mas estende-se a todo o mundo.

Artigo | 10 de April

Coordenadora Distrital de Coimbra do Bloco lembra que “opôs-se, desde a primeira hora, à decisão de implementação da coincineração de resíduos industriais perigosos na Cimpor de Souselas, em 2001”.

Breves | 10 de April
Depois de Washington, Alaska, Idaho, Utah, Havai e Wisconsin, o senador do Vermont venceu agora o 'caucus' democrata do Wyoming. É a oitava vitória de Bernie Sanders nas últimas nove votações, entre primárias e 'caucus' estaduais.
Breves | 10 de April
Segundo é divulgado no site da presidência da República, o embaixador Luís Filipe Castro Mendes, atual representante de Portugal junto do Conselho da Europa em Estrasburgo, será o novo ministro da Cultura. A posse terá lugar na próxima quinta-feira, dia 14.
Artigo | 10 de April

Em comunicado, o cantor anuncia o cancelamento do concerto que tinha agendado para este domingo em Greensboro, na Carolina do Norte, lembrando que "algumas coisas são mais importantes do que um espetáculo de rock", e que "esta luta contra o preconceito e a intolerância é uma delas".

Artigos Opinião Esquerda | 10 de April

A Portway poupa 7,3 milhões de euros e despede os seus trabalhadores efetivos, enquanto a Ryanair contrata-os a falsos recibos verdes para fazerem o mesmo trabalho. Dia 18 de abril já está marcada uma greve contra estes despedimentos.

Breves | 10 de April
O Sexta às 9, da RTP, assinala que o ex-ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia do Governo PSD/CDS-PP, Jorge Moreira da Silva, deu luz verde à prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural relativos às áreas de Aljezur e Tavira, num total de 300 mil hectares, à Portfuel de Sousa Cintra apenas a 10 dias das eleições.
Artigo | 10 de April

A Marcha Animal 2016, que teve como mote "A tortura não é cultura", juntou centenas de ativistas nacionais, bem como organizações não governamentais internacionais, em prol de uma causa comum: os direitos dos animais.