Breves | 3 de April
O músico Gato Barbieri morreu sábado, num hospital de Nova Iorque devido a uma pneumonia. Barbieri, de 83 anos, foi um dos mais relevantes músicos de jazz da Argentina tendo conquistado um Grammy pela música do filme "O Último Tango em Paris". Aprendeu a tocar clarinete aos 12 anos, a ouvir Charlie Parker, mas depois mudou para o saxofone, começando a ser conhecido em 1953 depois de atuar na Orquestra de Lalo Schifrin. O reconhecimento definitivo deu-se quando integrou o movimento do free jazz na década de 60 e também com as suas gravações de jazz latino a partir dos anos 70.
Artigo | 3 de April

Cerca de 300 pessoas assistiram este sábado à apresentação oficial na Câmara de Gentilly, nos subúrbios do sul de Paris, da Associação dos Emigrantes Lesados do BES (AMELP). O Bloco esteve presente e solidarizou-se com os emigrantes que, contrariamente aos lesados do papel comercial, continuam sem solução e exigem a intervenção do governo. Artigo de Cristina Semblano e Adriano do Vale Salgueiro para esquerda.net.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de April

Hoje sou eu a clamar por um acordo de regime. Acho que nunca o fiz. Mas algum dia ia ser a primeira vez.

Artigo | 3 de April

Catarina Martins na Convenção Regional do Bloco Madeira afirmou que Passos Coelho “é o passado” e sublinhou “que quem só olha para trás não pode fazer nenhum caminho para a frente”. A Convenção reelegeu Roberto Almada para coordenador regional, que fez violenta crítica ao presidente do Governo Regional e afirmou: “É tempo de defender a Madeira dos Donos Disto Tudo”.

Artigo | 3 de April

No dia 6 de abril de 1564, foi inventado o lápis, na Inglaterra, um utensílio que continua a ser útil nos dias de hoje. O lápis foi concebido para marcar, riscar e até mesmo cortar superfícies. Por António José André.

Artigo | 3 de April

O acordo entre UE e Turquia, criticado por todas as organizações de direitos humanos, estipula que a 4 de abril começarão as expulsões da Grécia para a Turquia de pessoas refugiadas , com um primeiro grupo de 500 pessoas. Catarina Martins afirmou na AR, em março passado: “Recusamos o acordo com a Turquia porque o apoio aos refugiados exige essa recusa”.

Artigo | 3 de April

Conheça Laurinda, 26 anos, acusada de tramar uma rebelião contra o governo angolano por participar de um grupo de estudos de um livro. Esta foi a sua última entrevista como uma mulher livre, Laurinda entrou, com seus amigos rappers, em julgamento no Tribunal Provincial de Luanda, no dia da publicação (16 de novembro de 2015). Por Eliza Capai, Natalia Viana, apublica.org

Artigos Opinião Esquerda | 3 de April

É certa a ligação entre a difusão geográfica do Zika e as alterações climáticas.

Artigo | 3 de April

A organização Help Refugees deu a conhecer que 129 crianças não acompanhadas desapareceram, após a demolição de campo de migrantes em Calais. A ONG sublinha que esta situação é inaceitável.

Artigo | 3 de April

Em Alfama, há um espaço cultural chamado “Casa da Liberdade-Mário Cesariny” que dá expressão ao conceito de arte global que visa derrubar todas as barreiras existentes entre as diversas formas de criação artística. Por Pedro Ferreira.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de April

Sendo quase impossível, a comparação entre os inícios de mandato de Cavaco e Marcelo está na ordem do dia e tem um traço identitário político comum.

Artigo | 3 de April

A petição que já recolheu mais de 8.000 assinaturas vai ser entregue na Assembleia da República, anunciou João Semedo da comissão coordenadora do movimento “Direito a morrer com dignidade”.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de April

Foram condenados por causa de “preparação de rebelião e associação de malfeitores”, tudo isto porque basicamente liam um livro. O problema não estava em ler, estava em reunirem-se, quebrando o regime ditatorial e a hegemonia política que se fazem sentir em Angola.

Artigo | 3 de April

Um vasto conjunto de informações divulgados este domingo pelo jornal alemão Suddeutsche Zeitung e partilhada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI), revelam o enriquecimento ilícito em paraísos fiscais de antigos e atuais líderes políticos, empresários e ainda de figuras ligadas ao desporto e ao cinema.