Artigo | 30 de April

O Prémio Miguel Portas foi atribuído a projetos em Viseu, contra a discriminação de imigrantes no interior, na Mouraria, em Lisboa, com guias migrantes, e no Seixal, para integração de jovens ciganas.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

É hábito corrente dizer-se que são os vencedores quem escreve a História, para justificar, não tanto a relatividade da importância atribuída a factos e até mesmo interpretações históricas, mas mais a defesa, no presente, dos vencidos do passado.

Artigo | 30 de April

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) promoveu neste sábado, 30 de abril, em Boliqueime, uma nova ação contra as portagens na A22. A GNR impediu os manifestantes de cortarem a EN125. No próximo dia 6 de maio, a abolição destas portagens vai ser debatida no parlamento.

Artigo | 30 de April

Mais de 250 personalidades das áreas da política, das artes e da cultura lançam apelo e convocam sessão pública “Em defesa dos direitos políticos e pela libertação dos 17 ativistas angolanos” para o próximo dia 5 de maio, às 21.30h no Fórum Lisboa.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

A Central Nuclear de Almaraz, a 100 km da fronteira portuguesa, terminou em 2010 o seu tempo de vida útil. Apesar disso, o Estado Espanhol decidiu manter a central a trabalhar durante mais 10 (!) anos.

Artigo | 30 de April

O Precfest junta associações, movimentos e coletivos no dia 1 de maio em Lisboa e decorre a partir das 11h no Largo do Intendente. Leia aqui o alinhamento do que vai acontecer.

Artigo | 30 de April

Cinco centrais sindicais mobilizaram em conjunto, pela primeira vez, mais de 300 mil pessoas para protestar contra as medidas que transferem 'o custo [da crise] para os trabalhadores.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

Tudo o que a mulher conquistou nestes 42 anos foi com muito trabalho, muita luta e muita persistência.

Vídeo Esquerda | 30 de April

Neste 1º de Maio, no Largo do Intendente em Lisboa vai decorrer o primeiro PRECFEST, uma mobilização contra o trabalho precário e o desemprego. O encontro começa às 11h e depois o PRECFEST irá juntar-se à manifestação da CGTP até à Alameda.

Artigo | 30 de April

Morreu, neste sábado de manhã, o escritor e historiador Paulo Varela Gomes. Foi professor e cronista de vários jornais e revistas. Foi também ativista político de esquerda. Em 2015, publicou o texto “Morrer é mais difícil do que parece”.

Artigo | 30 de April

Segundo a Procuradoria, nas buscas da PJ estão em causa “factos relacionados com a subconcessão dos Estaleiros de Viana e a venda do Navio Atlântida”, no tempo em que Aguiar-Branco era ministro da Defesa do governo PSD/CDS. Em 2013, o Bloco apontou que aquela concessão era uma “negociata para privados, com o dinheiro de todos”.

Artigo | 30 de April

Na abertura do Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso – a porta-voz do Bloco de Esquerda afirmou que “a cultura é um espaço de disputa política, porque o capital financeiro faz essa disputa e nós também temos que a fazer”.

Vídeo Esquerda | 30 de April

José Gusmão, dirigente do Bloco de Esquerda responde ao vídeo de João Vieira Pereira, realizado pelo semanário Expresso.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de April

Os portugueses vivem uma overdose de Presidente, uma overdose de Marcelo. O que era apenas ao domingo, é agora diário e, com frequência, mais do que uma vez por dia.

Artigo | 29 de April

O deputado Heitor de Sousa manifestou “apoio político aos taxistas”, considerado ser “ilegal” o atual modelo de exercício da plataforma Uber.

Artigo | 29 de April

Assembleia da República aprovou projetos do Bloco e do PAN que defendem que o Governo volte a proibir a caça na Serra da Malcata, habitat natural do lince-ibérico, que voltou a ser autorizada pelo executivo desde fevereiro.

Breves | 29 de April
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considerou esta sexta-feira que o ministro da Educação “parece hesitante no caminho” e revelou que o projeto já apresentado pelo governante para o próximo ano letivo não agradou à estrutura sindical.
Blogosfera | 29 de April

Em menos de três minutos consegue confundir causas com consequências, curto prazo com o longo prazo, e saldo externo com exportações. Aqui fica, à atenção dos 'guionistas' João Pedro Vieira e Joana Mateus. Por Ricardo Paes MamedeLer mais.

Vídeo Esquerda | 29 de April

O popular coletivo de humoristas brasileiro estreou, esta segunda-feira, o trailer do seu primeiro filme “Contrato Vitalício”, que tem estreia marcada para 30 de junho de 2016.

Artigo | 29 de April

Projetos apresentados pelo Bloco e pelo PAN foram aprovadas esta sexta-feira. O apelo ao encerramento da central nuclear espanhola situada junto ao rio Tejo, na região fronteiriça, reuniu unanimidade junto dos deputados. Dia 11 de junho haverá manifestação ibérica pelo encerramento em Cáceres.