Event | 23 de March

Apresentação do livro: “A economia como desporto de combate”, de Ricardo Paes Mamede
O livro será apresentado por Sandra Monteiro e Pedro Nuno Santos. Ver convite.
Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa – Rua das Portas de Santo Antão nº 100, 18h.

Ciclo Debates Habita
Com Susana Sanches Mourão e Marta Galvão Lucas. Ver evento de facebook.
Lisboa, MOB - Rua dos Anjos 12F, 18h30.

Receção alternativa ao Mário Draghi em Lisboa
Ver evento de facebook. Organização: Coordenadora Concelhia de Lisboa do Bloco.
Lisboa, Largo de São Domingos, 19h.

Mas que raio se passa na Turquia? / What the fuck is going on in Turkey?
Ver evento de facebook.
Lisboa, MOB – Rua dos Anjos 12F, 21h.

Leituras Erráticas: Greve de massas, sindicatos e partidos, de Rosa Luxemburgo
Apresentação de Amarílis Felizes. Ver evento de facebook.
Lisboa, Bloco de Esquerda - Distrital de Lisboa, Rua de São Bento, 698, 21h.

Sessão Pública: O que traz este Orçamento? O que quer o Bloco?
Com Mariana Mortágua e Heitor de Sousa. Ver cartaz.
Caldas da Rainha, Salão da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Couto e São Gregório (Rua Almirante Reis), 21h30.

Event | 23 de March

Debate sobre o sistema financeiro português: Banca – os bastidores
Com a deputada do Bloco Mariana Mortágua. Ver cartaz.
Porto, sala 631 da FEP (Faculdade de Economia do Porto), 18h.

Artigo | 23 de March

A central sindical fez um apelo à participação de todos os jovens trabalhadores na manifestação nacional da juventude, organizada pela Interjovem que terá lugar no próximo dia 31 de março, em Lisboa.

Artigo | 23 de March

O livro de inéditos de Herberto Helder, com o título “Letra Aberta” foi publicado hoje, um ano após morte do poeta.

Artigo | 23 de March

Uma petição com 8.000 assinaturas de cidadãos do distrito de Coimbra que reclamam a reposição do Ramal da Lousã foi entregue esta  quarta-feira, na Assembleia da República, anunciaram os seus promotores.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

Enquanto não se acabar com o abuso que representam as ETT’s, teremos ainda um caminho longo a percorrer até que possamos dizer que somos uma sociedade avançada.

Breves | 23 de March
Reagindo ao facto de o Banco de Portugal (BdP) ter negado o pedido dos bloquistas do envio à comissão parlamentar de inquérito ao caso Banif da auditoria que o próprio supervisor bancário solicitou sobre a sua atuação no caso BES, Mariana Mortágua acusou o BdP de "travar sistematicamente" pedidos relevantes para os trabalhos desta comissão.
Artigo | 23 de March

A iniciativa do Bloco, subscrita pelas bancadas parlamentares do PEV, PSD, PS e PAN, “apela à libertação dos presos políticos saarauís” e solidariza-se “com a sua luta, manifestando ainda a solidariedade com os esforços para alcançar uma solução pacífica para o território do Saara Ocidental”.

Artigo | 23 de March

A velocidade do efeito estufa é dez vezes superior à do fenómeno natural ocorrido há 56 milhões de anos que aqueceu o planeta em 5 graus, sugere estudo. Para os autores da investigação, estamos numa “era sem precedentes”. Artigo do Observatório do Clima/Envolverde.

Artigo | 23 de March

On the 1st March, a new law granting same-sex couples the right to adopt came into effect. Finally Portugal has become more equal, and as a result it will be fairer and healthier. By Sandra Cunha.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

Aprovado o Orçamento do Estado para 2016, importa aos trabalhadores saber como devem atuar os sindicatos neste novo ciclo político, dum governo PS, suportado pelos partidos à sua esquerda na Assembleia da República.

Artigo | 23 de March

A operadora portuguesa de handling Portway vai despedir cerca de 200 trabalhadores devido à “perda” do cliente Ryanair.

Breves | 23 de March
Bernie Sanders foi o destacado vencedor dos caucus de Idaho e Utah. Em Idaho, ganhou com 78 por cento dos votos. No Utah, com 81,5 por cento dos votos contabilizados até ao momento, o candidato atinge os 79,7 por cento.
Artigo | 23 de March

Segundo José Soeiro, "se a precariedade foi uma escolha, combatê-la é uma questão de dignidade”. A deputada Isabel Pires alertou para a necessidade de acabar com a “perversão laboral” das empresas de trabalho temporário e Joana Mortágua referiu-se à “utilização abusiva” e até “ilegal” dos Contratos Emprego-Inserção.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

Enquanto há tempo, continua a contagem indecisa entre democratas e fascistas. Quando se volta a falar na decisão nuclear, mais importante seria entender que nuclear é a decisão.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

Na passada terça-feira, discutiu-se na Assembleia Regional [dos Açores], a problemática da precariedade e as políticas públicas de emprego.

Artigo | 23 de March

A eurodeputada bloquista propôs várias vezes uma moratória à exportação de armas e à compra de petróleo oriundo das zonas controladas pelo Estado Islâmico. Marisa Matias lamentou que as propostas não tenham tido acolhimento e que “o negócio continue a contar mais do que as vidas perdidas ou destruídas”.

Vídeo Esquerda | 23 de March

Intervenção de Pedro Filipe Soares no voto de pesar sobre os atentados terroristas em Bruxelas. O deputado bloquista reafirma que não nos deixaremos vergar perante o ódio e nem deixar cair a liberdade e o defesa do Estado de Direito.

Blogosfera | 23 de March

Estou a assistir à emissão da SIC Notícias em contínuo sobre os atentados em Bruxelas. E a mensagem passada é a habitual. Por João Ramos de Almeida, publicado no blogue Ladrões de Bicicletas.

Artigo | 23 de March

Questionado pelos deputados José Soeiro e Moisés Ferreira, o Ministério da Saúde assinala que 450 dos 479 trabalhadores desta linha trabalham a recibos verdes. Bloquistas querem saber se compromisso de António Costa de "combater a utilização de falsos recibos verdes e de realizar um plano de combate à precariedade" vai ser cumprido.