Breves | 12 de March
Militantes de extrema-direita manifestaram-se hoje perto do edifício da chancelaria alemã, em Berlim, para exigir a demissão de Angela Merkel e assim"libertar" a Alemanha da "invasão" de refugiados e imigrantes. "Merkel deves ir" e "nós somos o povo" foram as palavras mais ouvidas pelos manifestante durante a marcha até ao Portão de Brandemburgo. Os manifestantes foram acompanhados por um elevado número de polícias para prevenir eventuais confrontos com os participantes em outros dois protestos convocados por forças de esquerda com o slogan "nazis fora".A polícia separou cerca de mil pessoas que se manifestavam contra os militantes de extrema-direita, mostrando bandeiras e faixas contra a xenofobia e tentando conter os slogans da extrema-direita com assobios e músicas.
Artigo | 12 de March

A Plataforma para o Crescimento Sustentável recomenda a adoção de incentivos à aquisição de veículos elétricos e à instalação de postos de carregamento, estimando que, em 2025, apenas 1% dos veículos em Portugal sejam elétricos.

Artigos dossier | 12 de March

Em Portugal está aberto o debate sobre a despenalização da morte assistida. Em causa está um direito fundamental: o direito a morrer com dignidade, à autonomia e liberdade individual de cada um e de cada uma. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigos dossier | 12 de March

Somam-se as vozes de médicos e outros profissionais de saúde que confirmam a prática da eutanásia nos hospitais portugueses. Fora dos meios hospitalares, a compra de medicamentos pela internet permite que a morte chegue pelo correio, com todos os riscos que a situação acarreta.

Artigos dossier | 12 de March

A eutanásia propriamente dita só existe na Holanda e na Bélgica. Os restantes países legislaram sobre o suicídio assistido, com mais ou menos regras, com mais ou menos possibilidades.

Artigos dossier | 12 de March

Neste artigo, o Esquerda.net disponibiliza uma compilação de bibliografia e de vídeos sobre o tema da morte assistida.

Artigos dossier | 12 de March

Desde que nascemos há uma certeza que nos assiste: um dia, iremos morrer. Mas, apesar desta inevitabilidade, a morte arrasta consigo debates intensos. Artigo de Cristina Andrade.

Artigo | 12 de March

Ministério Público de S. Paulo pede a prisão do ex-presidente Lula da Silva, mas o pedido é tão desastrado que atrai críticas até do principal partido da oposição, o PSDB. Este fim de semana, ocorre nova manifestação pelo afastamento de Dilma Rousseff. Presidente garante que não renuncia e convida Lula para ministro do seu governo. Por Luis Leiria.

Artigos dossier | 12 de March

Em entrevista ao Esquerda.net, o deputado bloquista José Manuel Pureza defendeu que “importa reconhecer na lei o direito de todos/as de decidirem livremente que, em termos da dignidade que exigem para toda a sua vida, chegou o momento do fim” e o direito dos/as médicos de acederem ao “pedido de ajuda para concretizar essa decisão, sem estarem sujeitos/as a pena de prisão”.

Artigo | 12 de March

A Suécia pediu esta semana uma “ repartição mais justa” em relação aos refugiados que chegam à Europa e garantiu que as restrições à sua entrada são de natureza “ temporária”.

Breves | 12 de March
O candidato presidencial do Partido Republicano às eleições norte-americanas, Donald Trump cancelou ontem (madrugada em Lisboa) um comício em Chicago, por causa de confrontos entre apoiantes e opositores da sua candidatura. O comício acabou por ser cancelado no momento em que as principais estações de televisão do país mostraram imagens de desacatos violentos entre os manifestantes.
Artigo | 12 de March

O sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) não chegou a acordo com os CTT em relação ao aumento salarial e mantém a greve para 28 de Março.

Artigo | 12 de March

O movimento de cidadãos contra a exploração de petróleo e gás no Algarve (Allgrave) promove hoje um conjunto de iniciativas, em Faro, para alertar sobre os perigos deste tipo de explorações pode ter para a região.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de March

No contexto da globalização neoliberal, a exceção funciona como um dispositivo jurídico que exerce a suspensão da vida e a validade da morte através de atos legislativos.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de March

A pobreza é, sem dúvida, um problema socioeconómico complexo e, por ser complexo, é suscetível a análises simplórias, sempre tão dadas ao populismo e à demagogia.

Artigo | 12 de March

Catarina Martins criticou a forma como o poder económico se sobrepõe ao poder político afirmando que o país poderia responder de outra forma aos problemas da economia e do emprego se empresas como a EDP, REN ou os CTT estivessem sob o controle público.