Artigos Opinião Esquerda | 2 de February

O debate sobre a segunda circular acabou por falhar no que era essencial discutir: a mobilidade na cidade de Lisboa.

Artigo | 2 de February

Alguns monumentos e lápides de homenagem a figuras da ditadura espanhola foram retirados de espaços municipais nos últimos dias. Apesar da oposição do PP, a nova maioria na autarquia madrilena quer começar a cumprir a Lei de Memória Histórica.

Artigo | 2 de February

The government will meet with all parliamentary parties to discuss the State Budget draft for 2016. At the same time, meetings will be held in Brussels with the European Commission, which is threatening to reject the document.

Event | 2 de February

Intelectuais e artistas da resistência – Fernando Lopes Graça
Com a a apresentação do Prof. Mário Vieira de Carvalho e a atuação do Coro da Achada. Mais informações.
Lisboa, Auditório do Museu do Aljube, 18h.

Há 10 anos de Gisberta: Conversa sobre invisibilidade e transfobia
Ver evento de facebook.
Porto, Confraria Vermelha Livraria de Mulheres - Rua dos Bragas, 32, 19h.

SOS Racismo - 13º "MEET" - Racismo e Cultura
Ver evento de facebook.
Lisboa, Sede SOS Racismo - Rua Dom Luis de Noronha, nº17-1ºesq (na zona da Fundação Gulbenkian), 19h30.

Sessão de Cinema - "Mar Adentro"
Organizada pelos/as Jovens do Bloco. Ver evento de facebook.
Lisboa, Sede do Bloco (Rua de São Bento, 698), 21h.

Sessão pública "O que traz este orçamento - O que quer o Bloco?"
Com Catarina Martins, Joana Mortágua e Carlos Oliveira. Ver cartaz.
Pinhal Novo, Auditório dos Bombeiros Voluntários, 21h.

Projeção do filme "Dois dias e uma noite", de Jean-Pierre Dardenne, e debate
Com a deputada do Bloco de Esquerda Isabel Pires. Ver evento de facebook.
Viana do Castelo, sede do Bloco Esquerda Viana Castelo - Rua de Santo António n.º 100 – 1.º, 21h30.

Sessão Pública: O que traz este Orçamento? O que quer o Bloco?
Com José Soeiro. Ver cartaz.
Amarante, Café Bar São Gonçalo, 21h30.

Oficina Stencil
Dinamizada por Ricardo Lafuente. Ver evento de facebook.
Porto, Espaço Miguel Portas [Rua Álvares Cabral, 77. Porto], 21h30.

Apresentação do livro “A Engrenagem do Terror – De Bagdade a Paris”
Com Teresa Cravo (Investigadora do CES), Luís Catarino (Editora Deriva/Le Monde Diplomatique) e Jorge Martins (moderador). Iniciativa promovida pelo Coletivo de Solidariedade Internacionalista. Ver cartaz.
Coimbra, Galeria Santa Clara, 21h30.

50 anos "Cinco Minutos de Jazz"
Concerto com o saxofonista Steve Potts . Mais informações.
Lisboa, Hot Clube - Praça da Alegria 48, 22h30.

Vídeo Esquerda | 2 de February

Marisa Matias questionou esta terça-feira o comissário europeu Dombrovskis sobre a proteção fiscal que é dada às multinacionais, em detrimento das pequenas empresas e da generalidade dos cidadãos.

Artigo | 2 de February

A petrolífera britânica BP anunciou hoje que vai suprimir mais três mil postos de trabalho em todo o mundo nos próximos dois anos para enfrentar a queda do preço do petróleo.

Artigo | 2 de February

The President announced he would return the laws about abortion and adoption by gay couples to Parliament. All the left wing parties of the parliamentary majority announced they will schedule the discussion urgently, forcing the President to promulgate the laws, against his will, before his term ends.

Artigo | 2 de February

Entre 2010 e 2013 uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) inquiriu cerca de mil professores do ensino básico e secundário tendo concluído que 30% dos docentes estavam exaustos e sem sentimento de realização profissional.

Breves | 2 de February
A candidata do Partido Democrático, Hillary Clinton venceu Bernie Sanders por uma diferença de 0,3%. No seu discurso, Clinton agradeceu o apoio de Iowa, o pequeno estado onde teve início o processo das primárias para eleger os candidatos à presidência dos Estados Unidos nas eleições que se realizarão no próximo dia 8 de Novembro.
Artigo | 2 de February

A Folha de S.Paulo publicou uma elegante defesa do sionismo, assinada pelo jornalista Alon Feuerwerker e intitulada  "Quatro Premissas erradas sobre Israel". Por Breno Altman.

Artigo | 2 de February

Durante o governo do PSD-CDS, o Estado injectou no banco Efisa 90 milhões de euros e vendeu-o por 38,5 milhões à Pivot SGPS, uma sociedade de capitais portugueses e angolanos de que faz parte Miguel Relvas, ex-ministro de Passos Coelho.

Artigo | 2 de February

Em 2001, uma jovem conhecida como K.L. foi impedida de interromper a gravidez por um hospital peruano após ter sido descoberto, às 14 semanas de gestação, que o feto sofria de uma malformação fatal.

Artigo | 2 de February

The presidential election represented a defeat for the left, as Marcelo Rebelo de Sousa, TV’s most known commentator for the past ten years in the country, was elected President. The PS, divided in two faction candidates (pro-left and pro-right, that is, for and against the current PS Government, supported in Parliament by the left), summed up 27,8%. The PC’s backed candidate didn’t go beyond 3,95%, while the Left Bloc’s backed candidate, the MEP Marisa Matias, achieved a 10,1% result, coming up third and achieving it best presidential result ever. By João Camargo.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de February

Enquanto Crato se dedicava à pedagogia do “chumbo”, Tiago Brandão Rodrigues afirma que a “avaliação contínua (feita pelos professores em sala de aula) deve ser o instrumento mais importante das escolas...”