Artigos Opinião Esquerda | 29 de June

PSD e CDS-PP apresentam um projeto lei que prevê a aplicação do pagamento de taxas moderadoras na interrupção de gravidez, quando realizada por opção da mulher. Mais uma vez a ideologia conservadora prevalece sobre a realidade dos factos nas propostas do governo e da maioria.

Flickr Photoset | 29 de June
Artigo | 29 de June

Milhares de pessoas continuam a sair à rua na Europa para mostrar solidariedade com o povo grego, na semana em que este fará a sua escolha democrática sob a asfixia financeira do poder político europeu. Ver fotogaleria da concentração em Lisboa.

Artigo | 29 de June

Tribunal de Contas arrasa privatizações da REN e EDP, criticando, entre outras matérias, a subcontratação da Perella. A empresa, cofundada por Paulo Pereira, ex aluno e assistente de António Borges, ganhou mais de 10,3 milhões com o negócio. Catarina Martins lembra que empresas “foram vendidas ao desbarato e sem condições para garantir o interesse público”.

Artigo | 29 de June

Devemos ser claros: quase nenhum do enorme manancial de dinheiro emprestado à Grécia foi verdadeiramente para lá. Foi canalizado para pagar aos credores do setor privado – incluindo bancos alemães e franceses. O que a Grécia obteve foi uma ninharia, mas pagou um elevado preço para preservar os sistemas bancários desses países. Artigo de Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de June

É este o drama de todo o ensino ditado pelo exame final: confunde uniformização com aprendizagem, não valoriza o conhecimento, não integra, apenas pretende selecionar, criando frustrações em quem é vulnerável e inseguro.

Breves | 29 de June
“Se hoje não há acordo na Grécia, isso deve-se à irresponsabilidade dos governos e da Comissão Europeia, que consideram que podem empurrar um país para fora do euro para tornar a austeridade como única política na Europa”, avançou Catarina Martins esta segunda-feira. #change4all
Artigo | 29 de June

Leia aqui o resumo das propostas dos credores divulgadas pela Comissão Europeia este fim de semana. O eleitorado grego vota no domingo para decidir se o país vai ou não aceitá-las.

Breves | 29 de June
O secretário-geral do Podemos acusou o governo espanhol de apoiar uma “operação mafiosa de terrorismo financeiro” que FMI e Alemanha perpetraram contra a Grécia.
Artigo | 29 de June

Marinha israelita interceptou o Marianne, um dos barcos da III Flotilha da Liberdade, esta madrugada, quando tentava romper o bloqueio marítimo imposto por Israel há já oito anos à Faixa de Gaza.

Event | 29 de June

Manifestação de Apoio ao Povo Grego - OXI, OXI, OXI!
Ver evento no facebook.
Lisboa, Príncipe Real, 18h30.

Blogosfera | 29 de June

As elites políticas da Europa já não têm o direito de se esconder atrás dos seus eleitores e de fugirem a alternativas perante as quais nos coloca uma comunidade monetária politicamente inacabada. São os cidadãos, não os banqueiros, que devem ter a última palavra sobre questões que dizem respeito ao destino europeu. Texto publicado por Joana Lopes, no Observatório da Grécia, em 29/6/2015.

Breves | 29 de June
Cerca de 58 milhões de crianças estão fora da escola em todo o mundo e 100 milhões não conseguem completar o ensino primário.
Artigo | 29 de June

O Prémio Nobel da Economia manifesta o seu apoio ao governo grego e esclarece que votaria 'Não' no referendo de dia 5 de julho. Paul Krugman considera que os governos credores e as instituições europeias têm cometido “um ato de loucura monstruosa” ao empurrarem a Grécia até este ponto.

Artigo | 29 de June

Depois da recusa do Eurogrupo em prolongar o atual acordo até depois do referendo, a decisão do BCE de cortar o financiamento aos bancos gregos levou ao anúncio do encerramento dos bancos nos próximos dias e de limites aos levantamentos. Alexis Tsipras voltou a pedir aos chefes de governo da zona euro para deixarem de boicotar o processo democrático na Grécia.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de June

Era uma vez, duas vaquinhas – Cornélia e Mimosa – que passavam os dias a pastar, serenamente, num dos locais mais belos do mundo: as margens da Lagoa das Furnas.

Artigo | 29 de June

A natureza não decide onde a categoria "masculina" termina e a categoria "intersexo" começa ou onde a categoria "intersexo" termina e a categoria "feminina" começa. Os seres humanos é que decidem. Por Sociedade Intersexual Norte Americana.