Artigo | 30 de April

Sindicato do Comércio e Serviços (CESP) acusa cadeias de supermercados e hipermercados de quererem “empobrecer os trabalhadores” ao mesmo tempo que promovem campanhas de ofertas de produtos no Dia do Trabalhador, para o qual está agendada uma paralisação no setor.

Artigo | 29 de April

Investigação na Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais foi uma das 34 buscas em diversos pontos do país, envolvendo também o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e serviços do Ministério das Finanças, entre outros. Em causa estarão os indícios de corrupção ligados à emissão dos “vistos gold”.

Artigo | 28 de April

Os trabalhadores da STCP farão greve no dia 11 de maio, em defesa do caráter público da empresa e pela contratação de mais motoristas. Na mesma semana, os trabalhadores do Metro de Lisboa farão greve a 12 de maio, os da Carris a 14 e os trabalhadores da saúde a 15.

Artigo | 28 de April

A falta de limites, o privilégio outorgado à competição e aos lucros, acima da cooperação e dos bens públicos, bem como a capitulação dos governos frente ao poder do dinheiro, fizeram da plutocracia moderna uma realidade dominante que precisa ser revertida. Por Soren Ambrose

Artigo | 28 de April

Sob os olhares de outras nações, a Noruega tornar-se-á, a 11 de janeiro de 2017, o primeiro país do mundo a tirar do ar as rádios FM.

Artigo | 27 de April

Após uma prolongada luta, os trabalhadores da Efacec alcançaram uma importante vitória: um acordo sobre aumentos salariais, o cumprimento do contrato coletivo do setor e o reforço dos direitos sociais.

Artigo | 27 de April

Em Portugal, 118 mil pessoas controlam mais de 20% de toda a riqueza nacional. O trabalho não é a principal fonte de rendimento deste 1% de portugueses mais ricos, conclui estudo apresentado esta segunda-feira.

Artigo | 27 de April

São hoje mais de 82 mil os trabalhadores com licenciatura, mestrado ou doutoramento a receber salários tão diminutos. O número cresceu 50% com a chegada da troika, segundo revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Artigo | 27 de April

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) esta segunda-feira conclui que as mulheres portuguesas trabalham em média quatro vezes mais tempo por dia em trabalho doméstico e não remunerado do que os homens.

Artigo | 26 de April

Catarina Salgueiro Maia, que vive há quatro anos no Luxemburgo, considera que o “pai, lá em baixo, deve estar às voltinhas no caixão”. Chegou a trabalhar 17 horas por dia para receber menos que o salário mínimo.

Artigo | 26 de April

Os trabalhadores do Metro de Lisboa farão também greve de 24 horas a 12 de maio e os da Carris a 14 de maio. Os trabalhadores protestam contra a concessão a privados destas empresas de transportes.

Artigo | 26 de April

Protegida pela lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a família só precisou de entrar com pedido de mudança no cartório local; agora, Antonio, de um ano, tem três sobrenomes, de duas mães e um pai.

Artigo | 26 de April

Sindicatos da CGTP e da UGT convocam greve dos trabalhadores dos hipermercados e dos supermercados para o 1º de Maio. A abertura da grande distribuição no Dia do Trabalhador foi imposta pelos homens mais ricos do país, donos dos grupos Pingo Doce e Continente.

Artigo | 25 de April

A Webasto anunciou, nesta sexta-feira, que vai fazer um despedimento coletivo e encerrará definitivamente a empresa quando terminar a produção do Volkswagen Eos. A coordenadora das CT's do parque alertam que “o próximo ano advinha-se muito complicado para todo o parque industrial, Autoeuropa incluída”.

Artigo | 24 de April

“Severas restrições" orçamentais que têm impedido a contratação comprometem a preparação de profissionais e a qualidade do ensino, avança o Sindicato Nacional do Ensino Superior, lembrando que há "um elevado número de professores" que vai reformar-se até 2020.

Artigo | 24 de April

No dia em que se assinalam os três anos da sua morte, o Esquerda.net republica uma crónica de Miguel Portas de abril de 1999, retirada no livro E o resto é paisagem: A cada um a sua revolução. A minha iniciou-se ainda no tempo da outra senhora, uma expressão que caiu em desuso. E coincidiu com outra, obrigatória pela lei da vida, a da passagem à adolescência.

Artigo | 24 de April

O Bastonário da Ordem dos Médicos destacou “o défice crónico que se agravou nos últimos anos pela redução do número de camas" mas também pelas "consequências sociais da crise”. Segundo lembrou José Manuel Silva, em Portugal há 3,4 camas hospitalares por mil habitantes, enquanto a média da comunidade europeia é de 5,2 camas.

Artigo | 22 de April

Centenas de trabalhadores da Carris, Metro de Lisboa, Transtejo e Soflusa manifestaram-se esta quarta-feira em Lisboa.

Artigo | 21 de April

O Bloco de Esquerda pediu explicações ao Governo sobre a "prova de amamentação" ilegal que está a ser exigida às enfermeiras em dois hospitais públicos do Porto e no Centro Hospitalar no Algarve.

Artigo | 21 de April

Nesta quarta-feira, os trabalhadores da administração local manifestam-se por 35 horas e aumento de salários. Os trabalhadores de Carris, Metro, Transtejo e Soflusa marcham contra a privatização. Ambos os protestos têm lugar no centro de Lisboa e começam às 10.30 e 10 horas, respetivamente.